Tipos de dados que podem ser obtidos a partir de sua pesquisa de mercado

Tipos de dados são informações obtidas através de diversos meios. Para obteção de informação referente a um determinado assunto, produto ou serviço.

Desenvolver um questionário de pesquisa de negócios não é grande coisa, mas fazer um que extraia da maneira correta a informação que realmente viabilizem ao negócio melhorar suas práticas é algo que nem todas as pessoas conseguem fazer. Uma das coisas que ajudam a tornar uma pesquisa on-line mais eficaz é a compreensão dos diferentes tipos de dados solicitados dos entrevistados e as diferentes formas de medir suas respostas. Diferentes situações exigem o uso de diferentes tipos de dados. Lembre-se, você tem que projetar diferentes escalas para extrair esses diferentes tipos de dados.

A retroalimentação dos entrevistados pode ser classificada de duas formas básicas, em dados: não paramétricos e paramétricos.

Retroalimentação de Entrevistados

Dados não paramétricos de pesquisa de mercado

Dados que não se ajustam a nenhum critério e que não pode ser divididos são chamados de dados não paramétricos. Em geral, os histogramas são usados para analisar os dados não paramétricos. Existem dois tipos básicos de dados não paramétricos.

Dados nominais

Os dados nominais referem-se a dados alfabéticos ou numéricos que são usados para designar pessoas ou objetos com fins simbólicos e que não possuem valor matemático.

Por exemplo, um questionário pode solicitar aos entrevistados que informem a marca de sabão quem estão usando. Os dados numéricos também podem ser incluídos na categoria de dados nominais. Como os números escritos nas costas dos uniformes dos atletas.

Dados Nominais

Dados ordinais

Os dados ordinais se referem a dados numéricos que indicam somente a classificação relativa de elementos diferentes. Sem representar a intensidade do valor matemático ou a distância entre os valores. Por exemplo, para as pessoas que respondam a uma pesquisa on-line pode ser pedido que classifiquem diferentes marcas de sabão. Portanto, a classificação de diferentes marcas de sabão informará aos pesquisadores a preferência referente aos entrevistados, mas não informará sobre a intensidade da diferença da preferência de uma marca de sabão para outra.

Dados paramétricos de pesquisa de mercado

Os dados numéricos que podem ser ajustados a critérios previamente definidos são conhecidos como dados paramétricos. Eles podem ser usados para analisar a diferença entre as distintas respostas e também, às vezes podem ser divididos. Existem dois tipos básicos de dados paramétricos: intervalo e proporção.

Dados de intervalo

A coleta de dados internos é realizada em uma escala na qual todos os pontos são equidistantes do próximo a eles. As escalas de medição de dados de intervalo não possuem zero devido à natureza do que é medido. Por exemplo, é pedido aos entrevistados que qualifiquem sua felicidade em uma escala de 1 a 10. Os dados de intervalo não podem ser divididos devido à natureza não absoluta dos mesmos.

Dados de proporção

Os dados de proporção são a forma mais absoluta de dados numéricos coletados dos entrevistados. Podem ser divididos e alterados de várias maneiras para obter mais significados. Todos os valores matemáticos absolutos podem ser chamados de dados de proporção como a renda, idade, vendas, quota de mercado, etc.

Embora os dados de proporção possam parecer ser a forma mais útil de dados e os pesquisadores possam se sentir tentados a pedir aos seus entrevistados que respondam perguntas na forma de proporção, talvez não seja praticamente viável fazê-lo ou não seja o melhor tipo de dados a serem utilizados, devido ao objetivo da pesquisa que é realizada. Um questionário eficaz de pesquisa on-line contém perguntas que possam extrair dos tipos de dados que você tem em mãos, uma melhor compreensão das mentes dos entrevistados.

Dados de Proporção

A plataforma de pesquisa pela Internet QuestionPro e Survey Analytics  lhe permite coletar todos estes tipos de dados. O truque é saber qual tipo escolher para obter a melhor informação que possa ser utilizada como objetivo de tomar decisões.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.