• Skip to main content
  • Skip to primary sidebar
  • Skip to footer
QuestionPro

QuestionPro

questionpro logo
  • Produtos
    software para pesquisasSoftware para inqueritosFácil de usar e acessível para todos. Crie, envie e analise pesquisas onlineQuestionPro ResearchResearch SuiteFerramentas e serviços para ajudar você a descobrir insights complexos.Customer ExperienceCustomer ExperienceAs experiências mudam o mundo. Ofereça a melhor experiência com nosso software de gestão de CX.software de avaliação de desempenho e clima organizacionalEmployee ExperienceEmpodere seus líderes, tome decisões informadas e aumente o engajamento dos funcionários.
  • Soluções
    SoluçõesPainel de respondentesComunidades OnlinePesquisas OfflineJourney mapping
    Quizzes e enquetesLicença AcadêmicaQuestionPro BI
    FerramentasNet Promoter ScoreAskWhyAnálise ConjointQuestionPro IA
    MaxDiffClosed-LoopVan Westendorp
  • Recursos
    BlogeBooksModelos de pesquisaCentro de ajudaHistórias de sucessoCalculadora de amostra
  • Características
  • Preços
Language
  • Portuguese de Portugal
  • English
  • Español (Spanish)
  • Português (Portuguese, Brazil)
  • Nederlands (Dutch)
  • العربية (Arabic)
  • Français (French)
  • Italiano (Italian)
  • 日本語 (Japanese)
  • Türkçe (Turkish)
  • Svenska (Swedish)
  • Hebrew IL
  • ไทย (Thai)
  • Deutsch (German)
Call Us
+1 800 531 0228 +1 (647) 956-1242 +52 999 402 4079 +49 301 663 5782 +44 20 3650 3166 +81-3-6869-1954 +61 2 8074 5080 +971 529 852 540
Log In Log In
Cadastrar

Home CX

O modelo KANO: o que é e como funciona

O modelo KANO é uma ferramenta de análise das necessidades que coloca em perspetiva o nível de satisfação dos seus clientes em relação às funções do produto que lhes oferece.

A base das estratégias de marketing, das iniciativas e dos lançamentos é o comportamento do consumidor. comportamento do consumidor. Antes de iniciar a conceção e o fabrico, as equipas de marketing das empresas concentram-se nas preferências dos clientes e no que os atrai.

Em conjunto, as equipas de marketing e de produto analisam os dados recolhidos sob a forma de modelos denominados quadros de prioridades. Há vários modelos que as organizações adoptaram. O Modelo Kano é um deles.

Vamos analisar o modelo Kano, os seus antecedentes, as caraterísticas que o tornam eficaz e os casos em que pode ser utilizado.

O que é o modelo KANO?

O modelo Kano é um método para dar prioridade às funcionalidades num roteiro de produtos com base na probabilidade de satisfazerem os clientes. Para avaliar se a adição de uma caraterística altamente valorizada ao roteiro é uma jogada estratégica inteligente, as equipas de produto podem comparar os seus custos de implementação com os seus custos de utilização.

O modelo Kano pode dar uma imagem pormenorizada das exigências dos clientes. O quadro no voz do cliente pode ser utilizada para traduzir e modificar os verbatims gerados, o que se torna um excelente input para uma Casa da Qualidade de Desdobramento da Função Qualidade (QFD).

Especificamente, o modelo tem duas dimensões:

O desempenho (eixo horizontal) oscila entre o fornecedor que não tem um bom desempenho e o que tem um bom desempenho.

A satisfação (o eixo vertical) varia entre a insatisfação total com o produto ou serviço e a satisfação total com o produto ou serviço.

Como funciona o modelo KANO?

É altura de falar sobre o que significa utilizar o modelo Kano com numerosos utilizadores e funcionalidades, agora que temos uma compreensão fundamental do seu funcionamento.

Esta secção baseia-se em várias histórias de profissionais e investigadores que utilizam o modelo Kano, que partilharam as suas experiências e pontos-chave em cada fase do processo:

  • Seleção de atributos e utilizadores para análise;
  • Obtém as melhores informações dos clientes;
  • Analisa os resultados.
  • Seleção de atributos e utilizadores para análise

A primeira coisa a ter em conta é a amplitude da investigação em termos de caraterísticas e de utilizadores.

Escolher as caraterísticas

Escolhe caraterísticas que proporcionem benefícios substanciais para o utilizador. A lista de pendências pode incluir o pagamento de dívidas técnicas, um elemento de vendas/marketing, um sistema de relatórios ou uma atualização do design. Kano não cobre estes aspectos.

Embora os produtos sejam maiores, podemos medir a satisfação do cliente através de factores externos. A investigação feita com Kano será prejudicial para a tua equipa, para os teus clientes e para ti próprio, se precisares de números para te defenderes do não cumprimento de um pedido de um interveniente interno.

Se utilizares participantes voluntários, restringe o número de caraterísticas do teu inquérito. Isto deverá aumentar a participação e a concentração.

Seleção de clientes

Deves considerar uma coorte demográfica, lógica ou persona dos consumidores (ou potenciais clientes) que escolhes para participar no teu inquérito. Se não o fizeres, é provável que os teus dados fiquem demasiado dispersos.

É provável que a tua base de clientes ou potenciais clientes não seja uniforme, nem as suas opiniões sobre a tua funcionalidade. Mas podes reduzir significativamente o ruído na tua pesquisa se considerares uma categoria à qual eles pertencem.

  • Obter as melhores informações dos clientes

A única abordagem que utilizaste para contribuir para a investigação de Kano foi o questionário e a forma como foi apresentado. Por isso, deves certificar-te de que esta fase é o mais bem sucedida possível.

Esclarece as perguntas

Deves fazer perguntas diretas e concisas. Cada uma deve representar uma caraterística. Se a caraterística for complicada, volta a fazer a pergunta.

As tuas perguntas devem centrar-se nos benefícios para o utilizador e não nas capacidades do produto.

Em vez de descreveres as caraterísticas, demonstra-as.

Melhor do que fazer perguntas diretas é mostrar ao consumidor a funcionalidade e perguntar-lhe o que pensa.

Em vez de uma consulta escrita, podes oferecer um protótipo, wireframes interactivos ou maquetas. O consumidor pode compreender melhor o que lhe é sugerido com esta “explicação” visual e dinâmica.

Se fizeres perguntas desta forma, pede respostas convencionais depois de o utilizador interagir com o protótipo da função, como se fosse uma consulta de texto detalhada. Isto ajudará o utilizador a recordar os elementos do teu inquérito sem o confundir.

Presta atenção às frases e à compreensão.

Algumas pessoas ficam confusas com a ordem de resposta de Kano. “Gosto assim” parece mais suave do que “Tem de ser assim”.

As respostas são ordenadas do prazer para o desprazer. As opções de palavras alternativas são:

  • Gosto de o fazer assim.
  • Prevejo que este será um requisito fundamental.
  • Sou imparcial.
  • Não gosto, mas aguento.
  • Não gosto e não o tolero.

É necessário ter cuidado com a perceção destas alternativas e garantir que os inquiridos compreendem o objetivo do questionário. Selecionar as melhores respostas e transmiti-las aos participantes deverá melhorar os resultados.

Pergunta ao cliente sobre a importância da função.

Várias equipas recomendaram a inclusão de perguntas adicionais após o par funcional/disfuncional. Os clientes são questionados sobre a importância de uma caraterística.

Esta informação ajuda-te a diferenciar as caraterísticas e a determinar quais são as mais importantes para os clientes. Permite-te distinguir entre caraterísticas primárias e secundárias e a forma como estas afectam as escolhas dos consumidores.

Examina o teu questionário.

Se possível, revê o questionário com alguns membros da tua equipa antes de o distribuíres aos teus clientes. Falar com pessoas de fora irá, sem dúvida, causar qualquer incerteza interna, se é que existe alguma.

  • Analisa os resultados

Agora, encontras a motivação para o estudo. Após a tabulação e a análise dos dados, podes classificar as caraterísticas e hierarquizá-las. Podes explorar 2 tipos de análise: – discreta e contínua. Ambos são noções matemáticas que relacionam as respostas dos participantes com as categorias de Kano. Cada método depende do tipo de conhecimento que pretendes.

Análise discreta

A abordagem mais simples para analisar os resultados de Kano é a seguinte:

  • Classifica os inquiridos de acordo com as caraterísticas demográficas e pessoais que melhor os descrevem.
  • Utilizando a grelha de avaliação, classifica as respostas de cada inquirido.
  • Soma todas as respostas para cada categoria (e caraterística demográfica).
  • A resposta mais comum (ou seja, a moda) será para a categoria de cada caraterística.
  • Utiliza a regra das vitórias à esquerda quando há resultados próximos entre as categorias: Necessário > Desempenho > Simpático > Desinteressante.
  • Se pediste aos inquiridos que classificassem a importância de determinadas caraterísticas, deves calcular a média das suas respostas.

Este tipo de análise fornece-te um nível básico de conhecimento. É útil em muitas situações em que não é necessária uma abordagem mais aprofundada (por exemplo, ao testar ideias de design ou ao elaborar o seu roteiro).

Análise contínua

A análise discreta tem alguns problemas, mas é um ótimo ponto de partida e dá-te uma compreensão geral dos resultados. Podes ver:

Neste processo, perdemos muita informação. O primeiro passo foi atribuir as 25 respostas possíveis de cada inquirido a um dos seis grupos. As respostas de cada inquirido são depois combinadas numa única categoria para cada caraterística.

A variação nos dados é completamente desconhecida; as respostas mais suaves têm o mesmo peso que as mais duras. Considera uma pessoa atraente com uma atitude disfuncional de “esperar por isso” versus uma atitude de “viver com isso”.

Pontuação das respostas

Primeiro, a cada opção de resposta é atribuído um valor de satisfação potencial entre -2 e 4. Quanto mais elevado for o número, mais o cliente deseja a função. A importância é classificada de 1 a 9, como acima.

  • Funcional: -2 (não gosto), -1 (vivo com), 0, 2 (deve ser), 4 (gosto);
  • Disfuncional: -2 (Gosto), -1 (Tenho de ser), 0 (Neutro), 2 (Vivo com), 4 (Não gosto);
  • Importância: -1 (Nada importante), 9 (Extremamente importante).

A escala disfuncional pode parecer-te retrógrada – as pontuações mais elevadas não reflectem mais prazer? Nas respostas disfuncionais, a expressão “não gosto” denota um forte desacordo com a ausência da caraterística. A inclusão aumentaria a tua satisfação. Por isso, recebe uma pontuação mais elevada.

A justificação para a escala assimétrica (começando em -2 em vez de -4) é que as categorias obtidas a partir de respostas negativas (Reverso e Questionável) são mais fracas (Deveria ser e Desempenho).

Estas pontuações classificam as caraterísticas de um plano 2-D. Com esta estratégia, não é necessária uma grelha de avaliação.

Supõe que uma caraterística é inversa. Nesse caso, podes sempre defini-la como oposta e trocar as pontuações Funcional e Disfuncional para a classificar numa categoria Kano diferente; ou podes eliminá-la da tua pesquisa.

Conclusão

O modelo KANO é uma metodologia estruturada de definição de prioridades para as equipas de produto. O quadro ajuda a definir as prioridades das caraterísticas que, na sua opinião, irão agradar aos clientes.

Estas abordagens revelam-se eficazes neste mercado exigente, onde os artigos competem pelo espaço nas prateleiras e pela atenção do consumidor. Mesmo antes de o produto entrar na fase de desenvolvimento, o modelo de qualidade Kano esforça-se por esclarecer o investimento em caraterísticas, prazos e recursos necessários.

O estudo de caso do modelo KANO demonstrou como lançar um novo produto trabalhando com recursos limitados e restrições de tempo.

Podes avaliar rapidamente o sentimento dos clientes com o QuestionPro. Isto permite-te examinar as tendências no feedback dos clientes. Prestar atenção aos comentários dos clientes, analisá-los e agir sobre eles permite criar a melhor experiência possível para o cliente. Experimenta agora!



COMPARTILHE ESTE ARTIGO:

About the author
Cristina Ortega

View all posts by Cristina Ortega

Primary Sidebar

Dê voz ao seu cliente

Conheça a plataforma de experiência do cliente QuestionPro CX

Saber mais

RELATED ARTICLES

HubSpot - QuestionPro Integration

Exames online: o que são e como fazê-los?

Mar 20,2025

HubSpot - QuestionPro Integration

Exemplos de Questionários para Negócios

Mar 27,2025

HubSpot - QuestionPro Integration

Quadro metodológico: o que é e como fazer?

Feb 12,2024

MAIS TÓPICOS

  • Benefícios dos empregados
  • Compromisso com o cliente
  • Comunidades
  • Comunidades em linha
  • CX
  • Dicas
  • Envolvimento dos trabalhadores
  • Estratégia de marketing
  • Estudos de caso
  • Estudos de mercado
  • Experiência do cliente
  • Ferramentas e aplicações de investigação
  • Fidelidade do cliente
  • Força de trabalho
  • Força de trabalho
  • Funções melhoradas
  • Inquéritos
  • Inquéritos
  • Investigação académica
  • LivePolls
  • LivePolls
  • Marketing
  • Marketing
  • Melhores práticas
  • Negócio
  • PerguntaPro
  • Pesquisa de consumidores
  • Pesquisa de mercado
  • Produtos QuestionPro
  • Produtos QuestionPro
  • Retenção de empregados
  • Satisfação do cliente
  • Software de inquéritos
  • Tecnologia
  • Telemóvel
  • Tendências
  • Tomada de decisões
  • Uncategorized @pt
  • Votação

Footer

Postagens semelhantes:

Inquéritos para Restaurantes

Inquéritos para Restaurantes: Como melhorar a experiência do cliente

May 14, 2025

Inquéritos e estudos longitudinais: O que são e como realizá-los

Inquéritos e estudos longitudinais: O que são e como realizá-los

Apr 14, 2025

Avaliação 360 graus online: O que é e como realizá-la

Avaliação 360 graus online: O que é e como realizá-la

Apr 11, 2025

O que é um criador de inquéritos e como utilizá-lo

O que é um criador de inquéritos e como utilizá-lo

Apr 10, 2025

Other categories

  • Benefícios dos empregados
  • Compromisso com o cliente
  • Comunidades
  • Comunidades em linha
  • CX
  • Dicas
  • Envolvimento dos trabalhadores
  • Estratégia de marketing
  • Estudos de caso
  • Estudos de mercado
  • Experiência do cliente
  • Ferramentas e aplicações de investigação
  • Fidelidade do cliente
  • Força de trabalho
  • Força de trabalho
  • Funções melhoradas
  • Inquéritos
  • Inquéritos
  • Investigação académica
  • LivePolls
  • LivePolls
  • Marketing
  • Marketing
  • Melhores práticas
  • Negócio
  • PerguntaPro
  • Pesquisa de consumidores
  • Pesquisa de mercado
  • Produtos QuestionPro
  • Produtos QuestionPro
  • Retenção de empregados
  • Satisfação do cliente
  • Software de inquéritos
  • Tecnologia
  • Telemóvel
  • Tendências
  • Tomada de decisões
  • Uncategorized @pt
  • Votação

questionpro-logo-nw
Central de ajuda & FAQ Chat ao vivo Cadastrar
  • Calculadora de amostra de pesquisa
  • Estudos de casos
  • Artigos do blog
  • Integrações
  • Lógicas para pesquisas
  • Tipos de perguntas para pesquisa
  • Análise de dados & relatórios
  • Demonstração da plataforma
  • Pesquisa online
  • Pesquisa de mercado
  • Pesquisa de satisfação
  • Pesquisa organizacional
  • Pesquisa eleitoral
  • Pesquisa de campo (offline)
  • Pesquisa por email
  • Pesquisa por mensagem de texto SMS
  • Pesquisa CATI (telefônica)
  • Pesquisa NPS (net promoter score)
  • Exemplo de pesquisa
  • Exame & Prova online
  • Experiência do cliente
  • Software de pesquisa
  • Comunidade online
  • Amostra de respondentes para pesquisa
  • Software de gestão da experiência do cliente
  • Avaliação 360º & clima laboral
  • Aplicativo para pesquisa offline
  • Livepools: quiz & votação online
  • QuestionPro Universidades
  • Características das licenças
  • Planos & Preços
  • Quem somos
  • Segurança e privacidade
  • NPS - Net Promoter Score
  • Escala Likert: o que é e como usar?
  • QuestionPro X Survey Monkey
  • Calculadora de tamanho da amostra
  • O que é enquete?
  • Focus group online
  • 10 exemplos de perguntas para enquete
  • Guia definitivo para pesquisas qualitativas
  • Tipos de perguntas de pesquisa online
  • Escala Likert
  • Análise conjunta (conjoint analysis)
  • Análise de dados por SPSS

QuestionPro no seu idioma

  • Portuguese de Portugal
  • English
  • Español (Spanish)
  • Português (Portuguese, Brazil)
  • Nederlands (Dutch)
  • العربية (Arabic)
  • Français (French)
  • Italiano (Italian)
  • 日本語 (Japanese)
  • Türkçe (Turkish)
  • Svenska (Swedish)
  • Hebrew IL
  • ไทย (Thai)
  • Deutsch (German)

Prêmios & certificados

  • survey-leader-asia-leader-2023
  • survey-leader-asiapacific-leader-2023
  • survey-leader-enterprise-leader-2023
  • survey-leader-europe-leader-2023
  • survey-leader-latinamerica-leader-2023
  • survey-leader-leader-2023
  • survey-leader-middleeast-leader-2023
  • survey-leader-mid-market-leader-2023
  • survey-leader-small-business-leader-2023
  • survey-leader-unitedkingdom-leader-2023
  • survey-momentumleader-leader-2023
  • bbb-acredited
O Diário da Experiência

Encontre ideias inovadoras sobre Experience Management dos especialistas

  • © 2022 Software de pesquisa QuestionPro | +1 (800) 531 0228
  • Mapa do site
  • Declaração de privacidade
  • Termos de uso