
Quando não temos certeza de como agir, observar as ações de outras pessoas nos dá muitas informações. É o que chamamos de prova social. Por exemplo:
- Testemunhos
- Recomendações
- Avaliações
- Avaliações de usuários
Digamos que você queira comprar um sofá novo. Você pesquisa em diferentes sites por um que caiba no seu orçamento e tenha todos os recursos extras que deseja.
Você leu as informações do produto no anúncio e olhou as fotos. Tudo parece se encaixar. Mas, quando coloca o item no carrinho, vê que o sofá tem apenas 4 de 10 estrelas nas avaliações.
De repente, toda a sua opinião sobre o sofá muda. Há alguns minutos, você achava que era a oferta perfeita, mas agora está em dúvida e quer pesquisar mais antes de tomar uma decisão final. Esse é o efeito da prova social.
Seja por meio de líderes do setor, avaliações, mídias sociais ou amigos e familiares, o que outras pessoas pensam sobre um produto pode influenciar significativamente sua opinião sobre comprá-lo.
Neste artigo, exploraremos o que é e seus tipos. Também forneceremos exemplos que você pode usar a seu favor em marketing e vendas. Mas, antes disso, vamos descobrir o que significa prova social.
Prova social é a ideia de que a evidência do que outras pessoas pensam pode mudar a opinião das outras. A prova social ocorre quando você hesita em experimentar uma nova marca até que um amigo lhe diga o quanto gosta dos produtos dela.
Grande parte da prova social está além do controle de uma marca. Uma marca não tem muito a dizer sobre o que seus amigos comentam entre si sobre produtos e empresas.
No entanto, ela tem mais controle sobre alguns tipos de prova social e pode usá-la para persuadir as pessoas que visitam seu site a escolher sua empresa.
Por exemplo, é a razão pela qual você não se levanta para caminhar durante a terceira hora de uma sessão de brainstorming, mesmo que queira. Mas, quando alguém mais corajoso se levanta, você faz o mesmo.
Existem muitos tipos de prova social, mas vamos dar uma olhada rápida em alguns dos mais eficazes antes de mostrar alguns exemplos de destaque.
Depoimentos e recomendações de clientes
Depoimentos de clientes são um tipo de prova social que pode assumir diferentes formas, como depoimentos escritos ou em vídeo. Eles são uma ótima maneira de mostrar que outra pessoa usou sua solução e gostou.
A recomendação funciona quando clientes atuais sugerem seus produtos e serviços a outras pessoas porque os consideram valiosos.
Compartilhamentos em redes sociais
As postagens nas redes sociais alcançam rapidamente um grande número de pessoas. Comentários positivos em plataformas como LinkedIn, Twitter, Facebook e Instagram ajudam a criar confiança na sua empresa e fazem com que as pessoas se sintam bem em relação a ela.
Avaliações
A maioria das pessoas lê avaliações de outros clientes antes de comprar algo. As avaliações diferem de outros tipos de prova social porque são mais precisas, não filtradas e autênticas.
Como as avaliações de clientes são publicadas em sites independentes, as empresas não têm muito controle sobre o que é dito.
Estudos de caso
Estudos de caso descrevem o sucesso de um consumidor ao usar um produto ou serviço. Esse tipo de prova social foca mais na jornada do cliente, incluindo onde ele estava antes do serviço e como a solução aliviou sua dor.
É uma maneira excelente de mostrar clientes satisfeitos e ilustrar como eles alcançaram os resultados desejados.
Avaliações dos usuários
Os usuários podem facilmente expressar suas opiniões sobre uma empresa, produto ou serviço por meio de avaliações. As classificações dos usuários podem ser usadas para quase tudo: classificar produtos em lojas online, exibir avaliações de clientes em sites de empresas, avaliar filmes e programas de TV em serviços de streaming, classificar e ranquear aplicativos na App Store, entre outros.
Assim, as avaliações dos usuários ajudam a entender como os clientes percebem seu produto ou serviço.
Vamos explorar alguns exemplos de prova social que ajudam a conquistar a confiança dos clientes:
Exemplo 1: Estudo de caso da Ahrefs
Os casos de uso geralmente são organizados por funções. E, embora o Ahrefs inclua funções e setores (como profissionais de marketing de conteúdo, blogueiros, agências, SaaS e comércio eletrônico), a empresa vai um passo além ao incluir especialistas em SEO.
Isso ajuda a conquistar clientes em potencial, já que esses profissionais são bem conhecidos e confiáveis em sua área.
Exemplo 2: A história de sucesso da Figma
Este exemplo de prova social vai além. A Figma não apenas compartilha histórias de sucesso de clientes, mas também cria guias que mostram como essas empresas usaram a ferramenta para obter sucesso.
Os guias destacam o poder da Figma e ensinam ao público recursos e estratégias de design específicas, incluindo apresentações, melhores práticas, exemplos e dicas.
Exemplo 3: Loom e a base de clientes da Semrush
Usar números como prova social é uma maneira rápida de captar a atenção do público e transmitir uma mensagem sem precisar dizer muito.
Tanto a Loom quanto a Semrush apresentam números difíceis de ignorar. A Loom mostra quantas pessoas, empresas e até países usam seus produtos para demonstrar sua popularidade.
O site da Semrush faz algo semelhante, mas de forma única: exibe o número de prêmios internacionais conquistados e a porcentagem de empresas da Fortune 500 que utilizam a plataforma.
Exemplo 4: Fidelidade do cliente do Mailchimp
O Mailchimp não só exibe os logotipos de seus principais clientes, como também mostra há quanto tempo cada empresa utiliza a plataforma. Isso reforça a fidelidade do cliente por meio de prova social, contribuindo para gerar confiança na marca.
Exemplo 5: Recomendações recentes
Os programas de marketing de referência da Freshly incorporam dois tipos essenciais de prova social: recomendações de clientes e compartilhamentos em mídias sociais.
Os clientes podem recomendar sua marca a amigos por meio de diversos métodos, incluindo o compartilhamento em redes sociais, ajudando sua marca a alcançar o maior número possível de pessoas. Além disso, essas recomendações oferecem um valor significativo.
Conclusão
Já falamos sobre o que é prova social, seus tipos e exemplos. Agora temos um conhecimento mais claro sobre o tema. Utilizar prova social em seu site, landing pages, e-mails de vendas, e-mails de marketing e outros canais é extremamente benéfico para qualquer empresa.
Esses são apenas alguns exemplos de como a prova social pode ajudar a fortalecer seu negócio nas decisões de compra dos clientes, gerar confiança e motivar os consumidores a agir.
Hoje em dia, as pessoas têm um pensamento mais crítico. Elas acreditam no que veem. Por isso, se você quer se destacar no mundo dos negócios, a prova social pode ser uma aliada poderosa.
Atualmente, é possível descobrir o que seus clientes pensam sobre seus produtos ou serviços. Ferramentas como a QuestionPro ajudam você a coletar feedback dos clientes, interpretá-lo e tomar ações para transformá-los em seus maiores defensores.
Com a ajuda da QuestionPro, você poderá identificar quais tipos de prova social são mais adequados para o seu negócio. Entre em contato com a equipe de especialistas para obter suporte sobre como aplicar a prova social na sua estratégia.