Mulheres na tecnologia: conheça algumas que comandam empresas

As mulheres na tecnologia ainda são poucas. Não é fácil encontrar mulheres que tenham acesso ou estejam encarregadas de empresas relacionadas a essa área. Certamente os nomes que mais lhe soam em ciência e tecnologia são os de Steve Jobs, Bill Gates ou Mark Zuckerberg.

Estudar uma carreira relacionada ao setor tecnológico ou digital não é uma tarefa fácil. Não é comum encontrar mulheres escrevendo código em grandes empresas. Porém, hoje a inclusão está presente em empresas representativas como Yahoo, YouTube, Apple. Possuem mulheres à frente de cargos de grande relevância e liderança inovadora.

Esses tipos de indústrias oferecem a liberdade de gerenciar seu próprio tempo. Dando-lhe a possibilidade de trabalhar apenas com seu computador. É mais flexível por ser um trabalho que pode ser feito online. Também não devemos esquecer que a tecnologia continua avançando e que cada vez mais são necessárias novas habilidades que as mulheres podem desenvolver.

As mulheres na tecnologia também fazem parte da mudança

E é que as mulheres também querem inovar na área de tecnologia, querem ser agentes-chave para desenvolver novas soluções. O mesmo fez Sheryl Sandberg, diretora de operações do Facebook, que ajudou Zuckerberg a tornar essa empresa lucrativa e uma das mais influentes do mundo. Em 2012, Sheryl Sandberg se tornou a primeira mulher a participar do conselho de diretores do Facebook. Também trabalhou no Google, atuando como vice-presidente de vendas e operações on-line globais.

Mulheres em tecnologia como Sandberg, destacam-se neste setor, como é o caso da Virginia “Ginni” Rometty, CEO da empresa IBM e Susan Wojcicki, CEO do YouTube. Ela também trabalhou para o Google. Wojcicki frequentemente fala sobre a importância de equilibrar a vida familiar e profissional. E, com cinco filhos, conta com a experiência para apoiar suas palavras.

Marissa Mayer, CEO do Yahoo! desde 2012, é outra das mulheres na tecnologia que também tem uma história com o Google. Empresa onde trabalhou por dez anos como executiva e porta-voz. Dentro de sua filosofia destaca o que “não é só criar produtos funcionais e atraentes. Senão poder entender o que o cliente quer e oferecer de forma bem sucedida”.

Uma das mulheres mais ricas em tecnologia do mundo fez sua fortuna por meio de suas ações na Lens Technology, uma fabricante de telas para dispositivos móveis com sede em Hong Kong. Zhou Qunfei começou como operária em uma fábrica de vidro antes de iniciar seu próprio negócio. Hoje conta com clientes como Apple e Samsung.

Tecnologia e Negócio

A Intel tem Renee James como presidente, que começou a trabalhar nesta empresa há mais de 25 anos, atuando em várias funções. Renee é um dos executivos mais proeminentes da Silicon Valley.

Mulheres como Meg Whitman, CEO da Hewlett Packard e Angela Ahrendts vice-presidente de lojas de varejo e online da Apple, são a prova de que as mulheres na tecnologia têm um forte poder de decisão nesse tipo de organizações que estão revolucionando o mundo. Por exemplo, Angela Ahrendts era nova na indústria de tecnologia quando veio para a Apple. Mas, não era nova em cargos de liderança, já que ela era anteriormente CEO da Burberry.

Embora seja verdade que o negócio de tecnologia tem a reputação de ser um campo dominado por homens. Essas mulheres demonstram todos os dias que o gênero não é um obstáculo para o sucesso de qualquer empresa.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

https://www.youtube.com/watch?v=EPKW5TZxSIk

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Também recomendamos:

Método Konmari nos negócios: como usá-lo para ter clientes satisfeitos

Como avaliar o mercado internacional e expandir seus negócios

O que é pesquisa de negócios?

O que é marketing digital e importância para os negócios?

Pesquisa de mercado qualitativa para expandir seus negócios

Segmentação de mercado: conheca os diferentes tipos

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.