
Falar de marketing digital é um tópico extremamente amplo que envolve diferentes actividades e áreas de especialização, tais como: redes sociais, blogues, meios digitais, campanhas de e-mail, estratégias de SEO e SEM, para citar algumas. Desta vez, a pergunta é: o que é o marketing digital?
Por vezes, temos tendência a confundir alguns conceitos como a publicidade, que é uma parte importante do marketing porque nos ajuda a estabelecer através de que meios nos podemos dar a conhecer como empresa ou negócio, outro conceito é o de vendas, que em princípio pode ocorrer sem marketing mas trabalhando em conjunto com estratégias de marketing digital se as estratégias de marketing digital forem bem executadas, traduzir-se-ão em lucros para a empresa com um maior retorno do investimento.
Porquê criar campanhas de marketing digital?
Podemos entender que o marketing digital se dedica a promover o consumo de, por exemplo, recursos tecnológicos.
Quando um utilizador compra um telemóvel topo de gama que satisfaz as suas expectativas, depara-se subitamente com um anúncio da mesma empresa com a versão mais recente do dispositivo, mas agora com uma câmara tripla; sem ter tido necessidade de mudar de telemóvel, o utilizador pensa agora: “Ei, eu devia ter essa versão mais recente! O utilizador não é um especialista em fotografia, mas gostaria de partilhar os seus momentos com fotografias fantásticas nas redes sociais.
Podes pensar que o marketing consiste em gerar necessidades que promovam de alguma forma a atração dos clientes para a compra de um produto ou serviço, no entanto o marketing também dá respostas aos utilizadores, não se pode gerar ou inovar um produto sem antes saber o que o cliente procura, para isso são realizados estudos de mercado Estes são utilizados para obter resultados precisos sobre o que o cliente espera das marcas e servem para saber se estamos a aplicar corretamente as nossas estratégias de marketing.
Importância do marketing digital
O marketing digital ajuda a orientar as empresas para um público-alvo. O mercado atual não pode ser ignorado, os profissionais de marketing devem ser capazes de compreender o que o mercado ou o ambiente de mercado, conhecido como macroambiente, está a dizer.
Por exemplo, para a indústria hoteleira, é interessante obter feedback dos hóspedes, dos viajantes, saber quais são as suas opiniões e o que a concorrência está a fazer na indústria para atrair novos hóspedes e manter os clientes habituais.
É assim que o mercado e o seu ambiente estabelecem uma série de orientações, tais como o custo aproximado por estadia num hotel de 5 estrelas na época de verão, ou as estratégias de preços das companhias aéreas na época de férias, quais e como são os melhores programas de pontos ou recompensas que oferecem benefícios atractivos, etc.
Por outras palavras, o marketing digital é uma troca no processo de planeamento e execução do desenvolvimento de um produto e/ou serviço em que estão envolvidos elementos como o mercado, as necessidades, desejos e exigências do cliente, o valor dos produtos e serviços, a qualidade, a satisfação e a troca de transacções e relações comerciais.
O marketing envolve quatro elementos-chave: produto, preço, promoção e distribuição, a fim de criar trocas que satisfaçam os objectivos individuais e organizacionais.
Por outro lado, o marketing e o marketing digital não visam apenas maximizar as vendas, mas para atingir os objectivos acima referidos, é necessário fomentar uma cultura de marketing na empresa que se concentre na entrega de valor ao cliente; mudanças organizacionais, afetação de recursos, análise e avaliação de grupos estratégicos.
Sabe mais sobre a importância de ter uma cultura digital na tua empresa.
Diferenças entre o marketing digital e o marketing tradicional
O marketing tradicional é diferente do marketing digital, no marketing tradicional a gestão dos recursos é feita num ambiente físico, enquanto no marketing digital não é necessário trabalhar num ambiente físico e os intermediários desaparecem. Por exemplo, a compra de bilhetes de avião, em que o cliente pode fazê-lo diretamente com a empresa sem ter de se dirigir, por exemplo, a uma agência.
O marketing divide-se, assim, em duas áreas: o marketing estratégico e o marketing operacional, sendo o primeiro absolutamente fundamental, de tal forma que, se não for contemplado, estaremos a levar a cabo acções operacionais que podem ou não ser bem sucedidas.
Estes ambientes são claros no marketing tradicional, mas em termos de marketing digital: se os objectivos estratégicos não forem claros, serão tomadas acções que não serão capazes de identificar as necessidades da empresa, mostrando assim a importância de estabelecer uma visão e uma estratégia de marketing claras para a empresa.
A mente do consumidor não tem limites, tal como o marketing.. O marketing digital converge com um cliente mais informado, que, longe de ser o recetor, é agora aquele que produz conteúdos que ecoam os produtos ou serviços que oferecemos; partilha as suas experiências com os seus amigos nas redes sociais, que são documentadas com fotografias, vídeos, comentários, gostos ou recomendações.
Por outras palavras, o marketing digital pode definir orientações a seguir durante o processo de decisão de compra e os factores decisivos que intervêm quando um cliente efectua uma compra, uma vez que pode ser uma das análises mais complexas, envolvendo diferentes elementos a ter em conta.
Para além do canal de acesso, da navegação e clareza do sítio e da segmentação correta, existem também os factores que influenciam o comportamento do consumidor. O comportamento do consumidor que englobam termos económicos, familiares e sociais.
Talvez estejas interessado em conhecer alguns mitos sobre SEO para a tua próxima estratégia de marketing digital:
Mestre em Marketing Digital e E-Commerce, 9 anos de experiência a trabalhar nas áreas de administração de TI, comércio eletrónico, gestão de projectos, serviços de TI. Atualmente trabalho como Digital Specialist no sector do turismo.