Como saber o que meu cliente precisa?

Você é um daqueles que pensam que o cliente não sabe o que ele quer? Você já tentou alguma pesquisa de mercado? Você se perguntou: como saber o que meu cliente precisa?

Dia a dia cria produtos que buscam satisfazer as necessidades dos consumidores, empresas que querem inovar o mercado e marcas que querem estar no gosto dos clientes. Muitos conseguiram fazer pesquisas de mercado para identificar as necessidades latentes dos clientes. Tomando como base, o produto é mais bem servido ao seu mercado e, mais importante, eles mantêm uma vantagem competitiva. Leia também: Diferença entre pesquisa qualitativa e quantitativa

Quais ferramentas você usa para conhecer as necessidades do cliente e como saber o que meu cliente precisa?

Uma boa opção para obter maior participação e feedback do cliente são as ferramentas on-line qualitativas. Mas como usá-los quando é provável que os consumidores não saibam o que querem? Como saber o que meu cliente precisa?

Talvez, se eles fizerem uma atividade em grupo, será mais fácil compartilhar o ponto de vista deles. À medida que os participantes começam a compartilhar idéias, problemas e soluções, é muito provável que cada participante seja identificado com a situação ou tenha uma solução para ela, ou simplesmente decida participar motivado por outras pessoas. Eu convido você a ler: Conselhos para pesquisa – conceitos e práticas

A habilidade básica que um pesquisador precisa usar ferramentas online qualitativas é orientar cuidadosamente os participantes, a fim de obter idéias criativas que atendam aos objetivos do seu projeto.

Obtenha insights poderosos por meio do brainstorming

Como saber o que meu cliente precisa? Os participantes de uma comunidade on-line podem ajudá-lo em seu processo de inovação, compartilhando ideias, características e atributos de seu produto que podem ajudá-lo a melhorar. Saiba também: Focus group ou pesquisas: qual deles usar?

Toda essa variedade de ideias trará, sem dúvida, ótimos resultados, por isso recomendamos convidar seus participantes a sugerirem ideias que ajudem a identificar as soluções mais populares ou a criar uma dinâmica para identificar o que seus clientes pensam de um produto ou serviço.

Na busca por necessidades latentes, uma comunidade on-line pode ser usada em um número indefinido de maneiras criativas e exclusivas que ajudam você a obter insights sobre a vida cotidiana dos participantes e tomar melhores decisões. Saiba também: Pesquisas de opinião, o que são e quando usá-las

Não se pergunte mais como saber o que seu cliente precisa, criar sua própria comunidade on-line para um projeto de pesquisa futuro, consultar nossos consultores on-line e agendar uma demonstração de nossas comunidades on-line.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido à conhecer à Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram.

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.