
A escala intervalar é definida como uma escala de medida quantitativa em que se mede a diferença entre duas variáveis. Por outras palavras, as variáveis são medidas em valores reais e não relativos, onde a presença do zero é arbitrária. Isto significa que a diferença entre duas variáveis numa escala é uma distância real ou igual.
Por exemplo, a diferença entre 40 graus Celsius e 50 graus Celsius é exatamente a mesma que a diferença entre 50 graus Celsius e 60 graus Celsius.
É fácil recordar o objetivo desta escala, uma vez que “intervalo” é igual à distância entre duas variáveis. Outra forma fácil de recordar o que é uma escala de intervalos é considerar que é a subtração que é definida entre duas variáveis. Isto é diferente da escala de raio, em que a divisão é definida entre duas variáveis.
Os dados da escala podem ser discretos, como números como 8 graus, 4 anos, 2 meses, etc. Ou contínuos, com números fraccionários, como 12,2 graus, 3,5 semanas ou 4,2 quilómetros.
Caraterísticas da escala de intervalos
As caraterísticas desta escala são as seguintes:
- A escala intervalar é preferível à escala nominal escala nominal ou à escala escala ordinal porque as duas últimas são escalas qualitativas. A escala é quantitativa no sentido em que a diferença entre dois valores pode ser quantificada.
- Podes subtrair valores entre duas variáveis e isto ajuda-te a compreender a diferença entre duas variáveis.
- Esta escala permite calcular a média das variáveis.
- Esta é uma escala preferida em estatística porque permite aos investigadores atribuir um valor numérico a qualquer avaliação arbitrária.
Exemplos de escalas intervalares
A escala de intervalos é o tipo de pergunta mais frequentemente utilizado num inquérito ou num estudo de investigação. Para obter qualquer tipo de resposta, é essencial que a pergunta solicitada exija que os inquiridos respondam numa escala numérica em que a diferença entre dois números seja a mesma.
Provavelmente, já viste as seguintes escalas em algum estudo: as escalas de satisfação, de probabilidade ou de desejo, etc. Na escala intervalar, é necessário que o inquérito seja concebido de forma a que a dimensão que está a ser medida seja também adequadamente escalonada. Isto pode ser feito de forma numérica ou verbal.
Os tipos de perguntas para escalas de intervalo são:
-
Escala de Likert
Uma das perguntas mais frequentes sobre o tipo de escala de intervalo é a escala de Likert. Organiza-se numa escala de 5 pontos em que cada emoção é assinalada por um número. Estas emoções vão de extremamente insatisfeito a extremamente satisfeito.
Exemplo:
-
Pontuação do promotor líquido (NPS)
Nesta pergunta de intervalo, a pergunta é feita utilizando uma questão em que os inquiridos respondem numa escala de 1 a 10. O Pergunta sobre o Net Promote Score baseia-se na probabilidade de um cliente recomendar a tua empresa, produto ou serviço aos seus amigos, colegas e familiares.
-
Matriz de escalonamento bipolar
Outra questão de intervalo é quando um objeto é avaliado pelo inquirido numa matriz de escala bipolar. matriz de escala bipolar.
A escala intervalar dá aos investigadores a capacidade de quantificar e diferenciar as opções. É melhor do que a escala nominal e a escala ordinal, uma vez que estas duas não têm em conta os conhecimentos quantitativos.
A escala consiste em variáveis que existem ao longo de uma escala comum em intervalos iguais. As medidas científicas utilizadas para calcular a distância entre as variáveis são altamente fiáveis.
Embora não exista um 0 absoluto nesta escala, não é possível a divisão de variáveis. Assim, embora a escala intervalar permita analisar uma grande quantidade de dados a partir de uma pergunta, não tem a capacidade de calcular proporções.
Se estás prestes a iniciar uma investigação, lembra-te que o QuestionPro pode ajudar-te. Temos uma variedade de ferramentas para te ajudar a conduzir uma investigação de forma eficaz. Começa por criar uma conta gratuita para o nosso software de inquéritos ou solicita uma demonstração para saber mais sobre as nossas funcionalidades avançadas.