Plano de marketing de uma empresa: conheça os 7 componentes

De acordo com uma pesquisa realizada pelo The Engagement Institute nos Estados Unidos em 2016, a falta de comprometimento com o trabalho custa a um setor específico entre US $ 450 e US $ 550 bilhões por ano. Frequentemente ouvimos dizer que organizações e empresas enfatizam o envolvimento dos funcionários e a felicidade no trabalho. Os estudos mencionam repetidas vezes que os funcionários comprometidos com seus papéis e trabalho são muito mais produtivos e felizes. Criar um plano sólido para a participação dos funcionários deve estar na lista de prioridades de qualquer empresa. Geralmente, como organização, é desencorajador ter funcionários que não têm compromisso com o trabalho. Nunca é tarde para implementar as melhores práticas de participação dos funcionários.

Um elemento a considerar é o monitoramento de funcionários que não são felizes em seu trabalho, pois afetam funcionários comprometidos, expressando continuamente sua tristeza em voz alta; induzem pensamentos negativos a outros.  

Embora o envolvimento dos funcionários varie amplamente por região, cultura e condições econômicas; uma organização tende a enfrentar perdas quando seus funcionários não estão comprometidos. Sendo assim, para evitar tal situação a qualquer momento durante o ciclo de vida comercial, a gerência precisa garantir a implementação das melhores práticas de participação e compromisso com o trabalho.

Benefícios de ter funcionários comprometidos

No mundo competitivo de hoje, os benefícios do envolvimento dos funcionários não devem ser negligenciados, e devem ser promovidos ativamente. De acordo com um estudo, verificou-se que quase 1,4 milhão de funcionários de aproximadamente 50.000 empresas nos Estados Unidos estão conectadas positivamente ao seu trabalho. Como resultado, essas empresas alcançaram uma posição muito mais alta nas métricas de desempenho dos negócios. Como maior lucratividade, melhor produtividade, baixa taxa de atrito e maior capacidade de atrair novos talentos.

Esses estudos também indicam que as organizações com funcionários que se destacam por seu compromisso com o trabalho têm os seguintes resultados:

  • Superar seus concorrentes em 20%
  • Oferecem a suas empresas um aumento de receita de 368%
  • Têm melhor criatividade e são mais inovadores.

 Dados esses resultados positivos de um maior envolvimento dos funcionários, as organizações geralmente implementam as melhores práticas para participação e engajamento dos funcionários. Tudo isso para aumentar efetivamente as habilidades, talentos e produtividade dos funcionários.

5 melhores práticas de compromiso com o trabajo

Lembre-se sempre de que os níveis de engajamento dos funcionários são cruciais para sua organização. Estas são algumas das melhores práticas para participação e comprometimento dos funcionários:

Faça que as melhores práticas sejam parte da estratégia da sua organização

Os Os líderes e a gerência de uma organização precisam entender que a participação e o comprometimento dos funcionários devem ser explicitamente incluídos na estratégia da empresa. Em seguida, desenvolva e implemente o plano para que todos na organização estejam na mesma página.

Leia também: Avaliação de funcionários. Como sua força de trabalho se comporta?

Tenha uma visão clara e métricas verificáveis no compromisso com o trabalho

Uma organização deve estabelecer estratégias e objetivos para seus negócios, ter uma visão clara e estabelecer metas que possam ser alcançadas. Uma visão que diz “queremos ser os melhores” é vaga e não comunica nada claro aos funcionários. Por exemplo, falando sobre uma empresa que produz laticínios. A visão pode ser algo como “Criar produtos de qualidade e oferecer aos nossos clientes o melhor serviço e produto a um preço acessível”. Nesse caso, podemos ver que a empresa não apenas tem uma visão, mas também possui objetivos.

5 características para construir uma equipe de trabalho

Ouça “ativamente” seus funcionários

O recebimento regular de comentários sobre o que eles acham que está funcionando e o que não está; fornecerá à organização informações em primeira mão sobre as áreas em que as melhorias devem ser aplicadas e as que estão comprometidas com o trabalho. Faça uma pesquisa para conhecer o comprometimento dos funcionários. Faça com que eles saibam que suas sugestões são ouvidas e que vocês agirão nesse sentido. Isso fará com que seus funcionários se sintam valorizados.

Como alcançar o desenvolvimento da força de trabalho em sua organização

Dê a seus funcionários um caminho claro sobre o compromisso com o trabalho

Um funcionário que sabe que seu potencial na organização pode fazê-lo crescer será um funcionário muito mais comprometido. Sessões de treinamento formais e informais com gerentes ou treinadores ajudarão seus funcionários a definirem claramente suas carreiras profissionais.

Veja também: Qual é o compromisso de trabalho para funcionários e empregadores?

Converse com seus funcionários sobre seus benefícios no compromisso com o trabalho

A administração e os líderes de uma organização precisam incorporar políticas de bem-estar para os funcionários e investir em seu bem-estar físico e emocional. 

Se você deseja avaliar o compromisso com o trabalho, pode começar com uma pesquisa on-line, podemos aconselhá-lo sobre isso. Consulte nossos consultores on-line ou crie sua conta gratuita para começar a testar nossa plataforma de pesquisa.

Também recomendamos: Complexo de Jonas e Millennials no ambiente de trabalho

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram