Pesquisa de satisfação empresarial: 5 benefícios de aplicá-la

A maioria dos proprietários de pequenas empresas entende a necessidade de fornecer o melhor serviço ao cliente. Mas, é discutível se falarmos sobre o quanto eles percebem sobre a importância de manter os funcionários felizes também. Existem várias maneiras de garantir a felicidade de seus trabalhadores e um dos melhores métodos é realizar uma pesquisa de satisfação empresarial. Se você é proprietário de uma empresa e não mantém sua equipe satisfeita e motivada, eles podem deixá-lo, e o custo da equipe em rotação constante causa danos significativos a médio e longo prazo. 

Por que você deve realizar uma pesquisa de satisfação empresarial para os funcionários?

1. Forneça anonimato

Certamente, se você perguntar a seus funcionários como se sentem trabalhando em sua empresa durante uma entrevista presencial, eles dirão que “está tudo bem” e nada mais. Se você solicitar que façam algumas recomendações sobre como melhorar a empresa, talvez não receba grandes propostas ou que sejam muito construtivas. Mas, se você fizer uma pesquisa de satisfação empresarial, na qual eles responderão anonimamente; garanto que o feedback será aberto de maneira eficaz. Pois, os funcionários tendem a evitar o confronto com seus superiores e as pesquisas anônimas certamente eliminam esse fator.

Veja: Complexo de Jonas e Millennials no ambiente de trabalho

2. Você receberá informações honestas e imparciais

Usando uma pesquisa empresarial, você permite que seus funcionários se expressem livremente. Você pode receber informações que não gostaria de ouvir, mas acredite que é de grande benefício para a empresa ter um feedback honesto; que os funcionários expressem seus sentimentos e também possa lhe oferecer novas ideias para melhorar. Atreva-se a saber o que seus funcionários realmente pensam!

Qual é o compromisso de trabalho para funcionários e empregadores?

3. Uma pesquisa de satisfação empresarial não é uma avaliação do desempenho do trabalhador

Vamos ser sinceros: quando você coloca os funcionários para responder a uma avaliação, é porque geralmente está procurando apenas uma coisa: gerar mais renda. Portanto, é improvável que você se preocupe em saber de alguma reclamação sobre sua empresa. O uso de uma pesquisa de satisfação empresarial fornecerá outras opiniões sobre o desempenho de sua equipe; e fornecerá comentários que você pode transformar em ações favoráveis para sua empresa.

Confira: 5 características para construir uma equipe de trabalho

4. Reduzir a rotatividade de pessoal

Ao permitir que seus funcionários se expressem, você reduzirá a taxa de abandono. Ao avaliar todas as despesas que envolvem a contratação de novos funcionários, incluindo papelada ou treinamento; entendemos que reduzir a rotatividade de funcionários ao mínimo é a chave para o sucesso da empresa.

Leia também: Como alcançar o desenvolvimento da força de trabalho em sua organização

5. Você terá uma equipe mais comprometida e produtiva

Se sua equipe perceber que você realmente se importa com eles e valorizar o feedback deles, é mais provável que se comprometam com os objetivos da sua empresa. 

Embora seja verdade que a realização de uma pesquisa de satisfação empresarial seja a melhor maneira de obter feedback de seus funcionários, também é de vital importância acompanhar todas as informações recebidas; a fim de melhorar a experiência de trabalho dos funcionários. Considere realizar essas pesquisas regularmente e, em seguida, agendar sessões de trabalho para compartilhar os resultados. No final, você terá excelentes resultados e cada membro da sua empresa remará em direção ao mesmo objetivo.

Avaliação de funcionários. Como sua força de trabalho se comporta?

A QuestionPro oferece uma ampla variedade de modelos de satisfação e avaliação de funcionários. Este é um bom ponto de partida para começar a coletar as informações necessárias.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Também recomendamos: Rotação de funcionários: como reduzi-la em uma organização