
Qualquer organização que tenha tido um sucesso consistente! investiu nos seus empregados e na cultura de trabalho!
Certamente, uma empresa é tão boa quanto os seus clientes, e o sucesso dos clientes é tão bom quanto o empenho dos empregados.
Mas há vários factores que devem ser tidos em conta para o conseguir. A ambiente de trabalho positivo é o início de grandes resultados.
O que é a cultura do trabalho?
Definimos cultura de trabalho como as palavras, acções, valores e crenças que fazem da tua organização aquilo que ela é.
A cultura de trabalho influencia a experiência do trabalhador experiência do trabalhador a cultura de trabalho influencia a experiência dos trabalhadores desde o momento em que são contratados até ao momento em que deixam a organização.
E acima de tudo: a cultura de trabalho só funciona se reforçares e clarificares o que impulsiona o sucesso da tua empresa. impulsiona o sucesso da tua empresa. Não existe uma receita única para ter uma boa ou má cultura. Uma cultura só é útil se for a cultura certa para a tua força de trabalho única e distinta, para o mercado e os consumidores que serves e para o que a tua organização está disposta a alcançar.
A cultura de trabalho atual está a dar origem a um novo tipo de tipo de desempenho dentro das empresas. A cultura tem a ver com o que é profundamente valorizado no sistema e, por isso, é importante garantir que o que é valorizado está relacionado com o que impulsiona o sucesso da empresa.
“Os teus empregados são o teu melhor ativo” e, na maioria das vezes, sentem-se como uma engrenagem de um sistema, cumprindo o seu tempo.
Importância da cultura de trabalho
Estas são algumas das razões pelas quais deves promover uma cultura de trabalho positiva no local de trabalho:
Atrair e manter bons empregados.
Os funcionários passam mais tempo no trabalho do que em casa, por isso é natural que queiram desfrutar do seu trabalho. Isso também significa que, se quiseres atrair os melhores funcionários e manter os melhores desempenhos, é melhor levares a tua cultura a sério. Num estudo da Deloitte Global Human Capital Trends 2019, a cultura e o envolvimento estavam no topo da agenda organizacional. Uma cultura e um envolvimento influentes atraem boas pessoas e reduzem o número de pessoas na organização. desgaste no trabalho.
2. facilita o envolvimento e a retenção
O envolvimento e a retenção dos empregados estão no topo da lista de qualquer organização. Os empregados podem ser contratados com sucesso, mas o abandono da organização pode custar caro.
De acordo com um estudo da Gallup, as funções/departamentos que estão empenhados têm menos 59% de desgaste. Os colaboradores empenhados são cruciais para qualquer organização; melhoram o desempenho da organização. retenção de trabalhadoresSão altamente produtivos e contribuem significativamente para as receitas da organização.
3. melhora o desempenho dos empregados
Os trabalhadores que se sentem ligados, empenhados e orgulhosos de pertencerem à sua empresa têm muito mais probabilidades de fazer mais do que aquilo que lhes é pedido. São produtivos no desempenho das suas tarefas, ausentam-se menos e contribuem porque querem (e não porque são obrigados). Estão dispostos a aparecer no trabalho, a trabalhar em novas tarefas, a colaborar com colegas e equipas e são imensamente produtivos.
Caraterísticas da cultura de trabalho
As caraterísticas mais importantes da cultura de trabalho são:
- Reconhecimento do trabalho: Os chefes são como pais no local de trabalho. Parece demasiado dramático à primeira vista, mas pensa nisso e tornar-se-á mais do que óbvio. A quem se dirige um empregado quando tem uma pergunta? A um bom chefe. A quem se dirige um empregado quando precisa de apoio? Mais uma vez, a um chefe. A quem é que um empregado tenta impressionar com o seu trabalho árduo e dedicação? Sabes a resposta!
Quando os gestores e os supervisores não se apercebem deste facto, é quando o empenho dos trabalhadores se desmorona. É nesta altura que se verifica a maior insatisfação por parte dos trabalhadores, que se sentem ignorados e não reconhecidos, o que normalmente leva a que os trabalhadores se sintam desmotivados para fazer o seu trabalho.
Juntamente com a motivação dos empregadosSe tiveres uma má cultura no local de trabalho, a satisfação do cliente diminui e, consequentemente, obténs menos contactos e menos vendas. Uma má cultura no local de trabalho pode ser um fator de destruição interna da tua organização. - Ganha a partir de dentro: Se mantiveres os teus empregados motivados no trabalho, podes mudar tudo (de uma forma positiva). Podes ganhar na tua organização e podes fazê-lo sem gastar um cêntimo. Os clientes não dependem do patrão ou do diretor-geral de uma empresa, dependem dos empregados para prestar um excelente serviço. É com eles que estão em contacto permanente. Por isso, começa a trabalhar na criação de uma cultura de trabalho excelente e define o sucesso da tua organização.
Como melhorar a cultura de trabalho?
Começa por manter os teus empregados felizes e empenhados..
Muitos de nós invejam o incrível clima organizacional de empresas como a Google e a Netflix, mas estamos a perder um ponto importante.
A cultura não tem a ver com ser fixe ou ter empregados felizes. empregados felizes. Trata-se de reforçar o que impulsiona o sucesso da empresa e, em seguida, ser capaz de adotar a cultura (por vezes, um processo de cada vez) à medida que os mercados e a dinâmica interna mudam.
Quanto mais felizes os teus empregados estiverem no trabalho, melhores embaixadores serão fora do teu escritório quando falarem do local onde trabalham. Por isso, mede o envolvimento dos empregados é muito importante.
Isto pode ser demasiado simples, mas quando se trata de mudar a cultura de trabalho, a maioria das pessoas vê-se num de dois campos: os planeadores ou os experimentadores.
Os planeadores querem saber para onde vão antes de começarem a andar. Concentra-se em objectivos, prioridades e contingências.
Os experimentadores, por outro lado, podem sentir-se limitados ou constrangidos pelo plano. Querem experimentar e aprender fazendo, e sentem-se mais felizes por “seguirem a corrente”.
Como podes imaginar, estes dois campos adoptam abordagens distintas em relação à mudança da cultura de trabalho. Que abordagem deves adotar? Francamente, depende de ti.
Nenhuma das abordagens tem o monopólio da forma mais eficaz de efetuar mudanças organizacionais. Mas tens de escolher cuidadosamente a tua abordagem. Pensa na cultura e na liderança existentes, por exemplo. É bem possível que uma abordagem seja mais compatível do que a outra.
Envolvimento dos trabalhadores e cultura de trabalho: Encontrar a avaliação certa
O primeiro passo é avaliar a cultura de trabalho. Pode haver avaliações que funcionem melhor para ti. A mudança cultural é complexa e cada organização é única, por isso não esperes encontrar uma ciência válida que “prove” que uma avaliação é melhor do que outras.
Por isso, faz alguma pesquisa para encontrares um que aches que seja o melhor para ti. Eis alguns dos elementos que devem estar presentes num inquérito sobre o clima de trabalho.
Todas as avaliações apontam-te uma direção. Pensa no que é importante e porquê.
Certifica-te de que te sentes confortável com a tua avaliação. Terás de decidir se este quadro funcionará ou não para a tua organização. Tenta não comparar a tua cultura com a de outras organizações “excelentes”. Só porque funcionou para elas, não significa que funcionará para ti.
A diagnóstico da cultura de trabalho pode indicar-te uma direção, mas não te deve dizer especificamente o que fazer. Encontra um equilíbrio na forma como a avaliação descreve a tua cultura, em vez de te dizer como achas que ela deve ser.
Passos para mudar a cultura de trabalho da tua organização
Quando tiveres os resultados da avaliação, estás pronto para planear e implementar quaisquer alterações. A avaliação deve ter-te ajudado a clarificar o que é realmente valorizado (em termos do que impulsiona o sucesso) e, esperemos, que agora também tenhas alguma clareza sobre o estado atual e desejado da tua cultura de trabalho.
Não te preocupes se estas duas imagens não estiverem 100% completas. Podes esclarecer as lacunas à medida que fores avançando. Mas deves ter clareza suficiente para começar o trabalho cultural, que incluirá estas áreas:
Talvez tenhas interesse em ler: Como resolver os problemas de clima organizacional numa empresa?
- Envolvimento dos trabalhadores: Processos
Por mais aborrecido que pareça, deves começar com a mudança de processos. Normalmente, há alguns que podem ter um impacto notório e significativo na cultura, e precisas desses ganhos rápidos para gerar algum impulso.
- Envolvimento dos trabalhadores: mentalidade
O “estado atual” da tua cultura está enraizado na mentalidade individual dos teus colaboradores e na abordagem à forma como o trabalho é feito e ao que é valorizado.
A mudança cultural implicará a transformação ativa destas abordagens, em especial entre os líderes, os gestores e os indivíduos de estatuto elevado.
- Cultura e empenho dos trabalhadores: língua
Precisarás de uma nova linguagem, de um novo código, de certa forma, para manter a mudança de cultura de trabalho na mente dos teus empregados, para que eles a possam fazer acontecer diariamente.
- Envolvimento dos trabalhadores: Comportamento
Talvez este seja um subconjunto de todos os itens acima, mas nada muda se o comportamento organizacional não mudar. Identifica os novos comportamentos e trabalha com eles.
Não te esqueças que o objetivo de medir e mudar a tua cultura de trabalho é impulsionar o sucesso do negócio. À medida que avança com planos de ação concebidos para mudar a cultura, certifica-se de que tem uma ideia clara de como irá medir o progresso.