Investigação on-line: por que é uma boa opção realizá-la?

Um dos elementos de uma investigação on-line é o anonimato dos participantes. Para protegê-lo, certas diretrizes devem ser seguidas,. É um elemento mais valorizados pelos entrevistados que confiam em fornecer o feedback que solicitamos.

No entanto, ao realizar, por exemplo, pesquisas qualitativas on-line ou presenciais, muitos pesquisadores preferem deixar de lado o anonimato. Mas a verdade é que existem muitos benefícios importantes na coleta de informações em um ambiente on-line:

3 benefícios de uma investigação on-line anônima

1.   Transparência

No mundo online, todos interagem de maneira mais uniforme e é por isso que é muito mais fácil capturar uma série de opiniões de maneira mais equilibrada. Não há distinções, todas são iguais. Os estereótipos são eliminados.

2.   Eficiência

Ao fazer uma pesquisa on-line, por exemplo, através de uma comunidade on-line, temos a vantagem de que os participantes estão comprometidos e ansiosos para participar e opinar; isso facilita o processo. Embora algumas atividades devam ser realizadas para ajudar a acelerar a participação, os usuários têm confiança para dar seu ponto de vista, porque não se sentem julgados.

3.   Honestidade

Os consumidores on-line sentem confiança porque sabem que podem dar sua opinião a qualquer momento (enquanto trabalham, nos fins de semana, a qualquer hora do dia etc.), isso os torna mais confiantes na participação em pesquisas e respostas on-line de maneira mais honesta, sem nenhuma pressão ou preocupação que possa influenciar o estudo.

Algo importante que devemos levar em consideração na investigação on-line é que devemos ter uma atitude receptiva e descontraída e gerar um ambiente equitativo. É necessário ter a mente aberta e aceitar todos os tipos de comentários que podemos receber. 

Recomendações para uma investigação on-line

Leve em consideração que os participantes de uma investigação on-line também estão expostos a vários estímulos que podem distraí-los. Portanto, o pesquisador deve envolver continuamente os participantes. Ele deve escolher, por exemplo, as ferramentas e perguntas apropriadas que farão com que os participantes permaneçam motivados e interessados. Você pode até gerar feedback de tópicos chatos ou muito sérios, se conseguir cativar os participantes com a abordagem correta.

Outra maneira de fazer pesquisa online é através das redes sociais. Você pode verificar como os clientes compartilham suas opiniões sobre qualquer tópico livremente. Os insights que podem ser obtidos nessa plataforma podem ser inestimáveis.

Certamente, se uma pessoa não gostar do seu produto ou serviço, é mais provável que lhe diga livremente através de uma ferramenta como essa do que em um ambiente em que ela tenha que encará-lo cara a cara. Com esse tipo de ferramenta, você pode realizar uma investigação bem estruturada com um moderador especialista.

Aproveite todas as oportunidades que as ferramentas online oferecem, não perca as facilidades de fazer pesquisas online hoje e obtenha mais do que espera.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Recomendamos também:

Cultura de atendimento ao cliente: como promover em sua organização

3 dicas para o sucesso da comunidade online

Os participantes: o sucesso de uma comunidade online

Pesquisas de campo. Como fazê-las online sem internet

Painel de pesquisa on-line: saiba os benefícios de obter-lo

Promover pesquisa de mercado e inovação por meio de um painel on-line

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.