
Sabes se os teus empregados são felizes, mais produtivos e mais motivados? A gestão de pessoal é indispensável para conseguires isto e muito mais.
Uma gestão eficaz garante que o pessoal trabalha continuamente no seu desenvolvimento profissional, mantendo os objectivos individuais e organizacionais alinhados.
Vamos saber mais sobre este contexto que te ajudará a melhorar o desempenho da tua força de trabalho.
O que é a gestão do pessoal?
A gestão do pessoal é a parte da gestão dos recursos humanos. que se centra no recrutamento, seleção e formação do pessoal de forma a ajudá-lo a levar a sua organização para o nível seguinte. Trata-se também de reter os melhores talentos dentro da tua organização.
O apoio ao pessoal é um dos aspectos fundamentais da gestão dos trabalhadores, uma vez que o pessoal é o ativo mais valioso da sua organização. É por isso que é importante que estejam satisfeitos e tenham acesso a todas as ferramentas e recursos de que necessitam para darem o seu melhor.
Tipos de gestão do pessoal
A gestão das pessoas é um processo que pode ser visto ou abordado sob vários ângulos. Em termos gerais, identificámos três tipos de gestão dos trabalhadores: estratégica, tática e operacional.
1. gestão estratégica do pessoal
A gestão estratégica do pessoal centra-se principalmente nas necessidades dos trabalhadores actuais e futuros. As tuas políticas de pessoal actuais estão a funcionar?
Os principais factores a examinar são a política de recrutamento, a rotação do pessoal e a rotatividade do pessoal e os níveis de satisfação dos trabalhadores. Com esta informação, poderás prever as tuas necessidades de pessoal a curto e a longo prazo.
2) Gestão tática do pessoal
A gestão tática centra-se principalmente no desenvolvimento e planeamento de todos os recursos humanos da tua organização:
Planeamento dos níveis de pessoal e dos horários, com base na procura quantitativa e qualitativa de recursos humanos e nas competências disponíveis, bem como atualização dos planos de rotação do pessoal a longo prazo, etc.
É importante criar quadros de recrutamento, seleção e formação do pessoal, dispor de uma estruturação organizacional, funcional (avaliação das funções, condições de emprego, sistema de remuneração, etc.) e técnica (ferramentas e outros instrumentos de RH) dos recursos humanos.
Sabe mais sobre as funções do Departamento de Recursos Humanos.
3. gestão do pessoal operacional
A gestão operacional do pessoal centra-se principalmente nas funções ou processos de apoio relacionados com o ingresso de pessoal, por exemplo, recrutamento, seleção, integração, desenvolvimento profissional contínuo, etc.
Os exemplos incluem
- Estabelece os fluxos de trabalho do processo de recrutamento e seleção.
- Cria e mantém registos do pessoal.
- Gestão dos exames médicos (se aplicável).
- Emissão de bilhetes de identidade, ferramentas, veículos, etc.
Além disso, todos os investimentos em pessoal e actividades de desenvolvimento profissional contínuo também fazem parte da gestão operacional do pessoal.
Os exemplos incluem
- Educação e formação
- Avaliações de desempenho e avaliações dos empregados
- Aconselhamento profissional
- Planos de doença e de férias
- Controlo do tempo e folhas de presença
- Processamento de salários
- Processos de despedimento
Objectivos da gestão do pessoal
A gestão do pessoal visa atingir vários objectivos-chave, mas o seu principal objetivo é criar um ambiente de trabalho em que o pessoal possa dar o melhor de si.
1. adquire e põe em prática conhecimentos e competências
A gestão é uma ferramenta que te pode ajudar a colocar as pessoas certas no lugar certo, no momento certo, e a transformar a tua empresa numa organização que aprende, que tem uma vantagem competitiva e está preparada para o futuro.
2. Criar um compromisso
Podes utilizar a gestão do pessoal para te ajudar a criar um maior envolvimento de várias formas, por exemplo, através de sistemas de remuneração justos, bons benefícios adicionais e oportunidades de formação e desenvolvimento profissional/pessoal.
Descobre como conseguir um melhor envolvimento dos empregados
3. trabalha de forma mais eficiente
Em muitas organizações, os processos operacionais estão longe de ser óptimos porque as pessoas erradas estão a trabalhar no lugar errado, ou porque se desperdiçam tempo, dinheiro e recursos valiosos. A gestão de pessoas pode ajudar-te a corrigir estes problemas.
4. Reduzir a rotação do pessoal
A elevada rotação de pessoal é prejudicial para a continuidade operacional da tua empresa. Quando o pessoal sai, perde-se conhecimento e experiência valiosos e gasta-se muito tempo a recrutar e a formar substitutos.
Uma boa gestão ajuda-te a dar aos teus empregados as ferramentas e os recursos de que necessitam para darem o melhor de si e continuarem a crescer pessoal e profissionalmente. Os empregados felizes e satisfeitos não são apenas mais produtivos, são também mais leais porque se sentem mais apreciados.
Benefícios de uma boa gestão dos recursos humanos
As vantagens de ter um bom sistema de gestão de pessoal são enormes, incluindo as seguintes
1. O pessoal tem a liberdade e a flexibilidade necessárias para se destacar
Ao apostar no desenvolvimento profissional contínuo, o teu pessoal tem a liberdade e a flexibilidade necessárias para se destacar. Uma organização rígida e inflexível tornar-se-á então uma organização mais orientada para o valor, nomeadamente em termos do valor acrescentado que o seu pessoal traz.
2. incentiva o desenvolvimento profissional contínuo
A gestão das pessoas implica o estabelecimento de objectivos e a definição de quadros em que o pessoal participa plenamente na sua consecução. Desafia o pessoal a utilizar plenamente a sua criatividade e profissionalismo, a sentir satisfação no seu trabalho e a partilhar o sucesso.
Uma vez atingida uma meta ou um objetivo, o próximo está pronto e à espera, como um estímulo para o desenvolvimento e crescimento profissionais contínuos. A gestão dos trabalhadores também incentiva a aprendizagem ao longo da vida e a formação no local de trabalho.
3. assegura a continuidade a longo prazo
O pessoal deixa uma organização por muitas razões: escassez no mercado de trabalho, reforma, concorrência. As boas práticas de gestão de pessoal facilitam a compreensão das saídas de pessoal, quer sejam esperadas ou inesperadas. Isto ajudar-te-á a manter uma certa continuidade operacional a longo prazo.
Conhece as vantagens de aplicar inquéritos de saída dos empregados.
Conclusão
A gestão do pessoal exige uma visão clara de todas as competências, conhecimentos e qualificações do teu pessoal. Para tal, é necessário incentivar a escuta, a comunicação e a consideração das aspirações do pessoal. Este processo tem por objetivo melhorar o bem-estar dos trabalhadores e a produtividade da empresa no seu conjunto.
Aplicar inquéritos aos trabalhadores é ideal para obter todas as informações necessárias para a tomada de decisões. Com os dados recolhidos, as empresas podem criar as estratégias corretas que as ajudem a obter o melhor desempenho e satisfação dos seus colaboradores.
Na QuestionPro, dispomos de uma série de ferramentas para te ajudar a ouvir a voz dos voz do empregado. Solicita uma demonstração da nossa plataforma agora!