Análise qualitativa de dados: como fazer e quais as vantagens?

A análise qualitativa de dados envolve descobrir e entender um cenário de forma geral, utilizando informações individuais. Tanto a análise qualitativa como a análise quantitativa, utilizam a rotulagem e codificação de dados para reconhecer as semelhanças e diferenças do que é investigado.

No entanto, a análise qualitativa de dados tende a ser mais complexa e detalhada do que a análise quantitativa de dados. Porém, pode ser feita de uma forma mais divertida e interessante obtendo resultados mais compensadores, quando feita utilizando conhecimento em técnicas profissionais e tecnológicas de análise.


5 passos para realizar uma analisar qualitativos de dados

1. Crie categorias de análise

Primeiro, escolha um software intuitivo que permita analisar informações de fontes diversas como imagens, textos, áudios e outros formatos. O software da QuestionPro possui estas e outras ferramentas modernas de análise de dados qualitativos e quantitativos.

2. Faça formações

É preciso também ter conhecimento sobre o método de análise de dados que irá usar para não se perder entre as informações. Na QuestionPro tem suporte profissional gratuito e cursos em diversas áreas de investigação sem custo adicional ao da plataforma.

3. Cruze informações

Cruzar informações é essencial para poder cortar dados soltos e desnecessários. Também ajuda a conhecer quais são os temas mais notáveis e recorrentes, comparando informações semelhantes e contrastantes. 

4. Explore métodos de análise

Teste micro, meso e macro-visualização e mantenha a que for mais útil e adequada ao seu projeto. Converse com  todos os públicos que possam de alguma forma ajudá-lo a interpretar os dados de uma forma inovadora e sem manipulação.

5. Soluções criativas

Faça grupos com a sua equipa de modo a obter insights que podem ser fundamentais para o seu projeto e esteja sempre aberto a outros pontos de vista.

6 Vantagens da análise qualitativa de dados

1. Flexibilidade

A análise de um estudo qualitativo permite mais facilmente visões e estratégias inovadoras, podendo obter insights até mesmo de respostas recolhidas dos entrevistados.

2. Identifica tendências

Permite identificar tendências ainda não conhecidas, e traçar estratégias em tempo ideal, baseadas nos dados obtidos.

3. Maior aprendizagem

Exige um estudo analítico profundo e moderno, para que o analista possa compreender o significado das respostas e sugestões, bem como dos processos que conduzem a determinados pensamentos e desejos.

4. Abordagem mais real

Oferece informações mais reais, já que possibilita ao entrevistado expressar as suas opiniões e experiências de forma mais pessoal e sincera. 

5. Estimula à mente investigadora

Incita a exploração e interpretação de respostas e estimula a descobrir e compreender o pensamento do outro, mesmo que isso signifique conhecer outras ideias e opiniões. 

6. Conhecer o seu público

Permite ao investigador conhecer melhor os desejos, visões, conhecimentos e outras características do seu público através das próprias palavras do mesmo.

Leitura recomendada: Estudo qualitativo ou quantitativo – qual ferramenta usar no meu projeto?

A importância da analisar os dados de forma qualitativa

A análise de conteúdo envolve codificação e classificação de dados, essa análise também é conhecida como categorização e o seu objetivo é entender os dados recolhidos e destacar mensagens, recursos ou descobertas importantes.

Este método de estudo é muito importante tanto para quem aplica quanto para quem responde, já que exige um esforço real e intencional de ambos os lados.

Por parte do aplicador, a análise qualitativa significa então abrir a mente para situações e expressões que podem ser contrárias às que ele crê. 

Para isso, é preciso foco, disciplina e consciência de que cada informação pode ser essencial e valiosa na resolução do projeto e no desenvolvimento das decisões estratégicas, assim como é preciso saber que uma visão por mais que pareça boa, se não representa o seu público é melhor descartar.

Por outro lado, para o entrevistado a análise de dados significa a sua importância para a empresa em questão. Na estudo qualitativo o entrevistado expressa-se sabendo que a sua voz será ouvida individualmente. 

Com efeito, ficam claras todas as vantagens e a importância da análise qualitativa de dados. Contudo, em certas situações pode ser vantajoso combinar estudos qualitativos e quantitativos, visto que pode facilitar a compreensão dos dados e também facilitar na análise de dados em massa.

A QuestionPro ajuda-o a desenvolver o seu projeto de forma completa com todo o suporte profissional e uma plataforma multilingue.

Leitura recomenda: Combinar estudos qualitativos e quantitativos – como fazê-lo na prática.

 


Para criar inquéritos profissionais e aproveitar as nossas ferramentas de controlo de qualidade e agilizar o seu processo de trabalho utilize uma plataforma online de inquéritos profissional.

Convidamo-lo a conhecer a QuestionPro, uma solução completa em inquéritos e estudos mercado.

Pedir demonstração