Vender mais aos clientes atuais. Confira algumas dicas!

Uma das melhores e mais fáceis maneiras de aumentar sua renda e lucratividade é vender mais aos clientes atuais. Muitos deles apenas sabem apenas sobre os produtos que já compraram. Por isso, você necessita informá-los sobre os outros produtos e serviços que sua empresa oferece para fazer gerar mais negócios e, portanto, mais renda.

Trata-se de entender a relevância do cross-selling e do up-selling. Observe o que seus clientes compraram anteriormente e ofereça-lhes outros serviços e benefícios que possam ser úteis para eles. Eles verão isso como um bom serviço, em vez de um incômodo. Saiba mais em: Características que um líder de vendas digital deve ter

Como vender mais aos clientes atuais?

  • Quando possível, concentre-se na venda cruzada e no aumento de vendas.
  • Ofereça upgrades, ofertas especiais e presentes (como por exemplo 3 por 2). Esta é uma excelente maneira de convencer os clientes a comprarem e gastarem um pouco mais.
  • Vender mais aos clientes atuais é diferente de vender para novos clientes no que se refere a abordagem. Com os clientes existentes, você não precisa estabelecer sua reputação, divulgar seus benefícios ou a qualidade de seus produtos ou serviços. O cliente já está convencido. O fato de você estar contando a eles sobre outros produtos ou serviços que são úteis mostra que você entende as necessidades deles e que se importa com a satisfação de cada um. Sem dúvida, esse é um ponto que ajudará você a vender mais aos clientes atuais. Veja também: Resumo executivo? Saiba como escrevê-lo.
  • Sua abordagem de venda deve refletir o bom relacionamento que vocês já possuem. Ouça seus clientes e permita que eles forneçam comentários antes de você fazer uma proposta de vendas. Deste modo, ao oferecer aos seus clientes algo que seja apropriado, eles apreciarão a oferta. Como saber o que seus clientes querem? Faça pesquisas de mercado, conheça as necessidades do seu público.
  • Não suponha que seus clientes conhecem seus produtos tão bem quanto você. A maioria das pessoas está focada em uma característica quando faz uma compra. Você já escutou de algum cliente “eu não sabia que você fazia isso / vendia”? Os clientes geralmente não sabem tudo que uma empresa tem para oferecer.
  • Aproveite cada ponto de contato para mostrar aos seus clientes o que você pode oferecer como parte de seu atendimento ao cliente. Você também pode enviar notícias e e-mails informando sobre seus novos produtos e ofertas especiais. Após uma venda, uma visita de cortesia é uma boa oportunidade para oferecer outros benefícios e serviços. Você também pode enviar lembretes caso eles tenham um check-up ou serviço agendado. E, quando você enviar um produto para um cliente, inclua um panfleto no qual você menciona suas ofertas e o resto de seus produtos ou serviços. Veja também: 5 maneiras de usar a ferramenta NPS para impulsionar seu negócio

Cross-sell para vender mais aos clientes

A cross-sell é uma técnica de vendas que funciona, por exemplo, quando você compra uma escova de dente, e próxima a ela, você encontrará enxaguatório bucal, fio dental e creme dental. Em sites como o Amazon, por exemplo, você encontrará recomendações relacionadas ao que você comprou. Leia também: Importância do feedback do cliente

Maximize o potencial de vendas cruzadas posicionando produtos relacionados no seu site ou em seu catálogo de produtos. Mostre a seus compradores a variedade de produtos e serviços que sua empresa oferece. Ao mesmo tempo, garanta que seus funcionários sejam treinados com técnicas de vendas cruzadas e ofereça a seus clientes produtos e serviços relevantes.

Os incentivos podem ser a melhor maneira de obter essas vendas extras e é muito eficaz combiná-los com produtos relacionados e compartilhá-los em um pacote especial. Se o seu negócio é dedicado à limpeza de tapetes, não se esqueça de mencionar que também limpa cortinas. Você pode utilizar a promoção para obter uma venda, as recomendações de especialistas ou outros clientes podem convencer seus consumidores a colocarem mais produtos em seus carrinhos.

Up-sell para maiores lucros

Fazer com que os clientes comprem um produto mais caro pode ser difícil. No entanto, incentivar seus clientes a pagarem um pouco mais pode aumentar significativamente suas vendas.

Existem duas maneiras principais de aplicar o up-sell. O primeiro método envolve uma compreensão completa dos requisitos e necessidades de seus clientes. O segundo é baseado em incentivos e recompensas para gastar mais. Se você puder combinar os dois, terá uma boa chance de aplicar o aumento de vendas com sucesso. Também recomendamos a leitura de: Vendas nas redes sociais

Podemos dar como exemplo uma estratégia de vendas de carros. Um cliente entra na agência e tem certeza qual modelo vai comprar. O vendedor faz algumas perguntas ao cliente para saber mais sobre as necessidades e os requisitos. Em seguida, o vendedor mostra ao cliente o modelo original e um modelo mais caro que oferece absolutamente tudo o que o cliente deseja. O cliente gosta mais do carro mais caro, mas ele está preocupado com o preço. O vendedor oferece um desconto e o negócio é fechado.

Como você pode ver, existem vários fatores que você deve levar em conta para vender mais para os clientes atuais, é apenas uma questão de você decidir implementar uma dessas estratégias e obter os lucros desejados. Saiba mais em: Características que um líder de vendas digital deve ter

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.