• Skip to main content
  • Skip to primary sidebar
  • Skip to footer
QuestionPro

QuestionPro

questionpro logo
  • Produtos
    software para pesquisasSoftware para inqueritosFácil de usar e acessível para todos. Crie, envie e analise pesquisas onlineQuestionPro ResearchResearch SuiteFerramentas e serviços para ajudar você a descobrir insights complexos.Customer ExperienceCustomer ExperienceAs experiências mudam o mundo. Ofereça a melhor experiência com nosso software de gestão de CX.software de avaliação de desempenho e clima organizacionalEmployee ExperienceEmpodere seus líderes, tome decisões informadas e aumente o engajamento dos funcionários.
  • Soluções
    SoluçõesPainel de respondentesComunidades OnlinePesquisas OfflineJourney mapping
    Quizzes e enquetesLicença AcadêmicaQuestionPro BI
    FerramentasNet Promoter ScoreAskWhyAnálise ConjointQuestionPro IA
    MaxDiffClosed-LoopVan Westendorp
  • Recursos
    BlogeBooksModelos de pesquisaCentro de ajudaHistórias de sucesso
  • Características
  • Preços
Language
  • Portuguese de Portugal
  • English
  • Español (Spanish)
  • Português (Portuguese, Brazil)
  • Nederlands (Dutch)
  • العربية (Arabic)
  • Français (French)
  • Italiano (Italian)
  • 日本語 (Japanese)
  • Türkçe (Turkish)
  • Svenska (Swedish)
  • Hebrew IL
  • ไทย (Thai)
  • Deutsch (German)
Call Us
+1 800 531 0228 +1 (647) 956-1242 +52 999 402 4079 +49 301 663 5782 +44 20 3650 3166 +81-3-6869-1954 +61 2 8074 5080 +971 529 852 540
Log In Log In
Cadastrar

Home Inquéritos

7 elementos para a realização de inquéritos

Em algumas publicações anteriores, falámos sobre alguns dos elementos de elementos para fazer inquéritos ou quando os fazer, mas a verdade é que o mais importante nos inquéritos são os inquiridos, independentemente de sabermos a quem inquirir, devemos também fazer um inquérito completamente atrativo, não aborrecido e contendo os elementos necessários para atrair a atenção da pessoa que pretende responder.

Para fazer com que as pessoas respondam aos nossos inquéritos, não precisas de fazer magia, só precisas de uma ferramenta para criar inquéritos online e tem em conta estes elementos antes de o enviares para garantir o êxito do teu projeto.

7 elementos do inquérito a considerar:

1.- Introdução

Um dos elementos do design do questionário é a introdução, que é uma ótima maneira de definir o tom do questionário e agradecer aos questionados por dedicarem tempo a . Não se esqueça de ter uma introdução para seus questionários, mesmo que seja apenas uma frase simples. Se já tiveres uma introdução, o ideal é que ela não seja muito longa. Uma introdução longa torna a leitura pesada e aborrece os inquiridos, pelo que é menos provável que continuem com o inquérito.

Nos inquéritos em linha, é importante saberes o que fazer e o que não fazer. Tem em mente que esta parte do inquérito é uma espécie de boas-vindas, uma vez que estão prestes a dar-te um feedback valioso que será de grande ajuda para a sua investigação. Aqui tens mais algumas boas práticas para a introdução do teu inquérito em linha.

A maioria dos inquiridos pode decidir, ao ler uma introdução, se quer continuar com o inquérito ou não. Isto significa uma taxa de resposta mais baixa ou, no caso de continuares a responder, uma elevada probabilidade de obteres uma taxa de resposta honesta mais elevada.

Considera que existem centenas e milhares de inquéritos criados por profissionais e amadores em todo o mundo que pretendem recolher dados. Todos os criadores de sondagens querem atrair pessoas que lhes dêem um feedback verdadeiro e exato .

Se estiveres a pensar em quanta introdução é suficiente, se devo usar um tom formal ou informal, como incentivo as pessoas a permanecerem no questionário depois de lerem a introdução, estas não são as únicas questões que surgirão neste processo, existem muitos outros elementos do questionário  a considerar. No entanto, as dicas que partilhamos contigo hoje irão certamente ajudar-te.

2.- Lê o teu inquérito como se fosses o inquirido.

Ao criar um inquérito, é muito comum que nos envolvamos tanto que ficamos cegos e esquecemos o mais importante: relacionar o inquérito com os inquiridos. Certifica-te de que não estás a utilizar jargão ou palavras demasiado técnicas, e verifica se estás a utilizar uma linguagem simples que possa ser facilmente interpretada e que faça com que os inquiridos sejam capazes de responder às perguntas.

Tem em conta que nem todos os inquiridos são iguais e que a forma como vivenciam o inquérito pode ter impacto nos dados obtidos. Coloca-te na pele do teu painelista ou inquirido.Concebe o teu inquérito com perguntas adaptadas ao ponto de vista dos inquiridos. Pensa se a pergunta é compreensível, se responderias facilmente, se é uma pergunta aberta ou se tens de dar uma resposta mais específica. Lembra-te que um dos elementos da conceção do inquérito é também captar a atenção dos inquiridos e não aborrecê-los para que não abandonem a atividade.

A experiência de responder a um inquérito em linha tem de ser o melhor de todos, tens de motivar os participantes a exprimirem-se livremente e a partilharem connosco os conhecimentos de que necessitamos para tomar melhores decisões. Para isso, tem em conta as seguintes recomendações:

  • Cria um inquérito interessante, envolvente e acionável que fará com que os participantes se envolvam com . pesquisa de mercado e obtém dados confiáveis.
  • Facilita o processo. Se os inquiridos estiverem conscientes da importância e do objeto do estudo, é mais fácil darem as respostas adequadas que lhes são pedidas.

recomendações para os participantes no inquérito

3.- Consulta as tuas opções de resposta (duas vezes)

Tens a certeza de que estás a dar as respostas certas? Verifica novamente, talvez possas acrescentar outras opções como “Não aplicável”. Se não forneceres todas as opções de resposta possíveis, os respondentes podem sentir-se pressionados a escolher uma resposta aleatória, que não os representa, o que te dará dados errados.

É muito importante rever cuidadosamente as opções de resposta, certificar-se de que são coerentes e ajudar os inquiridos a compreender plenamente o que está a ser perguntado. Deve haver uma sequência, para que os inquiridos não seleccionem acidentalmente a resposta errada. 

Aleatoriza as tuas opções de resposta. A aleatoriedade das opções de resposta é outro elemento que contribui para a correta realização dos inquéritos e para evitar possíveis enviesamentos. A utilização de diferentes métodos de investigação de inquéritos pode ter um efeito no enviesamento da escolha de resposta. Por exemplo, se participarem num inquérito por telefone, é provável que escolham a última pergunta que ouviram, ao passo que, se responderem a um inquérito em linha, podem clicar na primeira opção.

O teu questionário usa escalas? Se sim, estás usando o mesmo número de pontos de escala em todo o questionário? Se uma de suas questo?es tiver apenas 4 pontos e outra tiver 5 ou mais, podera? estar perdendo a oportunidade de comparar essa questa?o com outra. Aqui estão algumas tipos de escalas de medição que todos os investigadores devem ter em mente.

4 – Verifica a ortografia

A ortografia é outro elemento da realização de inquéritos, por isso certifica-te de que não há erros ortográficos ou gramaticais no inquérito. Para verificar este último aspeto, podes ler o inquérito em voz alta para ti próprio, acredita, vais encontrar grandes diferenças.

Tem em atenção que uma vírgula mal colocada, um acento onde não deve ser colocado, pode fazer a diferença. Os inquiridos podem interpretar mal e fornecer informações que não serão úteis para a investigação.

5.- O teu inquérito é demasiado longo?

Lê o teu inquérito várias vezes e notarás o cansaço mental que provoca. Por isso, encontra o momento certo para dar aos inquiridos a pausa de que necessitam.

Quando vais para criar um inquérito online Existe a tentação de fazer muitas perguntas aos inquiridos, mas as pessoas raramente estão motivadas para responder a inquéritos longos. Então, como é que obtemos os dados de que precisamos? É por isso que os elementos da conceção do inquérito também incluem prestar a devida atenção à redação das perguntas para obter respostas da mais alta qualidade e perguntar apenas o que precisamos de saber.

Por exemplo, podes fazer uma pergunta Net Promoter Score e qual a probabilidade de seres recomendado a  por um amigo ou familiar. Considera que a resposta que obténs a cada pergunta que fazes deve ajudar-te a tomar uma decisão, caso contrário, é melhor descartá-la.

Para cada pergunta que incluíres no questionário, pergunta a ti próprio: “Como é que saber esta resposta me ajudará a tomar uma decisão?” Se não tiveres uma boa resposta, deixa-a de fora.

Aqui tens mais informações sobre os inquéritos e as desvantagens da sua utilização.

Lembra-te de que proporcionar uma boa experiência também faz parte dos elementos do inquérito e tens de ter em conta as pessoas que respondem através de vários dispositivos móveis (smartphones, tablets, etc.); não podes ter demasiadas perguntas, uma vez que estas não seriam visíveis no ecrã e terias de estar sempre a mudar de janela. Isto pode fazer com que a página não carregue ou que o utilizador fique simplesmente cansado e abandone o inquérito. O que poderia ser uma boa experiência para o inquirido responder a um inquérito quando quiser, onde quiser, respeitando o seu tempo e espaço, pode tornar-se aborrecido ou frustrante quando tem de responder a um inquérito com muitas perguntas através de um dispositivo móvel. Vê aqui 3 dicas importantes para a conceção de inquéritos móveis.

6.- Testa a utilização de lógicas para inquéritos.

Entre os elementos do inquérito, também devemos considerar a utilização de lógicas, uma vez que nos ajudam a marcar o rumo que o inquirido vai tomar, dependendo da resposta que der. As lógicas também ajudam a responder apenas às perguntas mais relevantes e tornam o inquérito mais rápido de completar, o que beneficia muito a nossa taxa de resposta.

Se quiseres manter os questionados satisfeitos, certifica-te de que eles respondem somente ao que é mais relevante para eles, usando lógica. s vezes, cometemos erros de programação acidentalmente e enviamos os questionados para as páginas erradas ou criamos um loop infinito e não há como terminar o questionário. Dedica algum tempo a verificar se tudo funciona a 100%. Verifica mais detalhes em como realizar um inquérito utilizando a lógica nas perguntas.

Considera a utilização de lógicas para te ajudar:

  • Reduzir o número de perguntas a responder num inquérito
  • Elimina as perguntas que não acrescentam valor aos resultados.
  • Reduz o tempo necessário para responder a um inquérito
  • Contribui para uma maior taxa de conclusão do inquérito. Talvez tenhas interesse em ler: Aumenta a taxa de resposta dos teus inquéritos.

7.- E-mail para distribuir os inquéritos

Se estiveres a distribuir os teus questionários por email, certifica-te de que o conteúdo é apropriado – isto é especialmente verdadeiro quando estás a interagir com os teus questionados pela primeira vez, por isso é melhor causar uma boa impressão. Tenta enviar alguns emails de teste para ter certeza de que o conteúdo ou a linha de assunto não fará com que seja detectado como spam e fique preso na caixa de lixo eletrônico.

Uma das maiores vantagens do envio de questionários por email é o alcance, mas há algumas práticas recomendadas a ter em conta para que as pessoas cliquem em e te dêem as respostas de que precisas. Aqui estão algumas recomendações:

  • Certifica-te de que o assunto do teu e-mail é apelativo e convida a abrir o e-mail. Personaliza o teu convite, utiliza as variáveis necessárias. Se vais oferecer um incentivo, certifica-te de que é claro para que ambas as partes beneficiem desta ação.
  • Utiliza um design atraente que seja profissional mas que, ao mesmo tempo, transmita confiança. É sempre bom testar previamente para saber qual o design que te trará os melhores resultados. Tem sempre em mente os utilizadores móveis, não te esqueças que os consumidores estão cada vez mais ligados à Internet, por isso dá-lhes todas as ferramentas necessárias para participarem eficazmente na pesquisa online.
  • Mantém os teus inquiridos informados sobre o objetivo do teu inquérito e sobre a utilização dos dados recolhidos. Informa-os de que estão a dar um contributo importante para o êxito da tua marca, produto ou serviço. Informa-os de que as informações recolhidas serão utilizadas exclusivamente para os fins do estudo.
  • Embora os inquéritos em linha tenham a vantagem de poderes responder-lhes sempre que quiseres, é sempre importante prever um prazo para a sua receção. Por isso, define uma data. Utilizando a ferramenta do QuestionPro, podes definir notificações de lembrete para aqueles que ainda não responderam ao inquérito. Não deixes que ninguém fique de fora! Passos para criar um lembrete de inquérito .
  • Os questionados gostam de saber quanto tempo levarão para responder ao questionário, portanto, é uma boa ideia mencionar isso no mailing. Estarás a ser honesto e a respeitar o tempo deles, e eles agradecer-te-ão por isso, respondendo corretamente.

Parabéns, já tens os elementos para fazer inquéritos online. inquéritos online  Chegou o momento de os enviar e, se seguires estas dicas à risca, terás certamente uma excelente taxa de resposta.



COMPARTILHE ESTE ARTIGO:

About the author
Andres Muguira

View all posts by Andres Muguira

Primary Sidebar

Obtenha insights com mais de 80 recursos gratuitos

Crie, envie e analise os seus inquéritos online em menos de 5 minutos!

Criar uma conta gratuita

RELATED ARTICLES

HubSpot - QuestionPro Integration

Ética na investigação: Importância e melhores práticas

Aug 05,2023

HubSpot - QuestionPro Integration

O que é uma população? Definición, tipos y métodos de estudio

Feb 06,2023

HubSpot - QuestionPro Integration

Tipos de observação: Características e vantagens

May 20,2023

MAIS TÓPICOS

  • Benefícios dos empregados
  • Compromisso com o cliente
  • Comunidades
  • Comunidades em linha
  • CX
  • Dicas
  • Envolvimento dos trabalhadores
  • Estratégia de marketing
  • Estudos de caso
  • Estudos de mercado
  • Experiência do cliente
  • Ferramentas e aplicações de investigação
  • Fidelidade do cliente
  • Força de trabalho
  • Força de trabalho
  • Funções melhoradas
  • Inquéritos
  • Inquéritos
  • Investigação académica
  • LivePolls
  • LivePolls
  • Marketing
  • Marketing
  • Melhores práticas
  • Negócio
  • PerguntaPro
  • Pesquisa de consumidores
  • Pesquisa de mercado
  • Produtos QuestionPro
  • Produtos QuestionPro
  • Retenção de empregados
  • Satisfação do cliente
  • Software de inquéritos
  • Tecnologia
  • Telemóvel
  • Tendências
  • Tomada de decisões
  • Uncategorized @pt
  • Votação

Footer

Postagens semelhantes:

Inquéritos e estudos longitudinais: O que são e como realizá-los

Inquéritos e estudos longitudinais: O que são e como realizá-los

Apr 14, 2025

Avaliação 360 graus online: O que é e como realizá-la

Avaliação 360 graus online: O que é e como realizá-la

Apr 11, 2025

O que é um criador de inquéritos e como utilizá-lo

O que é um criador de inquéritos e como utilizá-lo

Apr 10, 2025

Inquéritos Anónimos: A importância da confiança e sinceridade nas respostas

Inquéritos Anónimos: A importância da confiança e sinceridade nas respostas

Apr 9, 2025

Other categories

  • Benefícios dos empregados
  • Compromisso com o cliente
  • Comunidades
  • Comunidades em linha
  • CX
  • Dicas
  • Envolvimento dos trabalhadores
  • Estratégia de marketing
  • Estudos de caso
  • Estudos de mercado
  • Experiência do cliente
  • Ferramentas e aplicações de investigação
  • Fidelidade do cliente
  • Força de trabalho
  • Força de trabalho
  • Funções melhoradas
  • Inquéritos
  • Inquéritos
  • Investigação académica
  • LivePolls
  • LivePolls
  • Marketing
  • Marketing
  • Melhores práticas
  • Negócio
  • PerguntaPro
  • Pesquisa de consumidores
  • Pesquisa de mercado
  • Produtos QuestionPro
  • Produtos QuestionPro
  • Retenção de empregados
  • Satisfação do cliente
  • Software de inquéritos
  • Tecnologia
  • Telemóvel
  • Tendências
  • Tomada de decisões
  • Uncategorized @pt
  • Votação

questionpro-logo-nw
Central de ajuda & FAQ Chat ao vivo Cadastrar
  • Calculadora de amostra de pesquisa
  • Estudos de casos
  • Artigos do blog
  • Integrações
  • Lógicas para pesquisas
  • Tipos de perguntas para pesquisa
  • Análise de dados & relatórios
  • Demonstração da plataforma
  • Pesquisa online
  • Pesquisa de mercado
  • Pesquisa de satisfação
  • Pesquisa organizacional
  • Pesquisa eleitoral
  • Pesquisa de campo (offline)
  • Pesquisa por email
  • Pesquisa por mensagem de texto SMS
  • Pesquisa CATI (telefônica)
  • Pesquisa NPS (net promoter score)
  • Exemplo de pesquisa
  • Exame & Prova online
  • Experiência do cliente
  • Software de pesquisa
  • Comunidade online
  • Amostra de respondentes para pesquisa
  • Software de gestão da experiência do cliente
  • Avaliação 360º & clima laboral
  • Aplicativo para pesquisa offline
  • Livepools: quiz & votação online
  • QuestionPro Universidades
  • Características das licenças
  • Planos & Preços
  • Quem somos
  • Segurança e privacidade
  • NPS - Net Promoter Score
  • Escala Likert: o que é e como usar?
  • QuestionPro X Survey Monkey
  • Calculadora de tamanho da amostra
  • O que é enquete?
  • Focus group online
  • 10 exemplos de perguntas para enquete
  • Guia definitivo para pesquisas qualitativas
  • Tipos de perguntas de pesquisa online
  • Escala Likert
  • Análise conjunta (conjoint analysis)
  • Análise de dados por SPSS

QuestionPro no seu idioma

  • Portuguese de Portugal
  • English
  • Español (Spanish)
  • Português (Portuguese, Brazil)
  • Nederlands (Dutch)
  • العربية (Arabic)
  • Français (French)
  • Italiano (Italian)
  • 日本語 (Japanese)
  • Türkçe (Turkish)
  • Svenska (Swedish)
  • Hebrew IL
  • ไทย (Thai)
  • Deutsch (German)

Prêmios & certificados

  • survey-leader-asia-leader-2023
  • survey-leader-asiapacific-leader-2023
  • survey-leader-enterprise-leader-2023
  • survey-leader-europe-leader-2023
  • survey-leader-latinamerica-leader-2023
  • survey-leader-leader-2023
  • survey-leader-middleeast-leader-2023
  • survey-leader-mid-market-leader-2023
  • survey-leader-small-business-leader-2023
  • survey-leader-unitedkingdom-leader-2023
  • survey-momentumleader-leader-2023
  • bbb-acredited
O Diário da Experiência

Encontre ideias inovadoras sobre Experience Management dos especialistas

  • © 2022 Software de pesquisa QuestionPro | +1 (800) 531 0228
  • Mapa do site
  • Declaração de privacidade
  • Termos de uso