Como fazer uma auditoria no ponto de venda?

Uma auditoria no ponto de venda permite que você saiba se seus produtos estão recebendo o processo de marketing adequado para favorecer suas vendas. A avaliação consiste em analisar profundamente quais são os fatores que ajudarão você a se destacar da concorrência de maneira eficaz.

Os testes na auditoria do ponto de venda são realizados pelas marcas no lançamento de um novo produto. Essa avaliação identifica diferentes fatores, como as marcas que são seus concorrentes, quais são as melhores características do seu produto e quais estão faltando. Assim como também quais estratégias de marketing o ajudarão a se destacar da concorrência.

Vantagens de realizar uma auditoria no ponto de venda

A realização de uma auditoria no ponto de venda tem grandes vantagens para o seu produto. Entre os mais importantes estão:

  • Saber se o ponto de venda está no lugar certo, tem o acesso correto, os melhores pontos de publicidade para o seu produto, etc.
  • Se o estabelecimento oferece um serviço adequado e promove seu produto corretamente para melhorar sua comercialização.
  • Identificar as necessidades dos consumidores e as características do seu produto que o ajudarão a resolvê-los.
  • Saber se o seu produto é adequado para um ponto de venda específic. Também se possui os preços certos, a publicidade certa, etc.

A importância de identificar clientes para gerar mais vendas

Como realizar uma auditoria no ponto de venda

 Uma auditoria no ponto de venda é um método muito importante no processo de pesquisa de mercado. Aqui está um guia que o ajudará a realizar uma avaliação do ponto de venda de forma eficaz:

1. Qual é o objetivo de sua pesquisa?

Antes de iniciar uma auditoria no ponto de venda, você deve definir os objetivos do processo, ou seja, os motivos pelos quais você o fará, o que deseja saber, o que precisa resolver. Estes podem ser:

  • Encontrar os recursos que podem melhorar seu produto
  • Definir o preço certo para seus produtos
  • Criar melhores promoções para aumentar as vendas
  • Definir os melhores canais de distribuição para marketing de produtos.

Leia também: Vendas nas redes sociais? Dicas para alcançá-las facilment

2. Realizar uma avaliação do consumidor

Uma auditoria no ponto de venda é um processo longo que deve ser concluído completamente. Ou seja, mesmo antes de entrar no estabelecimento, o avaliador deve analisar alguns fatores de grande importância. Como o comportamento do consumidor, o tempo que eles passam observando seu produto, o tempo que leva para acessar a loja, quantas pessoas andam perto do local, etc.

Essa avaliação permitirá que você saiba quais estratégias você deve executar para melhorar o acesso; como dar maior visibilidade ao seu produto fora do estabelecimento, etc.

3. Avaliação interna do estabelecimento

Após realizar uma análise externa do ponto de venda, o próximo passo é fazer uma avaliação interna.

Este é o passo mais importante de uma auditoria pontual; você deve analisar cuidadosamente como o fluxo de compradores, onde as marcas concorrentes estão localizadas no estabelecimento, como seus produtos são organizados nas prateleiras, se a publicidade e o preço de seus produtos pode ser facilmente visto, etc.

Experiência do cliente ou vendas: o que vem primeiro?

4. Faça uma análise comparativa entre seu produto e o da concorrência

Esta etapa é avaliar os detalhes da etapa anterior, mas agora com produtos concorrentes. Dessa forma, você saberá quais alterações serão feitas para oferecer melhor visibilidade e marketing à sua marca.

Veja quais são as características de seus produtos que a concorrência também possui e quais são necessárias, desde o design do produto até o local nas prateleiras.

Veja também: Características que um líder de vendas digital deve ter

Como realizar uma auditoria no ponto de venda com a QuestionPro?

A QuestionPro permite que você execute uma avaliação do ponto de venda com facilidade, basta executar estas etapas:

  1. Crie a pesquisa que o ajudará a avaliar seu ponto de venda. Defina o que deseja avaliar e crie as perguntas certas para obter as informações necessárias. Você pode criar seu questionário a partir da plataforma ou exportá-lo. Use algumas de nossas funções, como o Net Promoter Score ou perguntas de múltipla escolha para avaliar o nível de satisfação de alguns fatores; e abrir perguntas para detalhar aspectos mais específicos.
  2. Treine seus avaliadores para realizar a pesquisa. A equipe que você envia para cada ponto de venda deve perceber todos os detalhes que ajudam a melhorar o marketing do seu produto.
  3. Avalie o ponto de venda com cuidado. Baseie-se nas perguntas e mantenha-se alerta caso apareçam detalhes que o ajudarão a melhorar. Você pode usar a QuestionPro Survey App para coletar dados, mesmo sem acesso à Internet, e visualizar em tempo real para fazer uma análise de cada pergunta.
  4. Faça os ajustes necessários no ponto de venda para melhorar a comercialização de seus produtos. Tudo depende de seus objetivos, seja mudar a distribuição nas prateleiras, aumentar o estoque, redesenhar a publicidade, etc.

Funil de vendas: o que é e como desenvolver cada etapa?

Importância de realizar uma auditoria no ponto de venda

A realização de uma auditoria no ponto de venda é um processo que não deve ser tomado de ânimo leve, principalmente quando você está lançando um novo produto.

Com essa avaliação, você pode saber quais são os fatores que permitem determinar se o local está prestando um bom serviço ao cliente; oferecendo seu produto adequadamente e promovendo que as pessoas o adquiram.

Quando você acaba de lançar um produto no mercado, uma auditoria no ponto de venda permite definir os lugares certos para tornar sua marca conhecida no mercado.

Se você deseja realizar uma auditoria no ponto de venda, entre em contato! Ajudaremos você a coletar as informações necessárias.

Também recomendamos: O que é um estudo de satisfação e como realizá-lo?

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram