• Skip to main content
  • Skip to primary sidebar
  • Skip to footer
QuestionPro

QuestionPro

questionpro logo
  • Produtos
    software para pesquisasSoftware para inqueritosFácil de usar e acessível para todos. Crie, envie e analise pesquisas onlineQuestionPro ResearchResearch SuiteFerramentas e serviços para ajudar você a descobrir insights complexos.Customer ExperienceCustomer ExperienceAs experiências mudam o mundo. Ofereça a melhor experiência com nosso software de gestão de CX.software de avaliação de desempenho e clima organizacionalEmployee ExperienceEmpodere seus líderes, tome decisões informadas e aumente o engajamento dos funcionários.
  • Soluções
    SoluçõesPainel de respondentesComunidades OnlinePesquisas OfflineJourney mapping
    Quizzes e enquetesLicença AcadêmicaQuestionPro BI
    FerramentasNet Promoter ScoreAskWhyAnálise ConjointQuestionPro IA
    MaxDiffClosed-LoopVan Westendorp
  • Recursos
    BlogeBooksModelos de pesquisaCentro de ajudaHistórias de sucessoCalculadora de amostra
  • Características
  • Preços
Language
  • Portuguese de Portugal
  • English
  • Español (Spanish)
  • Português (Portuguese, Brazil)
  • Nederlands (Dutch)
  • العربية (Arabic)
  • Français (French)
  • Italiano (Italian)
  • 日本語 (Japanese)
  • Türkçe (Turkish)
  • Svenska (Swedish)
  • Hebrew IL
  • ไทย (Thai)
  • Deutsch (German)
Call Us
+1 800 531 0228 +1 (647) 956-1242 +52 999 402 4079 +49 301 663 5782 +44 20 3650 3166 +81-3-6869-1954 +61 2 8074 5080 +971 529 852 540
Log In Log In
Cadastrar

Home Pesquisa de mercado

Metodologia participativa: Definição, caraterísticas e técnicas

A metodologia participativa surgiu por volta dos anos 60 e, desde então, ganhou grande relevância, sobretudo no domínio das ciências sociais e do desenvolvimento social e comunitário.

Se estiveres interessado em integrar este processo no teu próximo projeto de investigação, compilámos aqui toda a informação que precisas de saber sobre ele.

O que é a metodologia participativa?

A metodologia participativa é uma metodologia de investigação que concebe os participantes no projeto como agentes activos na construção do conhecimento, e não como agentes passivos ou meros receptores. 

Desta forma, promove que todos os participantes participantes contribuem ativamente para o processo de ensino e aprendizagem, em vez de receberem passivamente informações de peritos externos que podem não conhecer ou compreender as questões locais.Em vez de receberem passivamente informações de peritos externos, que podem por vezes não conhecer ou compreender as questões locais. 

As metodologias participativas são uma forma de investigação qualitativa e são constituídas por métodos e técnicas que incentivam os membros do grupo de estudo A metodologia participativa é uma forma de investigação qualitativa e é constituída por métodos e técnicas que incentivam os membros do grupo de estudo a explorar o tema da investigação e a enriquecê-lo com as suas experiências. Incentiva as pessoas a partilharem informações, a aprenderem umas com as outras e a trabalharem em conjunto em questões comuns. 

No domínio do desenvolvimento, as metodologias participativas foram integradas como instrumentos para facilitar a inclusão das vozes de todos os grupos de partes interessadas no planeamento, execução e avaliação do trabalho de desenvolvimento, tornando-o assim mais aceitável para as comunidades em que operam. 

Para que serve a metodologia participativa?

De um modo geral, as metodologias participativas são aplicadas em situações em que um grupo de pessoas tem de trabalhar em conjunto para resolver um problema ou em que o objetivo é conhecer as diferentes percepções que um grupo tem sobre uma questão comum. 

No trabalho social, esta metodologia é utilizada para que a recolha de dados seja recolha de dados e a resolução de problemas não dependa apenas do investigador especialista, mas tenha em conta sobretudo os utilizadores dos dados. Os utilizadores e as suas expectativas, percepções e necessidades são e as suas expectativas, percepções e necessidades.

Isto porque a experiência mostra que, quando todos contribuem para o processo de reflexão, as pessoas sentem-se mais responsáveis pela questão e desenvolvem acções mais adequadas ao seu contexto. 

As metodologias participativas podem ser muito úteis para reunir as pessoas numa variedade de trabalhos de desenvolvimento, desde membros da comunidade local a organizações não governamentais (ONG) nacionais e internacionais, conseguindo assim uma melhor coordenação dos objectivos a atingir.

Através desta metodologia, os grupos podem ajudar a sensibilizar para uma determinada questão, desenvolver conhecimentos, competências e melhores atitudes.

Quais são as caraterísticas da metodologia participativa?

Como podes ver, a metodologia participativa engloba uma vasta gama de ferramentas, métodos de investigação e abordagens que têm em comum valores como a aprendizagem partilhada, os processos democráticos, a tomada de decisões conjunta, a copropriedade, o respeito mútuo e o empowerment. 

Para além destes, alguns aspectos fundamentais que caracterizam a metodologia participativa são

Promove o livre direito de participação

Todas as pessoas têm o direito de participar na tomada de decisões que afectam as suas vidas. Embora isto possa parecer óbvio, na prática das políticas públicas nem sempre é fácil de conseguir. Aumentar a participação dos menos poderosos é, portanto, uma caraterística fundamental desta metodologia.

Ouve as vozes menos ouvidas

A utilização da metodologia participativa envolve a procura de vozes não ouvidas e a criação de espaços seguros que lhes permitam ser ouvidas, uma vez que são frequentemente as pessoas que têm menos voz nas decisões sobre as suas vidas que são mais afectadas pelas mudanças estruturais que ocorrem a nível social.

Procura o conhecimento e a diversidade locais

A população local tem o seu próprio conhecimento especializado da sua comunidade, e este deve ser o ponto de partida para os investigadores que vêm de um contexto externo e utilizam metodologias participativas para trabalhar com eles. 

No entanto, também é importante reconhecer que existem sempre diferentes perspectivas e realidades no seio das comunidades e que cada indivíduo traz consigo as suas próprias experiências e interpretações.

Aprendizagem inversa

A metodologia participativa procura pôr de lado as ideias preconcebidas das teorias de investigação para aprender com os conhecimentos e saberes dos membros de uma comunidade. Em muitos casos, isto significa estar preparado para desaprender o que já foi aprendido.Em muitos casos, isto significa estar preparado para desaprender o que já foi aprendido.

Utiliza uma variedade de métodos

Uma caraterística da metodologia participativa é o facto de utilizar uma variedade de métodos de gestão de projectos para atrair o maior número possível de pessoas para se envolverem na aprendizagem e na análise em pé de igualdade.

Qual é a importância da metodologia participativa?

Uma das principais razões pelas quais a metodologia participativa ganhou importância nos últimos anos é que o envolvimento de todas as partes interessadas nas várias fases de um projeto permite as pessoas possam apropriar-se do conhecimento gerado e, assim, responsabilizar-se pelos seus resultados. e, por conseguinte, assumir a responsabilidade pelos seus resultados.

Além disso, a inclusão do conhecimento local desempenha um papel fundamental na implementação de projectos bem sucedidos que utilizam os recursos de forma eficiente, por exemplo, ao encontrar a melhor forma de realizar uma determinada atividade.

Os métodos participativos permitem uma melhor compreensão das uma melhor compreensão das interações complexas A metodologia permite que as vozes dos mais pobres, das mulheres, das crianças e dos grupos vulneráveis sejam ouvidas. Em particular, esta metodologia permite que as vozes dos mais pobres, das mulheres, das crianças e dos grupos vulneráveis sejam ouvidas.  

Tipos de metodologias participativas

Embora a sua forma de aplicação possa variar muito em função do contexto de aplicação, alguns tipos de metodologias participativas utilizadas na prática são Embora a sua forma de aplicação possa variar muito em função do contexto de aplicação, alguns tipos de metodologias participativas utilizadas na prática são: a avaliação rural participativa, o feedback dos beneficiários e a técnica da mudança mais significativa. 

Abordaremos mais pormenorizadamente estas questões a seguir:

Avaliação rural participativa

A Avaliação Rural Participativa (ARP) engloba uma vasta gama de métodos que permitem à população local analisar as suas próprias realidades como base para o planeamento, o acompanhamento e a avaliação das actividades de desenvolvimento. 

O ERP utiliza exercícios de grupos de discussão exercícios de grupos de discussão para facilitar a partilha de informações, a análise e a ação entre as partes interessadas.

Opinião dos beneficiários

Os sistemas de feedback dos beneficiários procuram captar os pontos de vista dos principais interessados sobre a qualidade e o impacto do trabalho de uma agência de desenvolvimento. 

Embora os sistemas de informação sobre os beneficiários sejam susceptíveis de melhorar a sustentabilidade e possam capacitá-los, podem apresentar apenas uma impressão parcial dos pontos de vista dos beneficiários. Por conseguinte, existe um interesse crescente no papel que as novas tecnologias podem desempenhar no alargamento das técnicas de acompanhamento e avaliação.

Entrevistas com informadores-chave

No contexto do desenvolvimento, as entrevistas a informadores-chave são uma metodologia que pode ser utilizada como indicador intermédio dos resultados de um projeto de investigação ou de desenvolvimento social, quer como alternativa quer como complemento de avaliações de impacto completas.

Técnica de alteração mais significativa

A técnica da Mudança Mais Significativa (MSC) consiste em recolher histórias e selecionar sistematicamente as mais significativas. Estas histórias selecionadas são discutidas e objeto de uma reflexão crítica para ajudar a determinar o impacto do programa ou atividade de desenvolvimento.

Mapeamento dos resultados

O mapeamento dos resultados é uma alternativa às abordagens teóricas da avaliação que se baseiam numa relação causa-efeito, reconhecendo que eventos múltiplos e não lineares conduzem à mudança. 

Centra-se nas pessoas e nas mudanças de comportamento, bem como na medida em que as intervenções de desenvolvimento reforçaram a capacidade da comunidade local. O mapeamento de resultados parte do princípio de que foi feita uma contribuição, mas não tenta atribuí-la.

Técnicas de metodologias participativas

Agora que já sabes o que é uma metodologia participativa, quais são as suas principais caraterísticas e tipos, vamos apresentar-te algumas técnicas que fazem parte da sua aplicação:

Jogos

A inclusão de jogos e dinâmicas é útil para que as pessoas do grupo se conheçam, aumentem o entusiasmo e facilitem o trabalho colaborativo..

 

Ferramentas visuais

São materiais de aprendizagem que ajudam a criar um ambiente agradável que permite às pessoas colaborarem em conjunto. Diagramas e desenhos, por exemplo, ajudam os participantes a analisar problemas, a descrever situações locais e a estabelecer a hierarquia de importância em várias questões.

Linha do tempo

A linha do tempo é uma técnica que permite organizar uma sequência de acontecimentos ou marcos num tópico de forma a que a relação temporal entre eles seja claramente visualizada. 

Para elaborar uma cronologia sobre um determinado tema, deves:

  • Identifica os acontecimentos e as datas em que ocorreram.
  • Coloca os acontecimentos por ordem cronológica.
  • Seleciona os marcos mais relevantes do tópico estudado para estabelecer os intervalos de tempo mais adequados.
  • Agrupa acontecimentos semelhantes; determina a escala de visualização a utilizar; e, finalmente, organiza os acontecimentos em forma de diagrama.

Sociograma

O sociograma é uma técnica que procura obter graficamente as diferentes relações entre os sujeitos que compõem um grupo através da observação e contextualização, revelando assim os laços de influência e preferência que existem no seio do grupo. 

Jogo de papéis ou drama social

O sociodrama é uma técnica em que uma situação da vida quotidiana é representada através de uma representação dramática por pessoas de um grupo. Representam personagens que desempenham diferentes papéis.  

Representar a cena a partir da vida permite-te colocares-te na situação de outra pessoa, experimentares sentimentos, perceberes e compreenderes. Permite que o resto do grupo aprenda, compreenda através da observação e também analise o que aconteceu.

O papel dos facilitadores na metodologia participativa

As metodologias participativas utilizam uma série de técnicas para facilitar o processo de aprendizagem e partilha. Como tal, os investigadores que lideram ou participam no projeto são vistos como facilitadores e não como especialistas.

Quando as pessoas se envolvem pela primeira vez num processo de aprendizagem participativa, os facilitadores utilizam uma variedade de técnicas para:

  • Ajuda as pessoas a sentirem-se à vontade para falar sobre questões locais. 
  • Incentiva as pessoas a partilharem informações, ideias, preocupações e conhecimentos. 
  • Apoia a aprendizagem em grupo. 
  • Ajuda as pessoas a comunicar eficazmente.
  • Lidera dinâmicas de grupo. 
  • Assegura que o trabalho é prático e relevante.
  • Convida o grupo a assumir o controlo do processo de aprendizagem e de partilha.

Através da observação, da escuta e da colocação de questões pertinentes, os facilitadores demonstram que a contribuição de cada pessoa é importante, ajudando os membros do grupo a desenvolver competências de comunicação e promove a geração de ideias.

Conclusão

Como podes ver, as metodologias participativas são um conjunto de abordagens, métodos, ferramentas e técnicas que permitem explorar as preocupações e necessidades de vários grupos sociais, pelo que assumem particular importância no âmbito de projectos de desenvolvimento social e comunitário. 

Ferramentas como Comunidades QuestionPro podem servir como um espaço para recolher toda a informação da tua investigação, aplicar inquéritos e sondagens ao teu grupo de estudo, bem como criar fóruns de discussão e ideias e incentivar a participação ativa.

Se tens um projeto e queres saber como utilizar esta plataforma na tua próxima pesquisa online, não hesites em pedir uma demonstração do nosso software.



COMPARTILHE ESTE ARTIGO:

About the author
Marytere Narvaez

View all posts by Marytere Narvaez

Primary Sidebar

Obtenha insights com mais de 80 recursos gratuitos

Crie, envie e analise os seus inquéritos online em menos de 5 minutos!

Criar uma conta gratuita

RELATED ARTICLES

HubSpot - QuestionPro Integration

Unidade de análise: Definição, tipos e exemplos

Feb 06,2023

HubSpot - QuestionPro Integration

Curva da procura: O que é e que factores a afectam?

Feb 21,2024

HubSpot - QuestionPro Integration

Desenvolvimento do mercado: o que é, vantagens e estratégias

Oct 06,2022

MAIS TÓPICOS

  • Benefícios dos empregados
  • Compromisso com o cliente
  • Comunidades
  • Comunidades em linha
  • CX
  • Dicas
  • Envolvimento dos trabalhadores
  • Estratégia de marketing
  • Estudos de caso
  • Estudos de mercado
  • Experiência do cliente
  • Ferramentas e aplicações de investigação
  • Fidelidade do cliente
  • Força de trabalho
  • Força de trabalho
  • Funções melhoradas
  • Inquéritos
  • Inquéritos
  • Investigação académica
  • LivePolls
  • LivePolls
  • Marketing
  • Marketing
  • Melhores práticas
  • Negócio
  • PerguntaPro
  • Pesquisa de consumidores
  • Pesquisa de mercado
  • Produtos QuestionPro
  • Produtos QuestionPro
  • Retenção de empregados
  • Satisfação do cliente
  • Software de inquéritos
  • Tecnologia
  • Telemóvel
  • Tendências
  • Tomada de decisões
  • Uncategorized @pt
  • Votação

Footer

Postagens semelhantes:

Inquéritos para Restaurantes

Inquéritos para Restaurantes: Como melhorar a experiência do cliente

May 14, 2025

Inquéritos e estudos longitudinais: O que são e como realizá-los

Inquéritos e estudos longitudinais: O que são e como realizá-los

Apr 14, 2025

Avaliação 360 graus online: O que é e como realizá-la

Avaliação 360 graus online: O que é e como realizá-la

Apr 11, 2025

O que é um criador de inquéritos e como utilizá-lo

O que é um criador de inquéritos e como utilizá-lo

Apr 10, 2025

Other categories

  • Benefícios dos empregados
  • Compromisso com o cliente
  • Comunidades
  • Comunidades em linha
  • CX
  • Dicas
  • Envolvimento dos trabalhadores
  • Estratégia de marketing
  • Estudos de caso
  • Estudos de mercado
  • Experiência do cliente
  • Ferramentas e aplicações de investigação
  • Fidelidade do cliente
  • Força de trabalho
  • Força de trabalho
  • Funções melhoradas
  • Inquéritos
  • Inquéritos
  • Investigação académica
  • LivePolls
  • LivePolls
  • Marketing
  • Marketing
  • Melhores práticas
  • Negócio
  • PerguntaPro
  • Pesquisa de consumidores
  • Pesquisa de mercado
  • Produtos QuestionPro
  • Produtos QuestionPro
  • Retenção de empregados
  • Satisfação do cliente
  • Software de inquéritos
  • Tecnologia
  • Telemóvel
  • Tendências
  • Tomada de decisões
  • Uncategorized @pt
  • Votação

questionpro-logo-nw
Central de ajuda & FAQ Chat ao vivo Cadastrar
  • Calculadora de amostra de pesquisa
  • Estudos de casos
  • Artigos do blog
  • Integrações
  • Lógicas para pesquisas
  • Tipos de perguntas para pesquisa
  • Análise de dados & relatórios
  • Demonstração da plataforma
  • Pesquisa online
  • Pesquisa de mercado
  • Pesquisa de satisfação
  • Pesquisa organizacional
  • Pesquisa eleitoral
  • Pesquisa de campo (offline)
  • Pesquisa por email
  • Pesquisa por mensagem de texto SMS
  • Pesquisa CATI (telefônica)
  • Pesquisa NPS (net promoter score)
  • Exemplo de pesquisa
  • Exame & Prova online
  • Experiência do cliente
  • Software de pesquisa
  • Comunidade online
  • Amostra de respondentes para pesquisa
  • Software de gestão da experiência do cliente
  • Avaliação 360º & clima laboral
  • Aplicativo para pesquisa offline
  • Livepools: quiz & votação online
  • QuestionPro Universidades
  • Características das licenças
  • Planos & Preços
  • Quem somos
  • Segurança e privacidade
  • NPS - Net Promoter Score
  • Escala Likert: o que é e como usar?
  • QuestionPro X Survey Monkey
  • Calculadora de tamanho da amostra
  • O que é enquete?
  • Focus group online
  • 10 exemplos de perguntas para enquete
  • Guia definitivo para pesquisas qualitativas
  • Tipos de perguntas de pesquisa online
  • Escala Likert
  • Análise conjunta (conjoint analysis)
  • Análise de dados por SPSS

QuestionPro no seu idioma

  • Portuguese de Portugal
  • English
  • Español (Spanish)
  • Português (Portuguese, Brazil)
  • Nederlands (Dutch)
  • العربية (Arabic)
  • Français (French)
  • Italiano (Italian)
  • 日本語 (Japanese)
  • Türkçe (Turkish)
  • Svenska (Swedish)
  • Hebrew IL
  • ไทย (Thai)
  • Deutsch (German)

Prêmios & certificados

  • survey-leader-asia-leader-2023
  • survey-leader-asiapacific-leader-2023
  • survey-leader-enterprise-leader-2023
  • survey-leader-europe-leader-2023
  • survey-leader-latinamerica-leader-2023
  • survey-leader-leader-2023
  • survey-leader-middleeast-leader-2023
  • survey-leader-mid-market-leader-2023
  • survey-leader-small-business-leader-2023
  • survey-leader-unitedkingdom-leader-2023
  • survey-momentumleader-leader-2023
  • bbb-acredited
O Diário da Experiência

Encontre ideias inovadoras sobre Experience Management dos especialistas

  • © 2022 Software de pesquisa QuestionPro | +1 (800) 531 0228
  • Mapa do site
  • Declaração de privacidade
  • Termos de uso