Dados ordinais: saiba como usá-los de forma eficaz

Dados ordinais são um tipo estatístico de dados quantitativos nos quais existem variáveis em categorias ordenadas que ocorrem naturalmente. A distância entre duas categorias não é estabelecida usando dados ordinais.

Nas estatísticas, um grupo de números ordinais é representado usando uma escala ordinal. A principal diferença entre os dados nominais e ordinais é que os ordinais têm uma ordem de categorias, enquanto os nominais não.

A escala Likert é um exemplo popular. Para uma pergunta como: “Por favor, expresse a importância do preço na compra de um produto”; uma escala Likert terá as seguintes opções que são codificadas para 1,2,3,4 e 5 (números). 1 é menor que 2, que é menor que 3, que é menor que 4, que por sua vez é menor que 5.

Muito importante Importante Neutral Irrelevante Muito irrelevante
1 2 3 4 5

Portanto, dados ordinais são um conjunto de variáveis ordinais, ou seja, se houver variáveis em uma ordem específica – “baixa, média, alta”, elas podem ser representadas como dados ordinais.

Existem dois fatores importantes a considerar:

  • Existem vários termos que representam “ordem” como “Alto, Maior, Máximo” ou “Satisfeito, Insatisfeito, Extremamente Insatisfeito”.
  • A diferença entre as variáveis ​​não é uniforme.

Leia também: Tipos de dados que podem ser obtidos a partir de sua pesquisa de mercado

Análise dos dados ordinais

Métodos simples para a análise: Os dados ordinais são apresentados em um formato tabular que facilita a análise ao pesquisador. Os gráficos lado a lado também são usados para estabelecer a relação entre dados nominais e ordinais.

Leia também: O que é a escala Likert e como utilizá-la ?

Teste U de Mann-Whitney: Para comparar dois grupos de dados ordinais, o teste U de Mann-Whitney deve ser usado. Esse teste permite que um investigador conclua que uma variável de uma amostra é maior ou menor que outra variável selecionada aleatoriamente de outra amostra.

Teste de Kruskal-Wallis: Para comparar mais de dois grupos ordinais, o teste de Kruskal-Wallis deve ser usado. Nesse teste, não é assumido que os dados provêm de uma fonte específica. Se conclui se a média de dois ou mais grupos é variada. Isso mostrará a diferença entre mais de dois grupos de dados ordinais.

Confira o seguinte artigo: Vantagens da pesquisa de dados móveis

Exemplos de dados ordinais

Em uma escola com 3000 alunos, existem várias categorias: primeiro, segundo, terceiro e quarto ano. Após o início do termo, esta é a contagem de cada categoria:
1000 – Novatos
800 – Aluno do segundo ano
750 – Junior
450 – Maiores

Saiba também: Qualidade de dados 5 dicas para melhorá-lo

Uma organização realiza uma pesquisa trimestral de satisfação dos funcionários que destaca a seguinte pergunta: “Você está feliz com seu gerente e seus colegas?”

  • Extremamente feliz – 1
  • Feliz – 2
  • Neutro – 3
  • Infeliz – 4
  • Extremamente infeliz – 5

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Também recomendamos:

3 dicas para o sucesso da comunidade online

Pergunta da escala likert – conheça as vantagens de utilizá-la