Inquérito automotivo, confira estas dicas para realizá-lo

Um inquérito automotivo é uma ferramenta que permite que você conheça o tipo de serviço oferecido aos usuários ou como uma ferramenta para acompanhar melhor o trabalho realizado. Por exemplo, em várias áreas, como a oficina mecânica ou o departamento de cobrança ou recursos humanos.

Por meio de um questionário, as pessoas podem oferecer seus comentários e qualificar diferentes aspectos, como nível de satisfação, conhecimento técnicos, tempos de solução de problemas ou vários fatores que o ajudarão a saber se você está prestando um bom atendimento ao cliente.

Você quer melhorar seu negócio? Continue lendo e descubra como melhorar o serviço que você oferece na sua agência de automóveis.

Tipos de questionários para um inquérito automotivo

Um inquérito automotivo pode ser feita para diferentes propósitos. Os principais são:

Serviço ao cliente

Com esse inquérito, os administradores ou gerentes podem detectar pontos fortes ou fracos em termos de atendimento ao cliente. Dessa forma, farão os ajustes necessários para oferecer aos usuários uma experiência positiva.

Novos estabelecimentos

Se você está prestes a iniciar um novo negócio relacionado ao setor automotivo, este é o tipo de inquérito que você precisa. Com essa ferramenta, você pode descobrir quais são as áreas em que o seu público-alvo está. Também quais são as necessidades dos clientes e quais são os preços que estão dispostos a pagar pelos serviços que você oferece. Veja também: Uso de novas tecnologias em inquérito de mercado

Capacitação de funcionários

Os inquéritos para funcionários de uma oficina automotiva permitem que você saiba se sua plataforma de trabalho possui a experiência e o conhecimento adequado para solucionar as necessidades dos clientes. Caso contrário, eles podem receber treinamento imediato.

Inquéritos para agências de automóveis

Com esse tipo de inquérito, os gerentes e a equipe de marketing de uma marca de veículos ou proprietários de concessionárias podem detectar oportunidades de expansão, atrair clientes e gerar estratégias para aumentar os lucros. Leia também: Saiba para que serve os inquéritos georreferenciados

Dicas para realizar um inquérito automotivo

Se você está prestes a realizar um inquérito automotivo, temos algumas dicas que ajudarão você a coletar as informações necessárias:

Realize inquéritos simples

Seu objetivo é que os usuários avaliem a qualidade e a eficácia do atendimento ao cliente. Por isso, é importante que você esqueça as questões técnicas e as palavras enigmáticas.

Lembre-se de que nem todos são especialistas em automóveis, portanto, seu questionário deve ser projetado para qualquer tipo de cliente. Veja: Inquérito explicativo: conheça este método de investigação

Seja claro com o que você quer dos participantes

Antes de os entrevistados começarem a responder ao questionário, é importante que você informe ou contextualize os motivos pelos quais você está aplicando essa ferramenta e como seus comentários ajudarão a melhorar o serviço. Saiba mais sobre: 5 exemplos de escalas Likert para seu próximo inquérito

Faça as alterações necessárias para melhorar o serviço do usuário

Não deixe seu inquérito ser mais uma ferramenta para ler os comentários de seus clientes e deixá-los no esquecimento. Faça os ajustes necessários para corrigir situações e forneça uma experiência positiva aos seus clientes.

Exemplos de perguntas para um inquérito automotivo

Algumas perguntas que você pode fazer em seu inquérito automotivo são as seguintes:

  • Com que frequência você dá manutenção ao seu carro?
  • O técnico ou mecânico resolveu todas as dúvidas levantadas?
  • O profissional disse rapidamente quais são os problemas do seu carro?
  • De 1 a 10, como você classificaria o serviço para os clientes da oficina?
  • Por que você escolheu essa oficina para levar seu carro?
  • Você acha que os preços cobrados neste workshop são justos?
  • Qual cor decarro é o seu favorita?
  • Quantos membros tem sua família?
  • Quais são as características que mais importam para você em um carro para comprá-lo?

Veja também: Razões pelas quais um estudo de inquérito ajuda você a ser mais lucrativo

Importância de realizar um inquérito automotivo

Um inquérito automotivo permite que você faça as mudanças necessárias no atendimento da sua oficina ou concessionária e fornecer ao cliente o veículo que ele está procurando. Desta forma, é possível criar clientes leais que se comunicam entre si sobre a sua experiência favorecendo o rendimento do seu negócio. Veja também: Etapas de um inquérito: quais devo seguir? Descubra agora!

Faça um inquérito automotivo com a QuestionPro e colete as informações necessárias para que o seu negócio seja bem-sucedido.

Agende uma demonstração do nosso software de inquérito agora!

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu inquérito, utilize uma plataforma online de inquérito, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em inquérito e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram