Chatbots de pesquisa: o que são e como se utilizam?

Nos últimos anos, surgiram inúmeras novas tecnologias que permitiram aos pesquisadores coletar informações de maneiras anteriormente impensáveis, dessa maneira o Insights Communities, pesquisas offline e, claro, chatbots de pesquisa. 

Você sabia que pode criar pesquisas e formulários preenchidos por meio de um bate-papo interativo? Neste artigo, falaremos sobre os benefícios e todos os detalhes dessa nova tecnologia que a cada dia ganha terreno na pesquisa e na vida cotidiana.

O que é um chatbot de pesquisa?

Um chatbot é um software ou programa através do qual um usuário pode iniciar um bate-papo de maneira orgânica; da mesma forma que é possível agendar tarefas como lembretes ou vários tipos de ações, graças à sua inteligência artificial. Um exemplo claro é o chatbot de pesquisas da QuestionPro.

As pesquisas do Chatbot for QuestionPro são um software sofisticado no qual é possível fazer perguntas aos clientes ou visitantes de um site; para coletar informações como se fosse uma pesquisa, mas de uma maneira mais permissiva e amigável.

O melhor é que leva apenas 5 minutos para agendar nossos chatbots de pesquisas. Com apenas alguns cliques para definir nossas metas, é possível começar a usá-las para coletar as informações necessárias. A melhor parte? Não há necessidade de codificação! Como se isso não bastasse, também devemos mencionar que o uso disso pode aumentar sua taxa de resposta em até 500%.

Como os chatbots funcionam de pesquisa?

Funções do chatbot

Os formulários incluem uma lógica entre perguntas e respostas, e estas podem ser facilmente personalizadas de acordo com o foco da sua marca.

Lógicas

Você pode gerenciar o fluxo do formulário usando várias funções lógicas no chatbot. Por exemplo, mostrar / ocultar lógicas, etc.

Personalização

Cada formulário pode ser personalizado de acordo com as necessidades da marca ou empresa, incluindo cor, logotipo, etc. Além disso, os usuários podem escolher entre várias opções de avatares que oferecemos para chatbots de pesquisa.

Compartilhe seu formulário

Os formulários podem ser distribuídos aos usuários por meio de um link que pode ser personalizado por email ou redes sociais e também podem inseri-lo em seu site. A QuestionPro fornece o código de incorporação necessário e pode ser facilmente copiado e colado em uma página da web.

Design

Não importa como o formulário é distribuído, os chatbots de pesquisa podem ser visualizados em todos os dispositivos, incluindo todos os dispositivos móveis.

Relatórios e análises

Sabemos que é inútil coletar informações se elas não ajudarem na tomada de decisões. O chatbot fornece uma gama completa de análises, a partir de um painel interativo, em que você pode obter gráficos detalhados de perguntas específicas. Todos os dados e relatórios podem ser facilmente exportados para Excel, PowerPoint, PDF, entre outros.

O importante é focar a atenção no usuário, tornando cada experiência melhor e se adaptando às suas necessidades. É por isso que, graças a esse tipo de nova ferramenta, há um aumento nas taxas de resposta de 500%, tornando as pesquisas uma tarefa fácil e agradável de executar.

Pergunte aos nossos consultores on-line sobre chatbots de pesquisas ou sobre outras ferramentas que podem ajudá-lo a coletar informações valiosas de seus clientes.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Também recomendamos:

Saiba o que significa a análise SWOT

Investigação on-line: por que é uma boa opção realizá-la?

Saiba para que serve as pesquisas georreferenciadas

Pesquisa de mercado e análise de mercado Qual é a diferença?

Análise de comportamento do usuário na web: saiba como realizar

Pesquisa empírica: conheça as etapas para executá-lo

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.