Prática empresarial em marketing

Hoje em dia, é  muito interessante avaliar de que maneira as empresas da america latina utilizam a prática empresarial para enfrentar os novos desafios que exigem o contexto sócio-económico de cada país. Em especial, naqueles onde a economia há baixado em situações de crise  ou diminuido suas vendas e lucros.

Frente a estas situações, é quase certo que apareçam muitas duvidas. E uma delas é se é possível “vender mais” em tempos de crise? Embora não pareça, a resposta é afirmativa.

Não é tarefa fácil, mas tão pouco impossível. Para isto, é necessário que as gerências adotem estratégias de acordo a cada uma das situações particulares da empresa. Nas quais ao meu critério não fogem do nosso sentido comum.

Dentro das práticas empresariais não podemos deixar de lado um plano de marketing. Para o qual requer que as pessoas que integram o plano e a gerencia conheçam com claridade os objetivos organizacionais. E além de conhecer, também, os compreendam e apresentem ações de mercado que se direcione para alcançar os objetivos.

Dicas para implementar a prática empresarial em marketing:

  1. Aumente seus clientes:

    se você já tem uma base de clientes bem estruturada deve manter-la, cuidar-la e aumentar a sua confiança. O importante é que sejas parte do crescimento do seu cliente; isso irá garantir a fidelidade do cliente e satisfação do cliente e, portanto, aumentar suas vendas. Lembre-se que um cliente satisfeito irá com certeza  te recomendar e irá atrair novos clientes.

  2. Revisa seu mercado e  procure  novos clientes

    :  ficar parado na crise e não ver as oportunidades que podem aparecer é o seu pior erro. Tenha claro qual é o seu alvo, o alcance de seus produtos e serviços, a quem há chegado,a quem queres chegar e aumente suas áreas de atenção. Pesquise sobre seu cliente.

  3. Prática empresarial, considere diferentes formas de fazer marketing:

    hoje existem várias maneiras que você tem para fazer marketing off-line e  on-line; não perca nenhuma oportunidae de analisar seu cliente e entender todas as oportunidades. Inclusive avalie se existem possibilidades de estabelecer um intercâmbio comercial onde consolide uma ação conjunta  entre empresas e você ofereça alguns dos seus serviços  Isso é útil e é amplamente utilizado entre as empresas. Apenas avalie as que melhor se adaptem aos seus produtos e / ou serviços, organizá-los, crie as suas idéias, programe-as e use-as. Mesmo em tempos de crise é necessário que invista,se a idéia é ter o reinvestimento a curto e / ou médio prazo.

Estas dicas são apenas uma pequena demonstração da prática empresarial dentro do  marketing e assim poder consolidar seus objetivos.


Sobre a autora:

Isa Gabriela Ramos é Analista de marketing com formação em Comunicação, Estratégias de Marketing, Liderança, Gerência e Educação

Dados de contato:
Email: isagabriela.ramos@gmail.com
Twitter: @igra0809
Linkedin: Isa Gabriela Ramos

Leia também:

Conselhos para universitários: Elabore melhores projeto de pesquisa

Conheça os de formulários on-line que você pode criar

Pesquisa de religião: exemplos de perguntas

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram