
Dados de desempenho de mercado devem ser coletados continuamente para se obter uma visão clara e atualizada do mercado. Isso pode ser alcançado por meio de um painel de varejista.
Essa análise fornece um panorama frequente do desempenho do mercado em termos de volume e valor, gama de produtos, vendas, preços, pontos de venda, investimento promocional e muito mais. Você pode monitorar o desempenho dos seus próprios produtos e também o de seus concorrentes. Com essas informações, é possível criar estratégias eficazes para atingir os objetivos de negócios.
Vamos aprender mais sobre os recursos de um painel de varejistas e como ele funciona.
O que é um painel de varejistas?
Um painel de varejo é uma alternativa à auditoria de ponto de venda, utilizado para gerar informações rotineiras sobre o desempenho e a estrutura do mercado.
Diferentemente de um painel de consumidores, um painel de varejo serve para entender o outro lado da moeda, ou seja, o comportamento e os motivos por trás das decisões tomadas pelos vendedores.
Ele baseia-se na obtenção de uma amostra representativa de pontos de venda, na realização de pesquisas contínuas com gerentes de lojas ou estabelecimentos e na coleta de informações relevantes, como volume de mercado, vendas, distribuição de produtos, promoções e os tipos de marcas e variantes disponíveis. Esses indicadores fornecem aos participantes do mercado uma “visão” do mercado, facilitando a tomada de decisões.
Quando usar um painel de varejo?
Ao utilizar a pesquisa de mercado para entender o comportamento do varejista, é possível descobrir o que os clientes realmente desejam e necessitam, permitindo oferecer uma experiência de primeira classe que diferencie sua marca da concorrência.
Um painel de varejo é útil quando você deseja rastrear dados de vendas e distribuição nos pontos de venda.
Em alguns países, a coleta de dados de terceiros pode ser difícil devido à cobertura de mercado limitada do produto de interesse ou à existência de um grande setor informal.
Nesses casos, quando os dados existentes não estão disponíveis, mas é possível obter informações sobre a localização dos pontos de venda, a implementação de um painel de varejo pode ser uma alternativa viável.
Etapas para criar um painel de varejistas
Considere as seguintes etapas se você quiser criar um painel para coletar informações de estabelecimentos de varejo:
- Seleção dos locais: Escolha os locais onde as pesquisas serão realizadas, considerando o público que você deseja alcançar e a relevância do ponto de venda.
- Definição da periodicidade das pesquisas: Lembre-se de que, em um painel de pesquisa, os questionários são aplicados periodicamente para detectar tendências, acompanhar o desenvolvimento do mercado e possibilitar análises mais precisas.
- Formação da equipe: Monte uma equipe responsável pelo estudo e forneça a ela todas as ferramentas e recursos necessários para realizar as visitas aos locais onde a pesquisa será conduzida.
- Elaboração do questionário: Defina o questionário de acordo com os objetivos da pesquisa e os dados que precisam ser coletados.
Vantagens de um painel de varejo
Utilizar um painel pré-recrutado com pessoas interessadas em participar de pesquisas de mercado é uma maneira eficiente de garantir a qualidade dos participantes.
O recrutamento por meio de um painel permite acessar rapidamente indivíduos que já demonstraram interesse em participar de pesquisas. Além disso, é uma excelente forma de alcançar participantes com critérios específicos, que seriam difíceis de encontrar de outra maneira.
Crie um painel online!
Com a QuestionPro, você pode acessar um painel online que oferece participantes qualificados, permitindo obter informações valiosas e contínuas para o seu estudo.
No setor varejista, é extremamente importante recrutar entrevistados de alta qualidade que realmente representem o mercado. Um painel online é uma excelente maneira de garantir essa representatividade.
Se você quer entender como funciona um painel online, entre em contato conosco e agende uma demonstração.