Passos para um processo de onboarding bem sucedido

Um processo de onboarding é a etapa em que a organização informa aos funcionários recém-contratados sobre os processos e operação da empresa para melhor integração à equipe de trabalho.

Encontrar e recrutar funcionários para sua empresa requer um certo conjunto de habilidades. Se você é gerente de Recursos Humanos e está lendo este artigo, vai concordar comigo.

A contratação de novos funcionários é um processo extremamente importante e não deve ser tomada como algo leve. Por isso é importante aplicar uma série de etapas que ajudarão você alcança-lo da melhor maneira.

Etapas para executar um processo de onboarding

Siga as etapas abaixo e faça com que a integração de seus novos funcionários seja bem-sucedida. Faça com que eles sintam que tomaram a decisão certa ingressando na sua Workforce!

Aqui estão 4 etapas para integrar um novo funcionário.

1. Prepare-se

Primeiro, a integração de um novo funcionário requer planejamento. Planeje seu cronograma, tenha seu local e equipe de trabalho prontos e toda a documentação necessária para uma integração completa. Informe todos os seus funcionários sobre as novas contratações e o trabalho que eles farão na empresa. Isso dará ao novo funcionário uma sensação de importância, sentirá que sua chegada era realmente esperada.

2. A recepção

No primeiro dia, agende um horário para apresentá-lo a todos e informe ao funcionário que ele é bem-vindo e já se sinta um membro da equipe:

  • Faça uma visita guiada e completa no escritório
  • Apresente-o aos colegas e mencione o papel das pessoas com as quais o funcionário colaborará.
  • Compartilhe informações essenciais sobre a dinâmica da equipe
  • Planeje uma reunião informal, por exemplo, durante o almoço, para falar sobre como ele se sente no primeiro dia.

3. Mantenha as expectativas claras

Desde a primeira semana, você deve estabelecer expectativas claras sobre a posição para obter os resultados desejados:

  • Converse com o novo funcionário sobre seus deveres e responsabilidades.
  • Defina o que você espera como empresa em termos de habilidades e atitudes.
  • Informe e disponibilize as políticas e procedimentos da empresa.
  • Informe sobre as obrigações para com a empresa e vice-versa.

4. Acompanhamento depois do onboarding

Uma vez que o funcionário esteja bem instalado, a integração não termina aí. É importante garantir que você assimile bem suas tarefas e saiba como suas funções contribuem para o desempenho geral da organização. Também reserve um tempo para coletar informações sobre o processo de orientação, perguntar se tudo está indo bem e se ele ou ela se sente à vontade no novo cargo.

Uma maneira de obter feedback do usuário no processo de integração é por meio de uma pesquisa de indução do trabalho na qual você pede a opinião dos funcionários, especialmente nas primeiras semanas ou meses de trabalho.

Os novos funcionários podem se sentir um pouco sobrecarregados, pois tudo ao seu redor é novo. Se você é um gerente sênior, deve garantir que seus gerentes não sejam apenas tecnicamente sólidos, mas também dominem as habilidades sociais.

O resultado final aqui será a retenção de funcionários, o aumento da produtividade e a melhoria constante do processo de integração. Para fazer isso, você precisará aplicar um bom questionário no processo de integração que permite coletar comentários e respostas necessárias para melhorar todo o processo.

Comunicação com os funcionários: dicas para melhorá-la

Benefícios da realização de uma pesquisa para o processo de onboarding

A experiência do onboarding varia significativamente de uma organização para outra. O processo de integração começa quando um candidato aceita a oferta e se torna um funcionário da sua organização.

É importante que esse processo seja levado a sério. A maioria das organizações perde esse primeiro passo importante .

Depois que o novo funcionário estiver a bordo, você precisará aplicar um questionário regularmente para coletar seus comentários e respostas relacionados a todo o processo.

Aqui estão alguns dos benefícios da realização de uma pesquisa para melhorar o processo de integração:

1. Aumento da vida útil dos funcionários

Ao implementar com sucesso um questionário de contratação, você pode aumentar o valor da vida de um funcionário.

Quando um novo funcionário ingressa na sua organização, seu desempenho será inicialmente baixo, pois eles ainda precisam entender o ambiente de trabalho e o que se espera dele. No entanto, com um questionário eficaz para novos funcionários, você pode conseguir duas coisas:

  • Reduzir o tempo total necessário para o funcionário contribuir totalmente com a equipe.
  • Que o funcionário acelere sua integração.

Veja também:Experiência de compra: compartilhe com seus funcionários

2. Identifique as lacunas

Você não pode melhorar efetivamente o processo de recrutamento ou incorporação sem realmente saber o que precisa mudar. Obter feedback dos novos funcionários o ajudará a identificar as lacunas em termos de necessidades de conhecimento, treinamento, desenvolvimento e muito mais.

3. Melhore o processo de feedback

Ao implementar um questionário para novos funcionários no processo de onboarding, você aprimora essencialmente o processo de feedback, melhorando os níveis de comprometimento. É importante que os novos funcionários sintam que estão sendo ouvidos e que as alterações mencionadas, quando apropriado, sejam implementadas para melhorar os resultados finais da organização.

Rotação de funcionários: como reduzi-la em uma organização

4. Dados valiosos do processo de onboarding

Você está sentado em uma mina de ouro de dados. Esses são os atributos mais poderosos de uma pesquisa. Seja consistente ano após ano, compare os dados obtidos e preste muita atenção à análise. Como organização, você pode até encontrar respostas para as perguntas que vem enfrentando há muito tempo.

Motivar seus funcionários: 5 estratégias para utilizar

Perguntas para fazer durante a primeira semana de trabalho

Entre as perguntas que você pode usar durante o processo de integração estão:

  1. Quais são as três coisas que você mais gostou no processo de incorporação?
  2. Quais atributos do seu trabalho você prefere?
  3. Que aspecto do seu trabalho lhe interessa?
  4. Você está satisfeito com as informações que foram compartilhadas quando ingressou na organização?
  5. Você concluiu o procedimento de documentação para se registrar?

Perguntas a serem feitas após a segunda semana de trabalho

Seus novos funcionários estão começando a se estabelecer e agora é um bom momento para perguntar se o processo está funcionando bem para eles.

  1. Você se sente preparado para enfrentar desafios?
  2. Você diria que entende seus colegas de equipe?
  3. Está recebendo ajuda suficiente para entender o trabalho que lhe foi atribuído?
  4. Suas perguntas estão sendo respondidas como você deseja?
  5. Você se dá bem com seu gerente e seus colegas de equipe?

Perguntas a serem feitas após três meses de trabalho

  1. O que você acha da cultura da organização?
  2. Você entende como o seu trabalho será avaliado?
  3. Você acha que suas ideias e opiniões são bem-vindas por seus colegas de equipe?
  4. Conhece os objetivos da organização?
  5. Você entende como seu trabalho contribui para o desenvolvimento da organização?

Funcionários comprometidos em gerar renda mais alta

Boas práticas para a pesquisa do processo de onboarding

Ao implementar a pesquisa para funcionários que estão no processo de onboarding, você deve entender que receberá muitos dados e que é melhor fazer algo com eles. Aqui estão as 5 melhores práticas a serem consideradas.

Sempre há um horário apropriado

Sempre há um momento apropriado para enviar uma pesquisa. Então, quando é a hora certa? Depois de uma semana, um mês, um semestre ou um ano? Independentemente de quando você decidir fazer isso, não deixe que seja tarde demais.

Seja breve

O cansaço da pesquisa é frequentemente considerada uma das principais razões para não completá-las. É importante que você mantenha o comprimento correto para que seus funcionários não fiquem entediados durante o preenchimento. É necessária a participação máxima para obter dados de boa qualidade.

Avalie a experiência dos funcionários

Não esqueça por que está usando a pesquisa: para registrar a experiência dos funcionários. Você precisa garantir que seus novos funcionários se encaixem na organização rapidamente. Por fim, crie um questionário levando em consideração o resultado final.

Veja também: Motivar seus funcionários: 5 estratégias para utilizar

Não faça perguntas tendenciosas no processo de onboarding

Não faça perguntas que levem seus funcionários a responder de uma certa maneira. Esses tipos de perguntas geralmente alteram a resposta do funcionário e os dados coletados podem ter desvios.

Faça apenas perguntas relevantes

A personalização das perguntas da pesquisa para atender às necessidades da sua organização evocará uma resposta melhor. Por favor, não copie cegamente as perguntas que têm muito pouco valor para a sua organização. Elas devem ser formulados corretamente para obter a resposta correta.

Este é o primeiro passo para receber novos funcionários e é melhor que seja a melhor experiência para as pessoas que acabaram de ingressar na organização.

Se esforçar nessa etapa de integração trará muitos benefícios para sua organização:

Diminuição da taxa de rotatividade;

Melhor adaptação entre novos e antigos funcionários;

Promove o sentimento de pertencer à empresa;

Redução do estresse e contribuição para o bem-estar no trabalho;

Maior produtividade.

Finalmente, como passamos a maior parte do tempo no trabalho, é melhor se divertir e se sentir confortáveis ao nosso redor. Uma boa integração promoverá esse bem-estar dentro da sua equipe!

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram.

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.