Como utilizar o Linkedin como um motor de busca?


post13Motor de busca, motor de pesquisa ou buscador são termos utilizados para definir o programa criado para pesquisa e encontrar dados no contexto da internet. Um dos recursos empregados é a utilização de palavras-chaves.

Abordarmos a utilização de outras ferramentas disponíveis na internet para auxiliar uma pesquisa ou busca. Uma delas é a rede social, nem todos os projetos de pesquisa requerem um software para pesquisa ou público alvo muito elaborado. Na verdade, um ótimo lugar para fazer uma pesquisa exploratória é o LinkedIn.

O LinkedIn já possui mais de 380 milhões de membros! (Em 2010 esse número era de 70 milhões). Este é um incrível grupo de “amostragem” de profissionais que estão ansiosos para compartilhar informações e responder às suas perguntas. Em outras palavras, a maioria dos participantes do LinkedIn simplesmente deseja lhe ajudar. Você deveria aproveitar isso, mas é importante saber como.

O que deseja saber sobre motor de busca?

Não importa a pergunta, o mais provável é que o LinkedIn tenha uma resposta para ela. A chave para obter essa resposta é saber onde encontrá-la e como extraí-la.

Perfil de cliente ideal: Talvez a coisa mais importante em uma pesquisa de mercado seja traçar o perfil do seu cliente ideal. Faça login na sua conta do LinkedIn e comece procurando por titulações profissionais do perfil que seja ideal para o que você necessite.

Post13BRim1

 

Explore as funcionalidades do motor de busca para encontrar o que você deseja.

Ao procuar por “CIO”, tive como resposta os nomes das pessoas que são mais próximas a mim na rede. No entanto, a função mais surpreendente é a encontrada na coluna da esquerda; uma contagem real do número de pessoas que têm “CIO” em seus perfis. Após isso, você poderá observar melhor esses perfis; e se conectar com aqueles que poderão lhe ajudar respondendo as suas perguntas.

Para isso, clique em um dos perfis encontrados e mova para baixo; onde você encontrará uma lista de grupos aos quais ele pertence:

motor de busca

 

Após isso, você poderá visitar estes grupos e dar uma olhada nas discussões que encontrar. Clique nos grupos e procure os que melhor se adequam às suas necessidades. Em seguida, junte-se ao grupo e a conversa fazendo perguntas.

As páginas da empresa lhe dão uma perspectiva sobre as indústrias

Antes da internet ou LinkedIn, realizava pesquisas através dos contatos dos acionistas do mercado alvo que eu tinha.

Para isso, buscava artigos e documentos para tentar descobrir algum tipo de padrão ou informações. No entanto, você pode contar com a conta como o LinkedIn e pode realizar com o motor de busca, encontrar de forma rápida nas páginas da empresa;que lhe forneceram as notícias mais recentes e as pessoas da sua rede que estão associados a essa empresa.

motor de busca

 

A seção “Veja também” lhe apresenta marcas semelhantes consideradas como alternativas a sua marca. Então, tudo que você terá a fazer é explorar essas empresas mencionadas.

motor de buscaOutro excelente quadro comparativo compara a empresa que você está investigando com outras similares.

motor de busca

 

O linkedin como motor de busca:

Há muito mais variedade de pesquisas que podem ser exploradas no LinkedIn e que lhe darão ideias sobre o que incluir em suas pesquisas e sondagens. E não apenas isso, você também poderá obter uma lista de pessoas reais com as quais poderá manter contato e estabelecer conversas e fazer perguntas.

Use o LinkedIn para começar o seu processo de pesquisa de mercado e ver o quanto poderá aprender em algumas horas o que poderia  levar dias ou semanas.

Um alerta

LinkedIn não é a plataforma final de busca ou pesquisa, é uma ferramenta para ajudá-lo a ter vantagem, na criação de perguntas sobre estratégias que você poderia estar considerando utilizar. Eu não destacaria nenhum dos resultados, mas os usaria para me ajudar a desenvolver uma lista comparativa de marcas semelhantes.

Divirta-se e veja o quanto mais você poderá aprender com LinkedIn.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram