Fazer um focus group – siga as etapas e crie o seu

Focus group é um método de pesquisa que utiliza um grupo de individuos fiéis e comprometidos com a sua marca, produto ou serviço; para avaliação, mensuração e testes. Com o focus group é possível aprofundar-se nas discussões e no propósito de identificar os pontos forte e fracos que devem ser trabalhos.

Recomenda-se que um focus group tenha de 6 a 10 pessoas (alguns especialistas aconselham que não sejam mais de 8), é importante que o grupo inclua clientes atuais e não clientes.

Nessas reuniões ocorrem a discussão de questões importantes para encontrar soluções adequadas. 

Passos para fazer um focus group

fazer um focus group

Siga os seguintes passos para fazer um focus group:

Focus group etapa 1:

Defina o objetivo do focus group e escreva a declaração do problema. Seja sobre o desenvolvimento de um produto, a introdução de um novo produto ou alterações em um projeto.

Focus group etapa 2:

Faça uma lista das perguntas que você fará e verifique se estão focadas em seu objetivo. Priorize suas perguntas, comece com as mais importantes.

Focus group etapa 3:

Normalmente, as sessões dos focus group duram uma ou duas horas. Programe a data, a hora de início e término da sessão.

Focus group etapa 4:

Encontre e reserve uma sala de conferência, escreva os nomes dos membros no local em que se sentam e ofereça-lhes bebidas. (Que devem depender da hora do dia).

Focus group etapa 5:

Crie um folheto que inclua uma nota de boas-vindas, os objetivos do focus group e as regras gerais da reunião.

Leia também: Pesquisa de mercado qualitativa para expandir seus negócios

Recrute participantes para fazer um focus group

Quando se fala em fazer um focus group, a seleção dos participantes é um ponto importante. Você precisa ser extremamente cuidadoso ao recrutar os membros que farão parte do seu focus group. Lembre-se de selecionar membros que sejam participativos e que tenham conhecimento do tópico que será discutido.

À propósito, existem algumas empresas dedicadas à pesquisa que podem ajudá-lo a criar um grupo com as pessoas certas do seu banco de dados.

Focus group – entenda do que se trata e como conduzi-lo

Atribua um moderador

  • Você pode assumir o papel de moderador?
  • Você é a pessoa certa para controlar e orientar o grupo durante a sessão?

Se você acha que pode gerenciar o grupo com confiança e segurança, não terá que se preocupar em contratar um moderador. Por outro lado, se você acha que não pode fazê-lo, contrate a pessoa certa para fazer o trabalho como moderador. E, se o grupo é muito dominante, recomenda-se contratar um facilitador profissional para orientar a reunião.

O que esperar de um focus group?

Se você for o moderador, execute as tarefas consideradas necessárias antes da reunião. Desenvolva táticas e habilidades de negociação para realizar a discussão mantendo um fluxo de conversação contínua e agradável. Por exemplo:

  • Garanta que todos os membros do focus group participem.

  • Se uma pessoa é dominante, evite fazer contato visual com ela.

  • Se alguém não participar, mostre seu apoio com um gesto ou algumas palavras. Tente fazer contato visual com essas pessoas e faça com que elas se sintam confiantes para que possam dar sua opinião.

  • Vários especialistas aconselham que o moderador não seja uma pessoa relacionada à empresa, pois talvez os membros se sintam desconfortáveis ​​ao dar suas opiniões e ideias verdadeiras.

Veja também: Pesquisador de mercado e suas 4 principais qualidades

Grave a reunião

Existe a necessidade de registrar tudo o que é discutido na sessão. Você pode considerar gravar a sessão por meio de áudio ou vídeo. Certifique-se de que os participantes saibam que tudo está sendo gravado. Algo também importante é ter uma pessoa encarregada de tomar notas sobre os pontos importantes que são discutidos na sessão. As pessoas encarregadas desse tema, devem ser capazes de capturar tudo o que acontece rapidamente.

Desenvolva um guia de discussão

Igualmente, antes da sessão, desenvolva um guia que mencione o cronograma, as principais perguntas e o que se espera dos participantes, como você planeja registrar o que acontece e como os resultados serão compartilhados. Os guias devem ser entregues aos participantes para que eles saibam como é importante cumprir os cronogramas.

Do mesmo modo, você também pode dar a cada membro uma folha na qual eles podem escrever um feedback sobre a sessão; para obter resultados quantitativos.

Gerencie a sessão

Além disso, depois de planejar as etapas para criar um focus group, o momento para executá-lo começa. Certifique-se de ter tudo o que você planejou pronto. Verifique a sala de conferências antes de começar a sessão para garantir que tudo esteja bem. Verifique se todos os participantes estão na sala antes de começar.

No final da sessão, resuma as principais informações que você recebeu e as perguntas que você discutiu na sessão. Não esqueça de que é muito importante estabelecer as regras e certificar-se de que todos (inclusive você) as cumpram.

Apresente o relatório depois de fazer um focus group

Quando for apresentar, você terá dois tipos de dados; as respostas qualitativas às perguntas que você discutiu no focus group e as respostas quantitativas ao formato de feedback. Analise os resultados usando a metodologia correta e depois pense nas soluções para os problemas encontrados.

Se você tiver um moderador profissional para participar da sessão, ele poderá ajudá-lo a analisar os resultados. Depois de obter os resultados, faça um relatório e apresente a seus superiores para aprová-lo.

Eu recomendo que você leia: Como criar um plano para fazer pesquisa de mercado online

Faça um plano de ação para fazer um focus group

Por fim, uma vez que seus superiores aprovarem o relatório, execute as alterações e certifique-se de monitorar a implementação. Provavelmente para a implementação será necessário trabalhar com alguns dos seus colegas em toda a organização. Compartilhe seus resultados e o status dos processos de execução com as pessoas que participaram do focus group.

Não esqueça de aplicar suas habilidades de gerenciamento para tornar seu grupo de foco bem-sucedido.

Por fim, convido-os a ler:

Técnicas qualitativas de pesquisa de mercado

Benefícios de usar nossa plataforma QuestionPro CX

Pesquisas de opinião, o que são e quando usá-las

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram.