Vai empreender? Saiba como desenvolver seu espírito empreendedor.

Quem nunca pensou em empreender e ter seu próprio negócio em algum momento da vida, não é mesmo? Sabemos que há diversos benefícios em empreender, mas na mesma medida, são muitas as responsabilidades e os desafios.

Disciplina, criatividade, visão, investimento, são características importantes para empreender com sucesso, mas é possível “aprender” essas características, ou é algo que já nasce com algumas pessoas?

Continue lendo este artigo e saiba se você possui características para empreender com sucesso e como desenvolver as que você ainda não possui.

Características necessárias em um bom empreendedor

  • Disciplina – Pensar que sendo empresário só há necessidade de trabalhar quando quiser é um equívoco enorme. Ter disciplina é essencial para qualquer tipo de trabalho. Você como líder precisa mostrar responsabilidade e comprometimento com sua própria empresa, caso contrário seus funcionários também não o fará. 
  • Liderança – Liderar é uma das ações mais difíceis em um empreendimento. Manter a equipe motivada e apaixonada pelo trabalho é uma tarefa que exige sabedoria, conhecimento e ouvir sempre o feedback das pessoas que trabalham com você. 

Ter poder é diferente de liderar, reconheça seus funcionários como companheiros e não como subordinados, crie estratégias para que possam sempre se expressarem, incentive-os e compartilhe seus conhecimentos para que se inspirem e respeitem você como líder.

Motivação de funcionários: como manter uma equipe apaixonada sem ter que aumentar o salário.

  • Flexibilidade – Esta característica é importante tanto para empreender quanto para ser um líder. Ser flexível pode te ajudar a manter sua equipe motivada e proporcionar uma força de trabalho mais efetiva, assim como pode te ajudar e fechar uma venda e ter uma boa imagem com os clientes. 

Porém é importante saber dosar, ser inflexível não é ter falta de controle ou falta de regras, às vezes é necessário se manter firme e as vezes é interessante abrir exceções. Você deve saber analisar as situações.

As 8 habilidades de liderança mais importantes para um gerente.

  • Visão – Ter visão vai além de ter um olhar superficial do que poderia dar certo ou não, ter visão é ter um olhar crítico e inovador. 

Veja e analise conteúdos diversos, absorva as informações que estão ao seu redor. Mesmo que aparentemente não tenha a ver com seu negócio, sempre podemos encontrar algo interessante em uma coisa que parecia insignificante. 

Ouça ideias de seus funcionários e clientes, eles conhecem seu produto e te proporcionarão uma visão diferente da sua.

  • Planejamento – Um dos pilares de qualquer empreendimento é o planejamento. Quando você abre uma empresa você já deve ter planejado, como ela estará daqui a 5 anos, o que pode ou não concretizar, mas ter uma meta definida é necessário, para pelo menos ter o que alcançar. 

Realize pesquisas de mercado para saber a situação atual e previsões do mundo empresarial.

Faça uma análise SWOT para saber as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Esteja sempre um passo à frente prevenindo possíveis crises e se adiantando a possíveis oportunidades.

  • Capacidade de inovar – O mundo está em constante mudança e se adaptar à elas em tempo real é necessário para sobreviver e principalmente se destacar.

Manter-se tradicional com costumes e estratégias é considerado uma falência consciente e ninguém está mais disposto a fazer isto hoje em dia. 

Inove-se sempre, busque se acercar de seu público e das coisas que os interessam. 

Realize pesquisas com seus consumidores, sobre suas necessidades e desejos atuais, se interesse pela vida deles e pelo que fazem e gostam.

  • Resiliência – É importante saber sair de situações críticas analisando de forma tranquila e estratégica. 

Muitas empresas na primeira crise ou barreira já declaram falência mesmo tendo capacidade de se renovar. Tenha consciência de que, por melhor que seja a empresa é normal que tenha momentos difíceis diante ao mercado ou algum acontecimento. 

Diante dessas situações renove, se reinvente e siga em frente.

  • Capacidade de aprendizagem – Uma pessoas sábia sabe que o conhecimento e a sabedoria pode surgir de qualquer coisa. Você pode absorver conhecimento de qualquer situação ou pessoa porque é uma capacidade de aprender que está em você.

Acerque-se de pessoas jovens e de idosos também, converse com mães e com crianças, leia, assista, escute, esteja nas redes sociais, consuma conteúdos que podem agregar informações positivas ao seu negócio e a você como líder.

  • Controle financeiro – Se você não é uma pessoa controlada financeiramente, a primeira coisa que você deve fazer é um curso de educação financeira. 

Parece impressionante a quantidade de pessoas que até hoje abrem empresas sem nenhum tipo de planejamento e acabam falindo por não conseguirem se manter, mesmo o negócio dando certo. 

A conta da sua empresa é da sua empresa, o dinheiro é da organização e você deve saber administrar esta questão. Esteja consciente de que uma empresa pode demorar anos para realmente gerar lucro e você deve estar preparado e saber administrar bem, caso contrário dificilmente conseguirá sobreviver para ter o retorno desejado.

Como adquirir características empreendedoras

  • Contrate uma organização que te ensine a empreender – Há empresas que podem te ajudar a criar o projeto de sua empresa. O Sebrae, por exemplo tem foco em formar empreendedores de sucesso e tem excelência no desenvolvimento de pequenos negócios. 
  • Cursos nas áreas de interesse – O próprio Sebrae também gera conteúdo, cursos, treinamentos e acompanhamento de projeto com formação nas áreas de gestão financeira, gestão de equipe, posicionamento de mercado, legalização da empresa, etc.
  • Estude – Absorva muito conteúdo e informações do mercado, do público, da concorrência. Assista palestras e conteúdos de empreendedores de sucesso e anote tudo o que achar crucial. Tente desenvolver as características destes empresários e simular como você agiria diante de situações semelhantes pelas quais eles passaram.
  • Leia blogs informativos – O blog da QuestionPro Brasil te mantém informado sobre o mercado, atualidades, tecnologia, gestão e diversos temas relacionados ao empreendedorismo. Aqui você vai ter conteúdo diário que te dará uma formação completa e profissional na área de pesquisas.
  • Faça pesquisas e obtenha feedbacks – A única forma de você obter um feedback positivo e sincero de seu público é fazendo pesquisas. Assim você irá saber o que desejam, o que necessitam e o que pensam de seu empreendimento.
  • Ouça sua equipe e seu público  – Busque sempre manter uma ótima comunicação com sua equipe e entenda o sentimento de seus funcionários em relação à sua empresa, assim eles te darão feedbacks sinceros que te ajudarão a ter idéias inovadoras e um olhar inteligente sobre as coisas.

Mantenha-se sempre em comunicação com seu público também. Seu público é uma rica fonte de informação, eles estão atualizados com as novidades do mercado e podem dar feedbacks e fazer comparações com a concorrência, assim você obtém ideias e sugestões para superar a concorrência e conquista o mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram.