As 5 principais KPIs de RH

Para que qualquer departamento possa acompanhar a eficiência dos planos de ações aplicados, é necessário medir os resultados antes e depois para haver um parâmetro de comparação. A equipe de recursos humanos não é diferente. Essas métricas são conhecidas como KPIs, do inglês  Key Performance Indicator. Nesse artigo, compartilharemos as 5 principais KPIs de RH para que sua equipe esteja em sintonia e, consequentemente, ofereçam a melhor experiência ao cliente.


 

A importância dos KPIs de RH

Qual é a taxa de rotatividade de seus funcionários? Esse número é crescente? Você sabe qual de seus funcionários deixará sua empresa dentro de um ano? Que porcentagem da rotatividade dos funcionários é aceitável?

Um profissional de RH pode (e deveria) saber a resposta para todas essas perguntas. Para isso, é necessário coletar dados detalhados e contínuos para serem analisados. Com os KPIs de RH, é possível melhorar o clima laboral e analisar o capital humano para tomar decisões informadas. Conhecendo os pontos fracos é possível criar projetos de otimização e prever problemas futuros de maneira assertiva, mas para isso, é preciso conhecer as métricas, para que o processo seja baseado em dados e não suposições.

 

 

5 principais KPIs de RH que todo gerente de recursos humanos deve saber

É evidente que os funcionários são um patrimônio essencial para o sucesso de qualquer empresa. Posso dizer, sem dúvida, que qualquer empresa que possa atrair os recursos certos, gerenciar a aquisição de talentos e utilizar seus recursos da melhor maneira possível está estabelecendo um caminho de sucesso a longo prazo.

 

1. Rotatividade dos funcionários

Enormes investimentos estão envolvidos quando se trata de recursos humanos e isto se aplica a qualquer negócio ou organização. A análise da rotatividade dos funcionários é o processo de avaliar o nível de saída de funcionários, provavelmente insatisfeitos com as políticas da empresa e equipe de trabalho. A análise da rotatividade de funcionários ajuda a prever o futuro e reduzir esse número. Os dados de rotatividade preditivo e histórico são ambos importantes para a análise da rotatividade de funcionários.

2. Capacidades

Sem dúvida, o sucesso de qualquer negócio depende, até certo ponto, do nível de especialização dos funcionários e de suas habilidades. A análise de capacidade refere-se ao processo de gestão de talentos que ajuda a identificar as principais competências de sua equipe.

Uma vez que você saiba quais são essas capacidades, você pode defini-las como referência e compará-las com as capacidades de sua equipe e medir quaisquer lacunas.

3. Cultura organizacional

A cultura não é apenas notória, mas também, difícil de mudar. Muitas vezes são as regras, sistemas e padrões de comportamento humano não falados coletivamente que compõem a cultura de sua empresa.

A análise da cultura organizacional é um processo de avaliar e compreender melhor a cultura em seu local de trabalho. Quando você souber qual é a cultura de sua empresa, poderá então avaliar e manter um registro das mudanças que poderá observar. O acompanhamento das mudanças culturais, ajuda a entender os primeiros sinais se a cultura estiver ficando tóxica.

4. Produtividade

É verdade, a produtividade afeta a receita. O objetivo da análise da produtividade é estabelecer o quão operacionalmente eficiente é sua equipe de trabalho. Por exemplo, em uma empresa especializada em desenhar roupas, as pessoas estão gastando muito tempo em reuniões e discussões do que gastando esse tempo em trabalhos mais lucrativos, ou os indivíduos são muito casuais em suas tarefas? Esta análise comportamental é uma análise de produtividade que determina quanta produtividade eles, como indivíduos, têm de crescer.

5. Liderança

Uma liderança pobre é tão boa quanto nenhuma liderança. A má liderança custa dinheiro, tempo e rotatividade de funcionários. A retenção de funcionários para tal empresa se torna extremamente difícil e impede que uma empresa realize todo o seu potencial. A análise da liderança analisa e desembala vários aspectos do desempenho da liderança em um local de trabalho para descobrir o bom, o ruim e o feio! Os dados podem ser coletados através de pesquisas qualitativas e quantitativas usando uma mistura de ambos os métodos, como pesquisas online, grupos focais (focus group) ou pesquisas etnográficas.

Veja também: Motivos para criar um focus group online.

 

 

Software para análise das KPIs de RH

Um Software para análise de KPIs de RH é essencial para manter o controle de sua equipe de trabalho. Ele ajuda na coleta e manutenção de dados em vários locais de escritório, departamentos, funções, etc. Aqui estão algumas das principais vantagens de usar o software:

  1. Facilidade de uso: estas ferramentas ou plataformas são muito fáceis de usar e não requerem longas sessões de treinamento ou certificações. Você pode usar vídeos demonstrativos ou vídeos de ajuda se tiver algum problema.
  2. Análise de dados: os dados são coletados centralmente e exibidos em painéis de controle. Você pode olhar para dados históricos e atuais através de vários parâmetros, tais como posse, funções, relatórios, etc. Isto ajuda os gerentes na tomada de decisões informadas.
  3. Novos recursos: estas ferramentas ou software são frequentemente atualizados com novos recursos em termos de usabilidade, segurança, relatórios, etc. Você pode personalizar sua plataforma para refletir as cores, necessidades e exigências de sua marca.

 

Conhecer o software para análise de KPIs de RH

 

 

Exemplo de KPIs de RH

Para começar com a análise de RH, um gerente de recursos humanos precisa mapear e coletar todos os dados relevantes. Por exemplo, considere hipoteticamente, você quer medir o impacto do engajamento dos funcionários no desempenho financeiro da empresa.

Você precisará dos dados de engajamento dos funcionários e dos dados de desempenho financeiro de sua empresa para fazer inferências com base nestes dados estatísticos. Como uma empresa se certifica de implementar uma pesquisa de engajamento dos funcionários uma vez por ano. Isto o ajudará a coletar os dados mais recentes sobre como seus funcionários estão engajados no local de trabalho.

As principais áreas de trabalho podem ser analisadas com base na saída desses dados coletivos. Imagine o que você pode fazer com este tipo de dados! É quase impossível olhar de lado quando você tem um tesouro de dados que pode ajudá-lo a fazer previsões futuras com precisão.

E isto não pára por aqui, você pode fazer previsões em diferentes áreas de desempenho e não-desempenho de sua empresa. Seja para fazer uma inferência para a alocação de orçamento para treinamento de funcionários ou para prever qual novo funcionário se tornará o melhor executante. A gama é ampla!


 

Agora que você conhece as KPIs de RH, é hora de começar a pesquisar. Lembre-se que na QuestionPro temos as ferramentas de pesquisa online e também offline que você precisa para o seu negócio decolar! Agende uma demonstração sem compromisso, totalmente gratuita e em português e conheça todos os recursos que temos disponíveis em nossas diferentes licenças

agendar demonstração