Qual é o formato de inquérito ideal?

Os inquéritos online são cada vez mais populares, pois são uma maneira fácil, acessível e eficaz de recolher informações sobre a forma como o público pensa. Um formato de inquérito correto permitirá que o questionário tenha a estrutura correta e seja compreensível, para que os respondentes forneçam informações valiosas.

Quando criamos um inquérito é muito importante ter em mente qual o problema e quais as perguntas a que estamos a tentar responder. Perguntas que são muito limitadas não fornecem informações suficientes e aquelas perguntas abertas são difíceis de responder e podem influenciar os entrevistados a deixar o inquérito. 

Outro fator importante é determinar o tamanho da sua amostra, para isso é importante estabelecer: o tamanho da sua população, a margem de erro e o nível de confiança que usará.

Saiba mais: Tamanho da amostra.

 

Primeiro, determine o tamanho da população que pretende investigar e escolha a sua margem de erro. Essa percentagem afeta a precisão dos resultados do inquérito. O ideal é escolher uma margem de erro entre 1% e 10%.

Depois de selecionar a margem de erro, é hora de escolher o nível de confiança. Este valor determina a confiabilidade da amostra. Isto é, um baixo nível de confiança significa que é improvável que uma amostra separada revele o mesmo resultado. Poderá escolher um nível de confiança de 90%, 95% ou 99%. 

 

Calculadora de amostragem

 

Qual o formato de inquérito ideal para meus estudos?

Um inquérito deve ser estruturado de forma a que responda às necessidades dos entrevistados e do investigador. A quantidade de perguntas feitas tem um impacto direto na taxa de abandono do inquérito.

Por isso, apresentamos algumas das melhores práticas para ter o melhor formato de inquérito. Adicione uma introdução ao seu inquérito online e especifique o motivo da recolha de dados, bem como as instruções necessárias para o questionado. Dar um contexto ao inquérito torna-o mais percetível e mais apetecível de responder.

Tente não exceder os 8 minutos de tempo médio de resposta. Isto é, o seu inquérito idealmente deverá ter entre 10 e 12 perguntas. A tentação de obter mais informação, pode revelar-se contrária à qualidade dos dados recolhidos.

Use perguntas fechadas e questionários dinâmicos de forma a manter o inquirido focado na resposta. Lembre-se que provavelmente os respondentes estarão a responder através de um dispositivo móvel. Faça uso das lógicas de inquérito para dar mais ordem à sua investigação. Crie flows de questionários eficientes e evite que os respondentes respondam a perguntas desnecessárias.

Saiba mais: Modelos de inquéritos.

 

Com a QuestionPro pode criar o seu próprio inquérito do zero ou usar um dos diferentes modelos de questionário disponíveis e adaptar às suas necessidades de inquérito. 

Na QuestionPro todas as perguntas foram pensadas de forma a funcionar em Desktop e em mobile, o que eleva a experiência de resposta e consequentemente, a qualidade dos dados recolhidos no seu inquérito.

 

Depois do inquérito…

No final do seu inquérito deve criar uma página de finalização, agradecendo, incentivando o inquirido e/ ou apelando à partilha.  Também pode oferecer um presente especial ou dar algum incentivo como um desconto, como forma de agradecimento ao inquirido por preencher o inquérito até ao final. Isto mantém o seu público envolvido com a sua marca mesmo depois de terminar o inquérito.

Certifique-se de como pode analisar as informações recolhidas e crie um plano de ação. A QuestionPro permite-lhe visualizar os seus resultados em tempo real, fazer filtros de dados e ter rapidamente uma análise completa das informações. Poderá também exportar os seus dados para excel ou spss, entre outras e usar as ferramentas de análise com as quais está familiarizado. 

Por ter um formato de inquérito correto, a taxa de resposta dos participantes será maior, o que permitirá que tome decisões melhores, mais inteligentes e lucrativas para o seu negócio. 

 

 

Para agilizar o seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem o seu projeto, utilize uma plataforma online de inquéritos profissional.

Convidamo-lo a conhecer a QuestionPro, uma solução completa em inquéritos e estudos mercado.

 

Pedir demonstração