Qual é o ciclo de vida do cliente?

O ciclo de vida do cliente é usado para descrever o processo que o consumidor segue no momento em que você chama a atenção pela primeira vez, considera seu produto, compra, usa e mantém a lealdade à sua marca.

Compreender este ciclo é crucial, pois permite que as empresas maximizem sua renda e continuem competitivas no mercado atual.

Para acompanhar o ciclo, é necessário considerar cada etapa do processo e termos como retenção e lealdade; que ajudam a criar estratégias para otimizar a experiência do cliente.

Vantagens de monitorar o ciclo de vida do cliente

A seguir, temos os principais benefícios de revisar o processo do ciclo de vida do cliente em sua organização:

  • O relacionamento com os clientes melhora: Ao ter mais conhecimento de seus clientes, eles ficam satisfeitos em saber que você se importa com as necessidades deles. Isso permite que você crie uma conexão mais forte e um relacionamento profundo com eles.
  • Solução para as necessidades do consumidor: Se você conhece as necessidades e desejos dos clientes, pode encontrar uma solução rápida e eficaz para os problemas deles.
  • Melhorias no Atendimento ao Cliente: Se seus funcionários aprenderem sobre os clientes, poderão atendê-los melhor. Ao conhecer os registros de suas interações, eles podem agir com base nesse conhecimento.
  • Aumenta a satisfação dos funcionários: Se seus funcionários tiverem mais conhecimento e forem treinados, eles estarão mais envolvidos. Ao conhecer o ciclo de vida do cliente, eles podem facilmente resolver problemas. Importância da satisfação dos colaboradores e clientes internos
  • Aumenta a lucratividade da sua empresa: Quando sua organização aprende sobre o ciclo de vida do cliente e o coloca em prática, a produtividade aumenta, o processo de fechamento é reduzido e você pode oferecer produtos e serviços extras para aumentar a satisfação do cliente.
  • Base sólida de clientes: Sua equipe de vendas pode agendar melhores reuniões com os clientes e resolver suas preocupações. Por ter um banco de dados sólido com clientes e prospects, todos podem acessá-lo igualmente.
  • Diminui a taxa de abandono de clientes: Quando um cliente se compromete com seus funcionários, o risco de sair diminui.

Veja também: Aprenda a medir a satisfação do cliente e colete as informações

Etapas do ciclo de vida do cliente

O ciclo de vida do cliente consiste em seis estágios. A seguir, descreveremos cada um deles para que você possa entender facilmente o processo:

Alcance

Essa é a primeira etapa do ciclo de vida do cliente, é quando ele percebe a existência de um produto ou serviço da sua empresa. Esse conhecimento pode ser por meio de redes sociais ou recomendação boca em boca.

O cliente pode não ter uma necessidade imediata de resolver. Mas o objetivo é que, no futuro, ele possa associar sua marca para encontrar uma solução.

Análise de sentimentos do cliente – como usar a ferramenta

Aquisição

No estágio anterior, o cliente criou uma associação entre a necessidade e a sua marca; o processo se aprofunda e adquire mais conhecimento sobre ela, através de ofertas, visitas ao seu site, conversas com sua equipe de vendas ou usando amostras de sua marca/produto

Conversão

Esse é o estágio do ciclo de vida do cliente em que seu produto ou serviço é adquirido. É importante identificar os pontos principais que levaram ao fechamento do negócio e usá-los para posicionar seus produtos e ter uma maior vantagem competitiva.

Crescimento

Aqui estão as pessoas que já compraram seu produto e podem ser consideradas clientes. Nesta fase, a abordagem é criar uma estratégia que aumente o valor da venda, o que causará o aumento do ROI.

Retenção

A retenção é um dos passos mais importantes, pois diferentes estudos mostram que é mais fácil conseguir um novo cliente do que reter os atuais.

Agora que você alcançou uma nova venda e um consumidor em seu banco de dados, o objetivo é ajudá-lo a obter a satisfação, valorizando seus produtos e serviços. Isso pode ser feito por meio de uma pesquisas, que permite entender e corrigir os problemas que surgiram durante a venda.

Retenção de funcionários: 8 estratégias realmente efetivas

Lealdade

O objetivo final no ciclo de vendas do cliente é manter sua lealdade. Os clientes satisfeitos continuam a usar seus produtos ou serviços. E até optam por obter mais e aumentar o custo de venda. Além disso, eles se tornarão embaixadores da marca e o recomendarão a outros.

Leia também: Tipos de lealdade do cliente: conheça suas características

Importância de conhecer o ciclo de vida do cliente

O ciclo de vida do cliente permite criar uma forte lealdade à marca e fazer com que os usuários se tornem advogados da sua empresa; recomendando-a a seus amigos, colegas de trabalho ou familiares. Para conseguir isso, é necessário garantir que eles permaneçam relevantes e ofereçam valor aos clientes.

Compreender o ciclo é essencial para o sucesso e crescimento contínuos dos seus negócios. Se você ignorar qualquer uma das etapas do processo, os clientes poderão ficar insatisfeitos e partir no futuro.

As empresas devem trabalhar em cada um dos estágios que formam o ciclo. Assim como também usar métricas para medir o sucesso de cada um deles. Somente dessa maneira será possível abordar lacunas competitivas em produtos e serviços.

Meça cada uma das etapas do ciclo de vida do cliente. Você pode fazê-lo através de pesquisas. Solicite uma demonstração do nosso software de pesquisa e aprenda tudo o que você pode conseguir usando uma ferramenta de coleta de dados on-line.

Também recomendamos: O quanto seus clientes te recomendam? Utilize a fórmula NPS

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram.

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.