Quais são as consequências de um cliente insatisfeito?

Você sabia que as empresas nos Estados Unidos perdem cerca de US $ 83 bilhões por ano devido a clientes insatisfeitos? O que você acha que esse número indica? Quais são as consequências de um cliente insatisfeito? Bem, a resposta é muito simples: sua receita de negócios está em risco.

A lealdade é um resultado direto da satisfação do cliente. Um cliente fiel é um cliente que retorna. De fato, muitos estudos mostram que há a possibilidade de um cliente fiel apoiar seus produtos ou serviços e até mesmo recomendá-los a seus amigos, colegas e familiares. 

Perda de renda, uma das consequências de um cliente insatisfeito

A satisfação do cliente é o indicador direto do crescimento da receita de qualquer organização ou negócio. E os métodos de pesquisa de mercado recomendados, para ajudar você a entender o grau de satisfação de seus clientes, e suas chances de recomendar sua empresa são o Net Promoter Score e a Customer Effort Score.

Abaixo, listarei três fatores que ajudarão você a melhorar a satisfação do cliente e reduzir o risco de sua renda:

1. Funcionários responsáveis

A falta de satisfação do cliente vem quando sentem que o processo que eles têm com a marca ou empresa é prejudicada. Um fator muito importante que contribui para isso é a participação icorreta dos funcionários.

Leia também: Dicas sobre como fidelizar clientes

Para melhorar a satisfação do cliente, o ideal é garantir que o processo do cliente seja fluído com a sua marca do início até o fim, para garantir uma boa experiência e induzir a fidelidade dos clientes à marca.

Eu convido você a ler: Conselhos para pesquisa – conceitos e práticas

Você deve garantir que seus funcionários estejam preparados para realizar qualquer processo. Por exemplo, não estaria bem que um  cliente realize uma chamada para registrar uma reclamação e em sua próxima chamada, tentando verificar o status do pedido, o novo atendente não saiba nada sobre o ocorrido. Certifique-se de todos os seus funcionários sejam responsáveis! Lembre-se que as consequências de um cliente insatisfeito pode trazer sérios problemas para o seu negócio.

Saiba mais: Retenção de clientes – passos a seguir para sucesso com o cliente

2.- Identifique a causa do problema

Os clientes de todo o mundo reclamam e, se não estiverem satisfeitos, têm todo o direito de expressar suas reclamações, pois pagaram por um produto ou serviço. As queixas dos clientes podem ser caras, mas também valiosas; uma vez que comentários negativos são informações muito importantes para as empresas. É por isso que identificar apenas o problema não é suficiente, é necessário resolver.

Saiba mais sobre fidelização de clientes

Chegar a causa raiz do problema torna-se cada vez mais importante. A resolução oportuna de problemas aumenta a satisfação do cliente e, como consequência, diminui a ameaça de perdê-los. Todos sabemos que reter um cliente custa muito menos do que ganhar um novo grupo de clientes.

3.- Concentre-se em suas métricas para evitar cliente insatisfeito

Para qualquer empresa ter um crescimento de renda considerável, deve primeiro compreender se seus clientes estão satisfeitos ou não. Por isso, as empresas precisam primeiro ter suas próprias métricas de satisfação do cliente e se concentrarem em KPIs e manter o foco nelas.

Leia também: Análise de comportamento do usuário na web: saiba como realizar

A implementação de pesquisas de satisfação do cliente cuidadosamente projetadas é a chave para coletar dados valiosos que o ajudarão no processo de tomada de decisão. Lembre-se de que as consequências de um cliente insatisfeito podem ser sérias.

Na QuestionPro, temos as ferramentas necessárias para ajudá-lo a coletar informações de seus clientes. Consulte nossos consultores on-line ou crie sua conta gratuita para começar a explorar nossa plataforma.

Também recomendamos: Case de sucesso com a QuestionPro na modelagem de negócio

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.