
Neste artigo, explicaremos passo a passo como usar nossas pesquisas com saltos e ramificações lógicas para que você possa criar pesquisas mais poderosas e obter dados de qualidade que impulsionem tomadas de decisão inteligentes.
Na QuestionPro, buscamos sempre oferecer aos nossos clientes as melhores ferramentas, com o objetivo de capacitá-los a conduzir pesquisas eficazes e coletar informações que lhes permitam realizar análises precisas e obter resultados úteis para seus projetos.
O que são as pesquisas de ramificação e salto da QuestionPro?
Pesquisas ramificadas e lógicas permitem que você crie questionários inteligentes e projetados profissionalmente.
Ao usar essa lógica, você permite que os respondentes direcionem o caminho da pesquisa com base nas respostas que escolherem. Isso possibilita que perguntas não relevantes sejam omitidas, concentrando-se apenas nos aspectos essenciais para o estudo e reduzindo o tempo de resposta.
Além disso, torna o processo de coleta de dados mais fácil e seguro de executar, permitindo que os entrevistados tracem seus próprios caminhos conforme suas respostas.
Tipos de pesquisas com saltos e ramificações que você pode usar
Lógica de Salto: Por meio de um sistema pré-configurado, permite que o respondente pule de uma pergunta para outra ou conclua o questionário, dependendo da opção de resposta escolhida.
Lógica de Ramificação Composta: Envolve ramificação com base em critérios que podem ser da mesma pergunta, de perguntas anteriores ou até mesmo outros parâmetros, como o tipo de dispositivo usado para responder à pesquisa.
Mostrar/Ocultar Lógica da Pergunta: Com base em respostas anteriores ou em critérios como geolocalização, código, tipo de dispositivo e variável do sistema, é possível ocultar ou mostrar uma pergunta.
Mostrar/Ocultar Lógica de Resposta: Com base em respostas anteriores ou em critérios como geolocalização, código, tipo de dispositivo e variável do sistema, você pode ocultar ou mostrar uma resposta específica.
Lógica de Controle de Cota: Consiste em especificar o número máximo de respostas que podem ser obtidas para cada uma das opções disponíveis. Se a cota for atingida, o sistema pode ser configurado para pular para outra pergunta ou encerrar a pesquisa.
Lógica Dinâmica de Texto/Comentários: Habilita uma caixa de comentários adicional, além das opções oferecidas. Essa lógica pode ser configurada para uma ou mais opções de resposta. Além disso, se a pergunta for obrigatória, o preenchimento da caixa de texto também será necessário.
Lógica de Extração: Seleciona as respostas marcadas pelo usuário ou aquelas que não foram selecionadas para criar uma nova pergunta. Essa pergunta será gerada imediatamente após a pergunta original e não poderá ser movida.
Lógica de Pontuação: Permite atribuir valores numéricos a cada opção de resposta e gerar saltos no questionário, seja para outra questão ou para a página de conclusão.
Lógica JavaScript: Permite que um campo incorpore código JavaScript, possibilitando adicionar novos recursos à sua pesquisa, como a seleção automática do botão “Próximo”. Sua imaginação é o limite!
Variáveis de Atualização: Você pode atribuir valores padrão aos campos de memória da pesquisa, que podem ser refletidos no banco de dados. Essas variáveis podem incluir localização, sistema operacional, navegador, texto ou um número aleatório.
Como criar sua primeira pesquisa com saltos e ramificações
Começar a usar este recurso da QuestionPro é fácil: basta acessar sua conta e criar uma pesquisa. Ainda não tem uma conta? Não se preocupe! Você pode criar uma gratuitamente:
Depois de concluir sua pesquisa e ordenar suas perguntas, você pode começar a usar qualquer lógica para orientar seus entrevistados pelo questionário.
Para programar uma lógica, execute os seguintes passos:
- Vá para a seção Lógica da sua pergunta, de onde todas as ramificações começarão. Ao selecioná-la, uma tela como a seguinte será exibida:
Nesta tela você poderá ver o seguinte:
1. Um menu suspenso onde você pode encontrar os diferentes tipos de ramificações pré-criadas em nossa plataforma.
2. A área de programação lógica, onde você pode encontrar outros componentes, como as opções de resposta para suas perguntas ou a pergunta alvo, caso os critérios sejam atendidos ao responder.
3. A coluna de texto de tubulação permitirá que você defina o texto que será exibido em outras respostas ou opções de perguntas futuras, se essa opção for escolhida.
4. A opção Variável Personalizada, onde você pode criar uma variável para ser usada como desejar em qualquer parte da pesquisa.
5. Ative o Looping. Às vezes, o pesquisador precisará que o respondente avalie mais de uma variável para criar um loop entre as perguntas. Isso envolve selecionar uma opção de resposta que o levará a outra pergunta.
Você a selecionará e será redirecionado automaticamente para a pergunta original, onde poderá selecionar outra opção e atribuir um atributo a ela. A duração do loop depende do número de variáveis configuradas pelo pesquisador.
6. Ramificação padrão. Se nenhum critério ou variável for definido, uma ramificação simples será feita para outra questão.
7. Randomização de Ramificações. Digamos que você tenha uma pergunta de múltipla escolha em sua pesquisa e tenha configurado uma ramificação para cada seleção em diferentes partes da pesquisa. Para evitar viés de ordem, você pode randomizar essa lógica de ramificação usando a opção Gerador de Ramificações Aleatórias.
8. Botões de controle, onde você pode retornar tudo para uma configuração padrão ou salvar alterações.
Cada lógica tem suas próprias telas e recursos exclusivos; convidamos você a explorar cada um deles e aproveitar ao máximo seu potencial.
Exemplo de um levantamento com saltos e ramificações
Depois de se familiarizar com a nova interface, é hora de implementar sua primeira parte lógica.
Caso hipotético: Suponhamos que você seja um restaurante que deseja saber, de forma inteligente, o nível de satisfação dos seus clientes. Certamente, uma das perguntas que você incluiria na sua pesquisa seria semelhante à seguinte:
Qual foi o seu prato favorito do nosso menu degustação?
- Creme
- Entradas típicas
- Prato principal
- Sobremesa
Agora, digamos que você queira saber um pouco mais sobre uma das respostas fornecidas, mas precise de uma análise específica para cada opção apresentada. Por exemplo, o que eles acham do Creme, da Sobremesa, do Prato Principal, etc.? Para essa e muitas outras situações, a lógica pode ser de grande ajuda.
Usando a interface que mostramos anteriormente e a lógica de salto, você pode fazer com que seus clientes “pulem” para outra pergunta com base na resposta deles.
Fazer isso é fácil: vá em Lógica, escolha a lógica de sua preferência, defina os critérios usando nossos operadores e determine a ação a ser executada (pontuar, ramificar, pular, ocultar, etc.).
Exemplo com lógica de salto
A lógica de ramificação é uma das nossas ferramentas mais populares e amplamente utilizadas. Ela permite que você oriente seus respondentes interrompendo o fluxo padrão do questionário, redirecionando-os para outra pergunta da pesquisa, outra pesquisa, uma página de agradecimento personalizada ou encerrando a pesquisa.
- Perguntas da pesquisa: você pode selecionar qualquer uma das perguntas que seguem a pergunta de origem.
- Encerrar pesquisa: selecione esta opção se quiser encerrar a resposta do participante. Os entrevistados serão direcionados para a página de conclusão da pesquisa, e suas respostas serão marcadas como “Resposta Concluída”.
- Página de agradecimento: selecione esta opção se desejar direcionar os respondentes para uma página de agradecimento. A resposta será marcada como concluída.
- Pesquisa em cadeia: o respondente é enviado para outra pesquisa.
Você pode aplicar lógica à sua pesquisa para criar um fluxo como este:
Qual foi o seu prato favorito do nosso menu degustação?
- Creme
- Entradas típicas
- Prato principal
- Sobremesa
Digamos que seu entrevistado responda “Aperitivos típicos” e agora você deseja direcioná-lo para uma seção focada nesses tipos de pratos sem precisar responder a outras perguntas relacionadas a outros pratos que não foram selecionados, por exemplo: sobremesas ou prato principal.
Para fazer isso, basta ativar a lógica de salto, ir para a linha Opções de Resposta: Entradas Típicas e em “Se selecionado, pular para:” escolher uma pergunta futura onde apenas as Entradas Típicas sejam discutidas, por exemplo, enviá-las para sua pergunta 10, que seria algo como:
Q10: Qual é seu starter típico favorito?
- Tacos
- Brinde
- Quesadillas
Para lhe dar mais informações sobre o uso da lógica e dos critérios, além das últimas atualizações da nossa plataforma, estamos compartilhando nosso webinar sobre o tópico:
Se você quiser saber mais sobre como cada uma das pesquisas com salto e ramificação funciona, confira nossos arquivos de ajuda:
- Lógica de salto
- Lógica de ramificação composta
- Controle dinâmico de cotas
- Caixa de comentários
- Lógica de extração
- Lógica de extração reversa
- Mostrar/Ocultar perguntas (lógica)
- Mostrar/Ocultar lógica
- Lógica de mostrar/ocultar opção de resposta
- Lógica de pontuação
- Looping para pesquisas
- Lógica de ramificação no final de uma pesquisa
- Ramificação lógica de destino padrão
- Lógica de encadeamento de pesquisas
- Texto de tubulação
Esperamos que todas essas informações tenham sido úteis e que você possa compreender melhor a importância de conduzir pesquisas com saltos e ramificações, além do potencial que isso traz para sua pesquisa.
Se você achar alguma parte difícil ou precisar de ajuda e mais informações, entre em contato com nossa equipe.