Pesquisa de mercado qualitativa para expandir seus negócios

Por que pedimos opiniões? Fazemos isso porque a opinião das pessoas importa no momento em toma-se uma decisão. Nenhuma decisão de uma organização é tomada através de adivinhação ou especulação, tudo deve ser baseado em informações reais relatadas por pessoas reais, por exemplo, através de grupos focais, entrevistas telefônicas e pesquisa de mercado qualitativa.

“Investigar é ver o que os outros viram e pensar o que ninguém pensou” – Albert Györgyi.

Pesquisas de mercado em geral têm desempenhado um papel fundamental na indução de um processo de pensamento nas organizações líderes de hoje, onde informações são dadas e ditam as políticas e decisões da empresa.

Em pesquisa de mercado, nem todas as informações são números (pesquisa quantitativa). Alguns são simplesmente conversas qualificadas como (qualitativas).

Você se lembra da série Desperate Wives? Você se lembra quando as donas de casa se reuniram para tomar café ou bebidas para discutir os novos produtos que haviam comprado?

Não é apenas uma prática vaga e sim mostrar os produtos, as pessoas ouvem o que seus amigos dizem, independentemente de terem opiniões semelhantes ou discordarem quando se trata da qualidade ou outras características do produto, para a maioria o que os outros pensam é importante.

O que é pesquisa qualitativa?

Pesquisas qualitativas de mercado enfocam a compreensão das crenças e pontos de vista das pessoas, e também o que as pessoas sentem sobre uma situação e os fatores decisivos que influenciam seu comportamento.

A pesquisa de mercado qualitativa é um método de pesquisa de conversação que depende dos seguintes métodos de pesquisa:

  • Grupos focais,
  • Entrevistas

e outros métodos de pesquisa inovadores, como:

  • comunidades on-line

Que baseia-se em utilizar uma amostra relativamente pequena, mas que é altamente eficaz.

Quando utiliza-se pesquisas menores, permite-se economizar custos e tempo. E quando falamos da “importância” das amostras e a falta de um questionário definido que permite uma profunda discussão e análise de dados. E para explorar essas informações em geral, a discussão é orientada com discrição pela atuação do pesquisador de mercado ou entrevistador. Eu convido você a ler: Pesquisador de mercado e suas 4 principais qualidades

Bem, eles dizem que duas cabeças pensam mais que uma. Ao pesquisar um grupo de pessoas ao mesmo tempo, você geralmente obtém mais ideias e dados de maior qualidade. O conceito disso é conhecido em inglês como “crowdsourcing”.

A pesquisa de mercado qualitativa é usada mais frequentemente em campanhas políticas para compreender as percepção das pessoas que votarão para os candidatos e as opiniões sobre as suas propostas políticas, para assim discutir temas de interesse, etc.

A pesquisa de mercado qualitativa é um método relativamente mais barato para entender dois fatores críticos; “O que” os entrevistados pensam e sentem sobre um determinado tópico e “por que” pensam e se sentem assim. Veja também: Pesquisa Qualitativa, como adotar em meu projeto

Como usar pesquisas de mercado qualitativas para expandir seus negócios?

Empresas de sucesso tendem a usar pesquisas de mercado qualitativas para acompanhar as tendências do mercado, tomar melhores decisões e alcançar a excelência.

Quer o seu negócio esteja em início ou esteja bem estabelecido, a pesquisa de mercado qualitativa é um método poderoso para identificar o seu público-alvo e entender como ele responderá ao seu produto. Eu também recomendo a leitura: Painel online ou comunidade – 10 vantagens em ter uma

Esses são alguns dos atributos-chave da expansão dos negócios, nos quais a pesquisa de mercado qualitativa desempenha um papel fundamental por meio do crowdsourcing de ideias concretas para a tomada de decisão otimizada:

· Branding

Muitas empresas não conseguem entender como os clientes percebem sua marca ou qual a posição de sua marca em relação a seus concorrentes. A pesquisa é geralmente realizada através de entrevistas com clientes ou através da organização de grupos de discussão para coletar comentários sobre o conteúdo e garantias comerciais. Desta forma, o entrevistador pode explorar diferentes tópicos em profundidade e obter feedback dos entrevistados. Usando esse método de pesquisa de mercado, as marcas podem reunir informações que podem ajudá-las a melhorar seu nível e reposicionar melhor sua marca no mercado.

· Compreender o comportamento dos clientes

Às vezes, as organizações / empresas / empresários precisam de mais informações sobre seus clientes para se posicionarem melhor. Para isso, as empresas precisam das seguintes informações; sexo, idade, estado civil, população, etc. Pesquisas de mercado qualitativas ajudam as empresas a obter essas informações.

Para entender o comportamento dos clientes, a realização de entrevistas é a melhor opção, uma vez que essas entrevistas são realizadas face a face com os clientes, podendo obter e coletar uma quantidade razoável de informações. Como desenvolver perguntas para pesquisas que lhe ajudem na tomada de boas decisões

· Medir o escopo das atividades de marketing

Muitas empresas dão um passo adiante ao promover suas marcas. E é aí que suas atividades de marketing entram em ação na pesquisa. A pesquisa de mercado pode oferecer às organizações informações sobre a eficácia de suas promoções, reunindo informações sobre como os clientes vêem suas mensagens. Isso ajuda as organizações a maximizar seu orçamento dedicado ao marketing. 7 dicas preciosas para criar Insights com Pesquisas

· Identificar novas oportunidades de negócios

A pesquisa de mercado ajuda as organizações a explorar novas oportunidades que levam à expansão dos negócios. Reunir organizações de informação pode entender a dinâmica do negócio, conhecer sua concorrência, etc., para colocar sua empresa na direção certa.

· Obtenha insights sobre produtos

Se uma empresa cria um novo produto ou está procurando melhorar um produto existente, é sempre bom saber, por meio de pesquisa de mercado, o que os clientes pensam sobre o novo produto. Quando um produto é novo no mercado, as pessoas sempre têm uma opinião sobre sua forma, tamanho, cor, utilidade, características, etc. Pesquisas de mercado qualitativas através de entrevistas ajudarão as organizações a obter dados sistematizados que podem ser usados ​​posteriormente para criar um novo produto ou modificar positivamente um existente. Descubra os insights de seus clientes!

Produtos inovadores para o crescimento da empresa

Como é realizada uma investigação de mercado?

Alguns dos métodos que você pode usar para conduzir uma pesquisa de mercado qualitativa são:

  • Grupos focais: Como o nome sugere, um grupo de pessoas (geralmente de 6 a 10) se reúne para discutir um determinado tópico ou produto e suas estratégias de mercado. Isto é liderado por um moderador, que é responsável por colocar ordem e levar a discussão para o caminho certo. Ultimamente, o uso de grupos focais diminuiu e, em vez disso, plataformas como “Comunidades” têm sido muito populares.
  • Entrevistas extensas: Estas são geralmente entrevistas individuais realizadas com um grupo de pessoas, elas podem ser cara a cara ou por telefone. Esse método é conversacional e usa perguntas abertas para conhecer a opinião dos participantes.
  • Métodos de pesquisa inovadores: neste método, o pesquisador pode clicar em fotos de pessoas que estão respondendo as perguntas ou até mesmo fazer um vídeo. Observar essas fotos ou vídeos posteriormente mostrará ao pesquisador as respostas e reações dos participantes em diversas situações.

Eu compartilho: Pesquisa online – definições e modelos

Vantagens da pesquisa de mercado qualitativa

  • Isso ajuda a entender as necessidades do cliente e seus padrões de comportamento.
  • Você pode saber o que os clientes pensam e como percebem os produtos ou serviços de uma empresa.
  • Serve para entender a eficiência do seu planejamento de negócios e saber quais de suas estratégias não estão funcionando.
  • Isso ajuda você a saber quais são as estratégias de marketing que estão tendo um impacto positivo nos consumidores.
  • Ele ajuda você a saber se há demanda ou não de seu produto ou serviço no mercado.

Em conclusão, a pesquisa de mercado se concentra em pedir às pessoas a opinião delas, a fim de obter melhores informações sobre seu padrão de comportamento. Pesquisas qualitativas de mercado servem para entender o “porquê” antes mesmo de conhecer o “o quê”.

Consulte nossos consultores on-line e descubra as ferramentas que temos para você realizar sua próxima pesquisa qualitativa ou quantitativa.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin.

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.