4 maneiras de satisfazer o cliente de uma loja online

Certamente você é um daqueles que pensam que ter uma loja online possui grandes vantagens, como horários flexíveis. É muito menos trabalho, mas também há grandes desafios, como satisfazer o cliente de uma loja online e oferecer a melhor experiência ao fazer sua compra na internet. Veja também: Os participantes: o sucesso de uma comunidade online

Nas lojas físicas pode-se ter uma idéia da experiência dos seus clientes, já que você vê as reações e interações que eles têm com a sua marca ao vivo. Isso não acontece no mundo online, já que você normalmente só sabe o nome, endereço e CEP de um cliente.

Como satisfazer o cliente de uma loja online?

Considere as dicas a seguir para oferecer a seus clientes uma excelente experiência de compras on-line. Confira também: Pesquisas de campo. Como fazê-las online sem internet

Verifique se o seu site é fácil de usar

Primeiro, olhe para o seu site e considere honestamente se é agradável aos olhos, fácil de usar e não requer muitos passos para fazer uma compra. Verifique também se o seu site é intuitivo, sem pop-ups e se carrega rapidamente.

Muitos compradores abandonam o site e, portanto, não fazem uma compra se a página for lenta e difícil de usar. Como muitos clientes usam celulares ou tablets eletrônicos para fazer compras on-line, verifique se seu site está otimizado para ser visto nesses dispositivos eletrônicos. Lembre-se que para satisfazer o cliente de uma loja online, além de oferecer os melhores preços e produtos, seu site deve ser otimizado para o uso dos compradores de hoje. Leia também: Fórmula NPS, utilize-a para saber o quanto seus clientes te recomendam

Mova suas operações para a nuvem

À medida que sua loja on-line cresce e se torna mais movimentada, você deve considerar o uso de um contact center na nuvem para responder às perguntas dos clientes e ajudar os usuários. Os clientes esperam uma experiência atualizada e isso inclui um mecanismo que os atende 24/7.

Um aplicativo para ajudar a satisfazer o cliente de uma loja online é uma excelente solução. Certifique-se de que seu aplicativo é altamente personalizado com base em seu website e produtos. Você conseguirá mais compras. 5 maneiras de usar a ferramenta NPS para impulsionar seu negócio

Faça que seja divertido comprar

Se você puder oferecer aos seus compradores uma experiência pessoal e positiva, inevitavelmente eles se sentirão motivados a voltar  à sua loja on-line. Uma maneira de fazer isso é oferecer um programa de pontos/incentivos com base no seu número de compras on-line. Algumas outras ideias incluem a criação de um fórum online. Nele os clientes podem conversar com outros compradores. Algo que você também pode fazer é adicionar o recurso “lista de desejos” à sua página. Isso permitirá que seus compradores armazenem os produtos que gostariam de comprar em suas próximas visitas. Também recomendamos a leitura de: Comunidade de pesquisa online – O que é e como utilizá-la.

Forneça um excelente atendimento ao cliente

As lojas físicas normalmente têm funcionários disponíveis para ajudá-lo quando você precisar. As lojas online precisam encontrar uma maneira de replicar essa experiência. Uma maneira de conseguir isso é oferecer um recurso de ajuda on-line na forma de bate-papo. Isso permite que seus clientes conversem em tempo real com pessoas que podem oferecer a ajuda necessária.

Você não deve se preocupar com seus clientes quando eles precisam de ajuda. Também é necessário estar ciente deles em outros momentos. Como por exemplo, gradecer quando eles fizerem uma compra e enviar pesquisas de acompanhamento on-line ou pesquisa de satisfação. Isso pode ajudá-lo a ganhar sua lealdade. Veja: O que é um bom Net Promoter Score (NPS)?

Como você pode ver, é fácil satisfazer o cliente de uma loja online e destacar sua empresa na internet. Boa sorte!

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.