Modelos de inquérito: tipos e como adotá-lo na prática?

Quando falamos sobre as múltiplas ferramentas que existem em estudos de mercado,  é necessário mencionar os diferentes modelos de inquérito, que nos ajudam a tornar nosso projeto mais fácil de realizar de acordo com as nossas necessidades. Conhecer um padrão e aplicá-lo a determinados processos leva-nos a atingir nossos objetivos. Neste artigo, falamos sobre os modelos de inquérito mais relevantes para que possa aplicá-los no seu próprio projeto.


 

5 tipos de modelos de inquérito

Já usou algum destes modelos de inquérito? Conheça-os e decida qual é o melhor para o seu projecto!

 

1. Modelo de investigação básica

Este modelo também é conhecido como modelo de inquérito teórico, puro ou dogmático. Baseia-se na formulação de hipóteses com o objetivo de aumentar o conhecimento científico e / ou filosófico. O contraste deste modelo é que casos práticos não podem ser executados de forma alguma.

O seu objectivo é ter novos conhecimentos que estejam completamente longe da prática e aprofundar o nosso conhecimento sobre a realidade.

Características:

Algumas das características deste tipo de modelos de inquérito básico são:

  • Usa amostragem com o objetivo de expandir as descobertas.
  • O conhecimento adquirido não é para uso instantâneo.
  • Descobrir leis que funcionam como sustento para alternativas sociais.
  • Os resultados não são vendidos.

 

2. Modelo de inquérito Aplicado

É definitivamente um dos tipos mais populares de modelos de inquérito. É responsável pela aplicação do conhecimento adquirido, por isso está intimamente relacionado ao modelo de inquérito básico, pois depende dos seus resultados. O objetivo deste modelo de inquérito é fortalecer o conhecimento cultural e científico.

O inquérito aplicado é responsável pela transformação do conhecimento, o que é conveniente para o desenvolvimento da sociedade.

Características:

O modelo de inquérito aplicado é caracterizado por:

  • Necessidade de um quadro teórico.
  • Estar interessado em aplicar o conhecimento.
  • Procurar conhecimento para agir.
  • A sua finalidade é resolver problemas sociais.

 

3. Modelo de inquérito descritivo

Entre os tipos de modelos de inquéritos está o que serve de base para estudos que exigem um maior nível de profundidade. Este centra-se na análise de dados, ordenação e classificação de um objeto de estudo ou situação, para indicar as suas características e propriedades de maneira geral a particular.

As ciências sociais utilizam este método para ter uma visão geral do estudo e observar o comportamento dos sujeitos sem interferir. No entanto, as conclusões do estudo não são definitivas, são apenas uma ferramenta que pode ser usada para futuros inquéritos. 

Características:

Entre as características do modelo de inquérito descritivo estão:

  • As informações que ele oferece devem ser verdadeiras e específicas.
  • Concentram-se em responder.
  • As investigações são originais e criativas.
  • O investigador não controla o objeto de estudo.

 

4. Modelo de inquérito exploratório

O modelo exploratório distingue-se dos demais tipos de modelos de inquéritos pela sua tolerância na metodologia aplicada. O seu trabalho é encontrar todas as evidências do fenômeno que será investigado. No entanto, não procura encontrar uma conclusão, mas sim servir de fonte para futuros estudos.

Este método tem a possibilidade de estabelecer o problema de inquérito e encontrar os dados que ajudam a criar as perguntas necessárias. Além disso, é responsável por criar a hipótese do sujeito como suporte ao inquérito descritivo.

Características:

O modelo de inquérito exploratório é caracterizado por:

  • A fonte do inquérito serem os livros e opiniões de especialistas.
  • Do seu estudo, pode realizar outros estudos de mercado 
  • Não é um modelo de inquérito ordenado.
  • Investigadores devem agir de maneira subjetiva e superficial.

 

5. Modelo de Inquérito Explicativo

Ao contrário dos outros tipos de modelos de inquérito, não é o único responsável por descrever o ambiente do fenômeno do estudo, mas também se concentra em definir as causas por trás do fenômeno do estudo. O seu principal objetivo é usar métodos analíticos para responder a perguntas ou argumentar o porquê de uma situação.

O objetivo do inquérito explicativo é analisar as interações do estudo, respondendo ao porquê? e para quê? Com o objetivo de ampliar o inquérito descritivo e exploratório, para isso, é necessário um alto nível de compreensão prévia do fenómeno. 

Características:

Algumas características que o modelo do inquérito explicativo são:

  • Expande a compreensão do estudo.
  • Oferece múltiplas fontes de informação.
  • Prevê os efeitos que o estudo sofre ao mudar durante o processo.
  • Seleciona os sujeitos do estudo de maneira ordenada

 

Para agilizar o seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem o seu projeto, utilize uma plataforma online de inquéritos profissional.

Convidamo-lo a conhecer a QuestionPro, uma solução completa em inquéritos e estudos mercado.

 

Pedir demonstração