
A cultura da marca pode ser definida como o DNA e os valores que regem cada experiência com a marca — como ela se expressa e interage com clientes e funcionários.
A cultura de uma marca traz diversas vantagens e permite que ela redefina o relacionamento com os consumidores, especialmente no que diz respeito à crescente assunção de poder por parte destes.
Vamos entender melhor esse conceito interessante, que é parte fundamental da sua estratégia de marca.
O que é cultura de marca?
Trata-se da cultura formulada e definida pela empresa, na qual os funcionários vivenciam os valores essenciais da marca para resolver problemas dos clientes, tomar decisões estratégicas e proporcionar uma experiência de alta qualidade, sempre priorizando a marca.
O conteúdo da marca é apenas um dos muitos canais de comunicação, que inclui todas as outras formas pelas quais a marca expressa sua presença: logotipo, nome, produtos, anúncios, pontos de venda, edifícios, funcionários, história, fundador, gestos, práticas, ideologias etc.
Benefícios da cultura da marca
Uma empresa com uma cultura de marca forte tem funcionários emocional e estrategicamente comprometidos com todas as operações do negócio, pois são constantemente motivados e reconhecidos por seus esforços.
A empresa que promove uma cultura de marca saudável é capaz de manter e cumprir sua promessa de marca.
Esse equilíbrio e saúde organizacional tornam-se visíveis tanto para o mercado quanto para os clientes, já que todas as expressões da marca — desde o atendimento ao cliente até a qualidade dos produtos e serviços oferecidos — refletem esses valores, atraindo novos consumidores do público-alvo.
Ter uma boa cultura também contribui para a retenção de clientes fiéis, que se sentem satisfeitos com os produtos e serviços e conseguem conectar seus próprios valores aos valores essenciais da marca.
Um dos principais benefícios de manter uma cultura de marca saudável é o alcance consistente do objetivo de aumentar as vendas.
Como construir uma cultura de marca?
Agora compartilhamos com você seis maneiras de construir uma boa cultura de marca:
1) Defina a cultura da sua marca
O primeiro passo para construir e cultivar uma boa cultura é definir seus valores essenciais, pontos fortes, diferenciais competitivos, declarações de visão e missão, além dos fundamentos do negócio. Todos esses elementos ajudam a liderança e os promotores da empresa a consolidar a cultura e orientar as estratégias.
2) Promova e apoie a cultura
Uma vez definida, a cultura precisa ser vivida. O processo começa com a adesão da alta liderança, o que gera um efeito cascata por toda a hierarquia da empresa.
Os valores e mensagens essenciais — parte fundamental da cultura — devem ser comunicados e reforçados de forma positiva no mercado e na mente dos consumidores, por meio de diferentes ações de marketing e promoção.
3) Contrate funcionários alinhados com os valores da marca
A gestão e o setor de Recursos Humanos devem contratar profissionais cujos objetivos e valores estejam alinhados com os da marca. Isso contribui para manter a cultura organizacional e alcançar as metas desejadas com consistência.
4) Reconheça e recompense
A regra de ouro do marketing e do branding é: os colaboradores são os primeiros embaixadores da marca. Se estiverem felizes e satisfeitos com o ambiente de trabalho, naturalmente promoverão a empresa em seus círculos sociais, fortalecendo o valor da marca.
Por isso, é essencial reconhecer e recompensar as conquistas dos funcionários para mantê-los engajados e motivados.
5) Trabalhe os elementos da marca
Outro passo importante na construção da cultura de marca é cuidar dos elementos visuais e comunicacionais — como logotipo, slogan e tom de voz.
Diretrizes corporativas e de marca devem ser formuladas e documentadas para orientar as equipes de marketing, branding, agências de design e demais parceiros em todas as ações de comunicação e promoção.
6) Mantenha a promessa da marca
É essencial que a marca mantenha o foco e cumpra aquilo que promete. Isso não apenas contribui para a construção de uma cultura positiva, como também fortalece a fidelidade dos clientes e atrai novos consumidores.
Conclusão
A cultura de marca que você constrói deve se refletir diretamente nos produtos ou serviços oferecidos e na forma como sua empresa se relaciona com os clientes. Cada elemento precisa estar alinhado, tanto estratégica quanto criativamente, para gerar o máximo impacto.
Quando você estabelece uma cultura clara e contrata pessoas que a representam e a impulsionam, sua empresa aumenta significativamente as chances de crescimento contínuo.
Ferramentas como a QuestionPro permitem realizar pesquisas de marca que revelam o que seus clientes e colaboradores realmente pensam sobre sua marca, além de identificar pontos de melhoria.
Crie sua conta gratuita e comece a coletar os insights que sua marca precisa.