O que é o Maxdiff ancorado e como posso usá-lo?

No artigo de hoje irá aprender o que é o Maxdiff ancorado e como utilizar esta ferramenta de forma ideal com a ajuda da nossa plataforma QuestionPro. 

Do que mais gosta?

  • Selva ou praia
  • Doce ou salgado
  • Cores vivas ou escuras

Estas escolhas simples ajudam-no a compreender porque é que os clientes fazem as escolhas que fazem. 

Se todas as empresas pudessem responder precisamente ao “por quê” de um consumidor tomar uma decisão, nenhuma empresa falharia e todos os produtos seriam bem sucedidos. No entanto, as empresas estão sempre a tentar encontrar essa resposta.

Agora, o QuestionPro é uma nova atualização da ferramenta MaxDiff que irá ajudar as organizações a atingir o próximo nível: a âncora Maxdiff.


O que é o MaxDiff ancorado?

O MaxDiff ancorado é um modelo simples mas eficaz para realizar um teste MaxDiff a partir de um modelo relativo, onde a utilidade de uma opção é comparável às outras, ou seja, a um modelo absoluto. 

O MaxDiff ancorado complementa a questão padrão do MaxDiff com perguntas adicionais destinadas a determinar a importância absoluta dos atributos.

As tradicionais escalas de medição MaxDiff identificam a importância relativa dos atributos, enquanto a MaxDiff ancorada permite tirar conclusões sobre se as características específicas são realmente importantes ou não importantes.

Na análise MaxDiff, os respondentes indicam quais são os itens relativamente melhores ou piores do que outros. As pontuações são estimadas numa escala relativa, sem qualquer indicação de que os itens são bons ou maus, importantes ou sem importância, num sentido absoluto.

Para simplificar, pode ser que a característica A seja duas vezes mais importante do que a característica B, o que vamos descobrir com o MaxDiff. Pode também suceder que nem A nem B sejam muito importantes. Com o teste tradicional, não podíamos saber isto. 

O MaxDiff ancorado permite aos investigadores acrescentar uma questão “Âncora” adicional que determina se alguma das características é fundamentalmente importante. 


Quando utilizar o MaxDiff em uma investigação?

Depois de ler o que é o MaxDiff ancorado, temos um estudo de caso para que o possa implementar facilmente. 

A análise MaxDiff ancorada pode ajudar em quase todas as situações com múltiplas opções. Quer se trate de um caso em que um fabricante de smartphones quer compreender quais as características que são de importância primordial para os clientes, quer quando uma marca de vestuário quer saber o que é provável que os seus clientes comprem com todas as últimas tendências disponíveis.

Quando os investigadores de mercado querem saber quais os cartões de crédito preferidos pelo seu público-alvo e quais os que não o são, uma simples pergunta MaxDiff ajudaria. Contudo, das 6 opções, os respondentes só podem selecionar 2, mas e as outras? Poderiam, sem dúvida, ter algumas preferências ou opiniões sobre os outros 4, mas com uma questão tradicional do MaxDiff isso não é possível.

MaxDiff ancorado vai um passo mais além e recolhe a percepção dos respondentes. Digamos que o cartão Visa é o cartão preferido e o Discover é o cartão de que eles não gostam. Esta opção ajudará a compreender a importância atribuída aos cartões de crédito pela audiência em relação à outra.

Se os respondentes selecionaram Visa, MasterCard e American Express como “obrigatórios”, saberão que embora o Visa seja a opção preferida, a MasterCard e a American Express também são obrigatórios.

Outra área onde a questão do Anchored MaxDiff pode ser utilizada é a realização de um teste de conceito, permitindo aos respondentes selecionar um design que eles gostam e um que não gostam. É, então, feita uma pergunta ancorada para selecionar todos os conceitos de que mais gostam.


Como funciona o MaxDiff ancorado?

Existem dois tipos de modelos MaxDiff ancorados que podemos utilizar. Discutiremos a seguir as duas opções:

  • Modelo Binário Direto
  • Modelo de resposta dupla

Ambos os modelos permitem-lhe ancorar a adição de um passo/pergunta adicional sob a forma de uma pergunta de escolha múltipla.

Modelo Binário Direto

A MaxDiff Ancorada do modelo Binário Direto é de longe a mais fácil e mais conveniente para o investigador e para o utilizador. 

No modelo Binário Direto, são apresentadas aos respondentes todas as opções disponíveis e lhes são pedidas todas as “obrigações”. Isto permite traçar uma linha fundamental entre os “obrigatórios” e os “simpáticos” para criar a âncora binária.

Modelo de resposta dupla

Com o modelo de resposta dupla, os respondentes são convidados a identificar algumas, todas ou nenhuma das opções, utilizando uma simples pergunta de escolha múltipla.


Passos para configurar MaxDiff acorado com a QuestionPro

Agora que sabe o que é o Maxdiff ancorado e que modelos existem, vamos aprender a configurar esta funcionalidade com a QuestionPro. Para o fazer, é necessário criar o sistema, fazendo o seguinte: 

Selecione a opção Âncora abaixo das opções de resposta para a sua pergunta.

Uma das características surpreendentes do Anchored MaxDiff é que você pode até mesmo personalizar a pergunta. Significa que pode adaptar a sua pesquisa para fazer um processo de coleta de dados eficaz que o ajudará a tomar as decisões certas.

Quando o Anchor for ativado, os dados brutos também irão conter o resultado dessa pergunta.


10 Razões para Utilizar a Escala MaxDiff ancorado

Pode interpretar um dado de dez maneiras diferentes, a menos que tenha uma escala de classificação. 

Se eu disser que há um crescimento de 12% no setor das viagens, isso pode significar um crescimento de 12% no setor, bem como um crescimento trimestral de 12%! Mas se eu disser que o setor de viagens cresceu 12% este ano, em comparação com o ano passado, o senhor deputado tem um parâmetro de referência para o comparar.

Tomar decisões com base em informações sobre as melhores/melhores preferências do seu respondente pode dar-lhe algumas ideias, mas acrescentar uma pergunta fixa também lhe dá uma orientação clara para as outras opções. 

Sem dúvida, a funcionalidade MaxDiff ancorada permite-lhe tirar mais partido das suas pesquisas online.

Algumas das perguntas que o Maxdiff ancorada pode ajudar a responder são:

  1. Como é que os clientes percebem as características ou atributos do produto?
  2. O que é que os clientes consideram ao tomarem decisões de compra?
  3. Quanto é que um produto satisfaz realmente as necessidades dos clientes?
  4. Como é que o público percebe os diferentes produtos ou serviços?
  5. Quais os produtos que os clientes consideram “absolutamente essenciais”?
  6. Quais as características que os clientes estão dispostos a trocar por características “absolutamente essenciais”?
  7. A manutenção de uma ligação constante com os clientes têm um impacto nas suas decisões de compra?
  8. Como é que uma empresa se compara aos seus concorrentes mais próximos?
  9. Existe a possibilidade de um negócio ser o “mais preferido” pelos clientes?
  10. Existe algum sinal de aviso prévio para uma empresa?

Saiba mais sobre os benefícios de utilizar a metodologia MaxDiff no seu próximo estudo.

Uma simples pesquisa MaxDiff é adequada para aqueles que querem compreender as preferências do público, mas pode ir mais fundo com a opção MaxDiff Ancorada, pois permite distinguir entre várias opções e tomar decisões eficazes.

Agora que sabe o que é Maxdiff ancordada e como o pode utilizar para recolher informação detalhada sobre as preferências dos seus clientes, comece a utilizar esta funcionalidade e tire partido dos benefícios que ela tem para a sua marca. Contate-nos!

Veja mais: Conheça a tecnologia de medição MaxDiff e aplique em sua pesquisa