Bom atendimento ao cliente – obtenha através dos processos corretos

Você tem funcionários proativos? Sem dúvida, esses tipos de trabalhadores trazem grandes benefícios para qualquer empresa, porque eles sempre tentam ir além do planejado. Esses tipos de funcionários também se tornam referências para nossos clientes, por isso devem ser recompensados por seu esforço e dedicação; por um bom atendimento ao cliente e por serem também embaixadores de nossa marca, não apenas externamente, mas também dentro da empresa. 

Esses funcionários não devem ser precisamente da área de vendas ou estar em contato direto com o cliente, mas, sem dúvida, qualquer que seja sua área, atividade e grau de comprometimento, tem um impacto significativo em todo o processo para obter uma verdadeira experiência do cliente. 

Encontre um bom atendimento ao cliente começando de dentro

Muitas vezes, quem mostra seu rosto durante todo o processo é a área de atendimento ao cliente; e são eles que precisam ligar para garantir que seus parceiros prestem um bom atendimento ao cliente.

O ideal seria ter um processo de atendimento ao cliente em que as coisas fossem bem executadas bem desde a primeira vez, e não ter que supervisionar colegas ou criar uma cadeia de processos que causasse apenas mais irritação ao cliente e aos colegas de trabalho.

E é exatamente esse um dos fatores que faz com que os funcionários se sintam bem, estabelecendo processos em que todos sabem exatamente o que precisam fazer e trabalham para obter um bom atendimento ao cliente. Os funcionários que se distinguem como embaixadores da marca valorizam o trabalho em uma empresa que se destaca nesta área. Por exemplo, por ter um serviço ao cliente que realiza seu trabalho e mantém os clientes sempre felizes.

Leia também: Estratégia de atendimento ao cliente: 5 passos para criar uma eficaz

Autonomia no processo

E diz-se que, como seres humanos, sempre buscamos autonomia. Isso também se aplica à área de trabalho. Onde, se não houver processos estruturados, os trabalhadores não sabem para onde ir. Eles não têm um objetivo estabelecido, por isso não são utilizadas suas habilidades profissionais. Resultando em desmoralização e apatia dos funcionários. E, consequentemente, menor produtividade e infinitos fatores que influenciam a não prestação de um bom serviço ao cliente.

Se houver processos adequados, que não apenas beneficie os clientes, mas também os funcionários; que executam seu trabalho com mais eficiência, com melhores resultados em menos tempo. Que os funcionários possam implementar algumas outras ideias que você tenha em mente; faz com que os funcionários se sintam valorizados, ouvidos e felizes por serem levados em consideração. Isso leva a um bom atendimento ao cliente.

Veja também: Tipos de atendimento ao cliente: qual o melhor para você?

Novas tecnologias

Se as novas tecnologias são usadas ou processos apropriados são estabelecidos, sempre devem ser feitos levando em consideração a opinião dos funcionários. No final, são eles que executam ou fazem uso dessas novas ferramentas. Seu feedback é vital para tomar qualquer decisão, conhecer as opções de melhoria que temos disponíveis. E, é claro, também o que não funciona. Não esqueça que o principal objetivo é estabelecer processos de trabalho que levem nossos funcionários a fornecer um bom serviço ao cliente; e melhorar sua experiência antes, durante e após a compra.

Leia: O impacto do uso da internet no atendimento ao cliente

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Também recomendamos:

Não ofereça um mau atendimento ao cliente

Guia para atendimento ao cliente em pequenas empresas

Conheça a importância do atendimento ao cliente na sua empresa