Painel Online: Seu escritório pode estar fechado, mas seus projetos podem continuar!

Todos estão sentindo os efeitos colaterais do COVID-19. Esse evento, sem dúvida, mudará o cenário da indústria de pesquisa de mercado a curto prazo, mas pensando a longo prazo, terão efeitos eternos. Muitos tipos de estudos, como grupos focais e entrevistas pessoais, não são viáveis neste momento, devido a situação atual e a distância social que precisamos enfrentar. Neste artigo, apresentamos algumas características do painel on-line e como você pode utilizá-lo neste momento.

Os grupos focais e as entrevistas pessoais voltarão ao normal quando tudo isso passar? Sim, voltarão, mas com outro volume e de maneira gradativa. Porém, continuaremos vendo uma mudança significativa no sentido das empresas preferirem cada vez mais as metodologias online.

Uma importante decisão a ser tomada é a adaptação a novas metodologias durante esse período, como as comunidades online de marca ou temáticas e painel on-line. 

As ferramentas que compõem uma comunidade online são muito úteis neste momento: 

  • portal para membros;
  • portal para discussões;
  • quadros de ideias;
  • grupos focais online;
  • fóruns online;
  • sistema de recompensas;
  • publicação de eventos.

Tudo isso agora se torna mais importantes do que nunca. Essas ferramentas permitirão que os métodos tradicionais de pesquisa qualitativa continuem durante esse período sem precedentes na história.

A principal coisa a fazer é adaptar o grupo de foco tradicional ou entrevistas pessoais para uma comunidade online. Com uma abordagem integrada quantitativa e qualitativa, a pesquisa que você deseja poderá ser realizada. Além disso, haverá o benefício adicional de todas as ferramentas da comunidade à disposição do pesquisador e as interações não precisam ser limitadas. 

Você pode recrutar respondentes para sua comunidade online criando seu próprio painel on-line:

Desse modo, com a comunidade online, pesquisas e insights em andamento podem ser facilmente conduzidos; e os dados que os pesquisadores costumavam obter serão exponencialmente maiores com as ferramentas de uma comunidade online.

Você também pode recrutar respondentes para sua comunidade online criando seu próprio painel, sabia mais aqui: Painel de respondentes online: escolha o público alvo para responder suas pesquisas e inquéritos online.

Principais vantagens do painel on-line: 

  • Os pesquisadores ainda poderão concluir seus estudos e obter os resultados necessários;
  • Eles estarão se preparando antecipadamente para o sucesso a longo prazo, migrando para as comunidades online neste momento. Do mesmo modo que estarão à frente do jogo e em uma ótima posição para capitalizar no futuro, enquanto produzem os benefícios agora. 

Conheça a Evolução das comunidades online – relatos dessa transformação

Com todas as ferramentas disponíveis nas comunidades online, existem muitos tipos de estudo que podem ser executados. Alguns exemplos incluem:

  • Design
  • Anúncio
  • Testes de usabilidade
  • Capacidade de co-criar com seus membros. 

Também existem estudos diários de produtos e grupos focais on-line sobre novos conceitos que podem ser utilizados.

A amplitude de estudos que pode ser realizada em uma comunidade online é interminável. Além disso, a pesquisa em andamento e longitudinal é muito fácil, por possuir na sua própria comunidade, membros que pode fornecer essas informações. Neste caso, a velocidade e agilidade são essenciais, e os insights e resultados podem ser revelados rapidamente.

A QuestionPro comunidades Online / Painel On-line é um produto evoluído a nível empresarial que pode ajudá-lo a fazer a transição da pesquisa offline para a pesquisa on-line com facilidade. Além disso, temos uma equipe para fazer o levantamento de idealizar, configurar, etc; para que você possa se concentrar no que é mais importante: o conhecimento!

Agendar demonstração virtual

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram