Como realizar pesquisas de tese?

Se você se encontra neste artigo, é muito provável que esteja iniciando o processo de pesquisa para o seu projeto de graduação e tenha muitas dúvidas que deseja resolver. Você está no lugar certo, temos algumas dicas para ajudá-lo a realizar suas pesquisas de tese.

As pesquisas são uma ótima ferramenta de ajuda para reunir as informações necessárias para verificar sua hipótese de pesquisa; e ajustar o necessário, antes de apresentar os resultados.

Como criar suas pesquisas de tese

Temos para você este guia que o ajudará a projetar suas pesquisas de tese. Siga estas etapas e execute-as efetivamente:

Estabeleça sua hipótese, tese e pergunta de pesquisa. Ao definir os pontos acima, você pode fazer as perguntas para obter as respostas necessárias.

Calcule sua amostra de estudo. Antes de começar a coletar as informações de sua pesquisa, é necessário definir o tamanho da amostra. Isto é, o número de pesquisas que você aplicará para que, dessa forma, os resultados não sejam afetados. Como selecionar uma amostra de estudo?

Crie suas perguntas. Agora a ação começa. Nesta etapa, é recomendável que você crie perguntas que sejam fáceis de entender para os entrevistados; que se não tenham detalhe técnico, sejam breves e diretas, evitando que a extensão de sua pesquisa o ajude a aumentar a taxa de resposta.

Aplique uma pesquisa piloto. Esse ponto é extremamente importante: após projetar sua pesquisa, você precisará aplicar uma pesquisa piloto que permita identificar erros que podem afetar sua pesquisa. Fazer um questionário: 7 passos para criá-lo em uma pesquisa

Faça as correções necessárias: depois de identificar os erros em sua pesquisa, você precisará fazer as correções necessárias para ajustá-lo. Para esta parte, você pode recorrer à pessoa que orienta seu projeto de tese.

Aplique a pesquisa: Agora, seu trabalho é aplicar a pesquisa à sua amostra de destino e coletar todas as informações necessárias para o seu projeto de tese. Lembre-se da importância dessa etapa e que a alteração do processo não terá nada de positivo; para a análise dos resultados de sua pesquisa. Pesquisa educacional: vantagens de realizá-las

Faça uma análise dos resultados: Depois de concluir a coleta das informações necessárias, é hora de esvaziar os dados e realizar uma observação qualitativa ou quantitativa, dependendo dos seus objetivos.

Escreva suas conclusões: Depois de conduzir sua análise, você deve verificar se os resultados respondem à sua hipótese e fazer um relatório onde indica cada elemento que forma sua estrutura metodológica. Design Thinking: saiba a importância de impulsioná-lo na sua empresa

Como conduzir suas pesquisas de tese com a QuestionPro

Se você está prestes a começar a aplicar suas pesquisas de tese, temos algumas recomendações que você definitivamente não deve ignorar:

Possivelmente ninguém falou com você sobre como a coleta de dados pode ser fácil para o seu estudo usando o software de pesquisa. O que permitirá que você alcance seu público-alvo facilmente.

A QuestionPro permite que você realize suas pesquisas de tese para obter as informações desejadas, visualizar os dados em tempo real. Assim como também realizar uma análise das informações eficazes para o seu estudo.

Esqueça o método tradicional e a impressão de centenas de folhas de papel que levarão mais de uma semana para se registrar em um Excel. Com a plataforma, você pode baixar os dados coletados em diferentes formatos.

Com a QuestionPro, você pode realizar uma pesquisa amigável e adicionar diferentes tipos de perguntas. Dependendo da sua pesquisa, como perguntas de múltipla escolha ou perguntas abertas, para obter informações mais detalhadas sobre os participantes.

Investigação acadêmica: Realize em uma pesquisa online

Vantagens 

A QuestionPro tem muitos benefícios para você e suas pesquisas de tese. A primeira delas é que agora renovamos e oferecemos uma Licença GRATUITA para que você e outros alunos possam aproveitar as incríveis funções da plataforma e realizar um estudo completamente profissional.

É isso mesmo, um dos nossos objetivos é que, com nossa ferramenta de coleta de dados, você possa realizar projetos que trazem grandes benefícios para a sociedade. Por isso, oferecemos funções que serão muito úteis para você de forma totalmente gratuita.

Um dos benefícios mais importantes é que você reduzirá os custos, não precisará mais pesquisar cada pessoa e imprimir milhares e milhares de folhas. Você pode enviar as pesquisas por email aos seus participantes; ou coletar as informações de um dispositivo móvel.

Saiba mais sobre os diferentes tipos de licenças oferecidos pela QuestionPro.

Leia também: Aprenda sobre pesquisas acadêmicas e o uso dessa ferramenta

Agora que você conhece todas as vantagens de conduzir suas pesquisas de tese usando a QuestionPro; é hora de iniciar seu projeto de graduação. Contate-nos! Ajudaremos você a alcançá-lo agora mesmo.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram