Implemente estas dicas sobre workforce

A QuestionPro está pronta para desenhar com você a melhor estratégia para sua empresa e traz para você algumas dicas sobre workforce, levando em consideração as metas e resultados. Com uma equipe multidisciplinar e qualificada, oferecemos um ambiente empresarial bastante estimulante e dinâmico. 

Toda organização deve possuir particularidades importantes para fornecer um melhor serviço ao seus consumidores. Por isso, hoje, nosso Country Manager Ismael Longhi traz algumas dicas de carreira que servirá para você colocar em prática na sua organização.

“Pessoal… algumas coisas que aprendi ao longo de minha carreira e quero colaborar repassando essas dicas, pois acredito que muito mais valor tem alguém com um pouco de conhecimento a repassar, do que alguém com muito conhecimento a esconder.

Além do mais, essas dicas podem lhe elevar para um outro patamar, abrindo mais portas e um crescimento na sua empresa com sua workforce e na sua carreira profissional. Se aconteceu comigo, porque seria diferente com você?

Dicas para seguir com sua Workforce:

1. Nunca justifique os erros

Fez besteira, errou, pisou na bola? Nāo perca seu tempo e muito menos o tempo do seu líder justificando o que já aconteceu. Concentre sua energia em buscar uma solução rápida e eficaz. 

Quando você perceber que errou, convide-o a proponha uma saída. A primeira dica para sua workforce é treiná-los com frequência para adquirir as habilidades e estratégias que são importantes para apoiar a empatia, a confiança e a reputação de sua organização. Isso é fundamental, pois todo o contato com sua equipe é uma oportunidade de impulsionar sua marca ou prejudicá-la.

Se você receber muitas reclamações de erros dos seus funcionários, algo ruim está acontecendo e você precisa cuidar disso. Você pode começar fazendo uma pesquisa de satisfação de funcionários e conhecer as verdadeiras suas necessidades.

Qual é o melhor software de satisfação no trabalho?

2. Gerúndio = blá blá blá

Sinceramente, se alguém me diz: “estou trabalhando para lhe entregar…”, “Vamos estar fazendo….”, Estarei contatando o Sr…”, diminui minha confiança. Pode ser exagero meu, mas ao longo de minha carreira FATOS me comprovaram que pessoas que assume esse speech, geralmente, falham com você. Profissionais comprometidos e disciplinados se comunicam com outro tipo de vocabulário. Usam palavras firmes e concretas para passar a segurança que você deseja. Cuidado com seu gerúndio!

3. Atitude x Experiência

Entre um profissional sem grande experiência e com grande disciplina x um profissional com muita experiência, mas sem disciplina, opto pela primeira opção. Simples. Disciplina é sinônimo de organização e foco. Ensinar uma pessoa a ter atitude é muito mais difícil do que ensinar questões técnicas de algum produto, por exemplo.

Ao fazer seleção de funcionários, busque sempre para sua organização pessoa disciplinas e com atitudes de crescimento. O principal objetivo é contratar as pessoas corretas para o trabalho indicado e, assim, alcançar os objetivos da organização com sua workforce.

Aqui deixamos algumas dicas sobre workforce: 7 dicas para uma melhor análise de Recursos Humanos

4. Quem tem chefe é índio

Se você tem uma posição hierárquica em sua empresa e seus colaboradores lhe chamam de “chefe”, cuidado! Talvez muitos lhe vejam assim ao invés de um líder. Líder e chefe tem uma enorme diferença.

Muitos equívocos de trabalho e execução de projeto ocorrem pela falta de comunicação. Um bom exercício inicial é avaliar como é a comunicação de seus líderes para com sua workforce.

Saiba mais sobre as 5 funções de liderança e gerenciamento

5. Comece fazendo o bom para depois alcançar o ótimo

Muita gente sonha alto, planeja ações para que seus negócios funcionem excelentemente bem e com ousadia. Porém, peca no timing ao colocar em prática e finalizar tais ações, e porque ocorre? Por que querem que tudo saia 1000% em temas de perfeição.

E, nesse espaço de tempo, seu concorrente já está na frente com algo mais simples, ou a hora perfeita para colocar em prática sua ideia, mesmo nāo sendo tão mega hiper elaborada. Por isso, aprendi que entre a ideia “BOA” (para agora) e a ideia “ÓTIMA” (em um futuro indeterminado), melhor optar pela boa.

Até porque se sua workforce não estiver focada em oferecer e cobrir essa expectativa de tempo de serviço, os clientes deixarão você rapidamente e procurarão alguém que possa fornecer esse tipo de serviço ao cliente. Como alcançar o desenvolvimento da força de trabalho em sua organização

6. Qualidade é melhor que Quantidade

Se você vai formar uma equipe, cerque-se dos melhores ou contrate quem irá evoluir com seu negócio. Muitas vezes, menos é mais. E, uma quantidade menor de profissionais que sejam comprometidos e com muito talento, vale mais a pena que lotar sua empresa de gente. Faça o cálculo de produtividade por colaborador e siga esse indicador. Vale muito a pena.

Uma das dicas sobre workforce é inovar nas ferramentas para oferecer suporte mais rápido.Todos os dias, algo muda. Isso significa que sua equipe precisa ser flexível, receptiva e sempre manter contato, não apenas com os clientes, mas também entre si.

7. Aprenda com os erros

Não apenas com os seus, mas também com os demais. Uma pessoa indisciplinada erra e nunca aprende com seu erro. Uma pessoa inteligente, erra e aprende com o erro. Um sábio, aprende com o erro dos demais.

Outra das dicas sobre workforce é estar cientes de que existem vários tipos de erros que podem ocorrer e afetar uma organização, e que é nosso objetivo tentar minimizá-los. Para isso, devemos realizar boas práticas e evitar erros em que poderíamos cair. Uma má decisão pode fazer com que você cometa um erro irreparável. Portanto, esteja ciente de que nossas decisões boas ou más influenciam o sucesso de qualquer objetivo.

Leia também: Dicas para ouvir a voz do funcionário

8. Não tenha medo de tentar o que é diferente

Esse medo mata a ousadia e faz com que você fique engessado, quadrado e tradicional. Isso ainda é pior para algumas pessoas com o avanço da idade. Tente sempre estar com o espírito de 17, 18 anos, quando encarava o seu trabalho como uma diversão, com criatividade, com ousadia e enfrentava qualquer desafio sem medo.

Use como dica para sua workforce colocar sua própria visão, paixão e personalidade por trás de cada projeto que iniciar. Esse será o selo pessoal que definirá seu produto ou serviço e fará com que seus clientes o escolham. Lembre-se de que ninguém pode duplicar a essência de quem você é. Pergunte a si mesmo: como posso agregar valor ao meu projeto sendo eu mesmo?

9. Tenha um “espírito de aluno”

Se você participa de uma palestra, curso, seminário, grupo de trabalho, e o assunto/tema é algo que você já domina, ou, é um assunto super chato e você se pergunta “o que estou fazendo aqui?”; ainda assim sempre há algo em aprender e tirar como lição.

O conhecimento é excelente, mas não se trata apenas de adquirir conhecimento, mas sim de pôr em prática o mais rapidamente possível o que foi aprendido. “Comece agora, use o que você tem e faça o que puder”. -Arthur Ashe

10. Questione

A última das dicas sobre sua Workforce é Questionar, Responda com perguntas, aprenda com perguntas, lidere com perguntas e negocie com perguntas. Não existem pessoas ‘”burras”, existem pessoas que não perguntam. Perguntar cria diálogo, que gera relacionamento e flui para algumas respostas de onde saem outras pergunta e que aumenta o relacionamento e, por consequência, aumentam o número de respostas… Percebe? É um ciclo que não termina.

Uma pergunta é criada para ter uma melhor compreensão de um determinado tema em particular ou para inspecionar um novo tópico e entender o valor em termos da experiência de outras pessoas sobre o assunto.

Convido você a saber mais sobre esse tema em meu outro artigo: A grande arte de fazer perguntas.

Lá se foram 10 dicas que considero super importantes e que venho seguindo ao longo da minha carreira. Não tenho a prepotência de ensinar a ninguém, apenas a intenção de contribuir… e se dessas 10 dicas, você gostar de ao menos uma e achar que vale a pena seguir, já fiz meu papel ;)”

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.