
Como observador de tendências no espaço da tecnologia de investigação, reparei num padrão consistente ao longo dos últimos anos: o interesse dos CEO na análise de dados e na inteligência empresarial é constante e está a aumentar.
Isto faz todo o sentido, uma vez que as empresas começaram a aperceber-se de que precisam de explorar fontes de informação internas e externas para poderem competir em mercados em rápida mudança. A análise, incluindo a análise de dados da Web, é um elemento fundamental tanto no ambiente de consumo como no ambiente empresarial.
Onde se situa exatamente a linha divisória entre a análise de dados e a inteligência empresarial?
É uma questão de perspetiva: a maior parte das operações analíticas inclui uma componente prospetiva sobre a forma como os diferentes eventos podem ser modelados ou jogados, enquanto o business intelligence (BI) tem uma visão do passado, examinando as tendências históricas.
Onde é que os estudos de mercado se enquadram nesta mistura? A minha experiência diz-me que se enquadra no meio dos dados comportamentais e das atitudes que os impulsionam. Os principais exemplos são o business intelligence e a análise comportamental, os dados financeiros mensais e as transacções de vendas semanais. Estas técnicas ajudam a responder a perguntas sobre a forma como os clientes e os potenciais clientes se relacionam com o que a tua empresa oferece. No entanto, não nos fornecem informações sobre o motivo pelo qual as coisas aconteceram.
Dito isto: os estudos de mercado ou, neste caso, os inquéritos(dados quantitativos) e os estudos qualitativos (grupos de discussão, entrevistas aprofundadas, etnografia, etc.) colocam uma forte ênfase na resposta às razões pelas quais os nossos clientes actuais e potenciais estão interessados nos nossos produtos e serviços.
Se queres ter uma visão completa do mercado, tens de utilizar ambas as abordagens.
Se te concentrares apenas em como e quando um cliente decide fazer negócio com a tua empresa, então estás a deixar para trás uma parte fundamental da equação. Podemos aprender com a análise do comportamento do consumidor que o comportamento é precedido pela formação de atitudes e intenções comportamentais. A melhor forma de identificar estes componentes é através de inquéritos e estudos qualitativos.
A análise transacional (a base da análise de dados e da inteligência empresarial (BI)), em conjunto com uma maior compreensão das atitudes que impulsionam estes comportamentos através de um programa de estudos de mercado, equipará a sua empresa para competir no mercado atual.
As plataformas em linha, como o QuestionPro, fornecem as ferramentas necessárias para aproveitar as mudanças no comportamento dos clientes e compreender por que razão agem de determinadas formas, de modo a que qualquer empresa possa tomar melhores decisões.