Conselho consultivo de clientes: como gerenciá-lo?

Neste artigo, vamos falar sobre como gerenciar o conselho consultivo de clientes e como oferecer um melhor atendimento com a ajuda dos comentários que os consumidores têm a oferecer.

Desde o surgimento do Net Promoter Score (NPS), as organizações têm métricas baseadas no sucesso da experiência e satisfação do cliente nesses números.

É claro que é uma maneira muito apropriada. Já que um NPS mais alto significa que os clientes estão mais satisfeitos.

Como reconhecer os clientes?

No entanto, os clientes são mais do que apenas uma classificação do NPS. Eles são pessoas reais que tiveram uma experiência com sua marca. Quando você pensa isso, é mais do que uma transação, é algo que foi experimentado pessoalmente. Isso também inclui o investimento de tempo e recursos. Portanto, não os trate como um número. Mostre que você se importa e que deseja conhecer os pontos de vista deles.

Seus promotores, ou seja, os clientes que se classificaram como 9 ou 10 na questão do NPS, querem interagir com sua marca e provavelmente serão o que chamamos de “compromisso” da sua marca. Esses usuários querem dar ideias e comentários mais significativos. 

Muitas das melhores marcas estão percebendo que a obtenção de informações adicionais e a co-criação com os promotores levaram a informações sem precedentes. Isso pode afetar tudo, desde o produto até a aquisição e retenção, que têm um caminho direto para aumentar as vendas.

Lembre-se de que a inovação pode vir de qualquer lugar e que seus promotores têm uma taxa de propriedade mais elevada. Por isso, é hora deingressarem em um Conselho Consultivo de Clientes, CAB por sua sigla em inglês; para que possam começar a trabalhar para você.

Conheça: Análise de clientes. Como realizá-la de forma eficaz?

Como gerenciar o Conselho Consultivo de Clientes

QuestionPro Comunidades é uma ferramenta que facilita esse processo, você só precisa se preocupar em recrutar seus promotores. Nós podemos ajudá-lo a fazer o resto. A plataforma é configurada para oferecer várias opções. 

Aqui, informamos como gerenciar o Conselho Consultivo de Clientes por meio de uma comunidade:

Pesquisas

Crie e implemente pesquisas com nossa integração da plataforma de pesquisa para coletar informações em tempo real ou continuamente.

IdeaBoard

IdeaBoard ou quadro de ideias é uma ferramenta útil que ajuda a obter ideias relevantes do seu público. Ele coleta feedback na forma de texto e mídia enriquecida e permite que os membros interajam com as ideias e forneçam feedback positivo ou negativo, etc., para validar sua relevância.

4 tipos de lealdade de clientes e as características que o distinguem

Tópicos e Discussões

Essas ferramentas permitem que os membros interajam diretamente entre si e discutam a relevância de um tópico. Você também pode criar e gerenciar um grupo de foco ao vivo com análise avançada de texto para reunir ideias e pensamentos do público.

Recompensas

Incentive os membros mais ativos do Conselho Consultivo de Clientes a oferecer feedback relevante, porém contínuo. Utiliza o módulo de gamificação incorporado na plataforma da comunidade para envolver o público no compromisso com a marca e comunidade.

Entenda como trabalhar a confiança dos clientes na sua empresa

Principais perguntas sobre a experiência do cliente para o Conselho Consultivo de Clientes

As comunidades on-line da QuestionPro são voltadas para ajudar as marcas e reunir o público certo para ser defensores da marca. Não é fácil e deve ser feito estrategicamente para que os promotores identificados através da pontuação do NPS façam parte do Conselho Consultivo de Clientes. Isso inclui a correspondência de pontuações do NPS em toda a experiência do cliente. Também a identificação dos promotores mais relevantes para o negócio.

Como mencionado acima, as marcas estão cada vez mais aproveitando o Conselho Consultivo de Clientes para atrair seus promotores mais ativos.

O Conselho Consultivo de Clientes de uma empresa é composto por promotores que são os mais fortes defensores de uma marca. Estas são as pessoas que realmente foram vistas como promotoras da marca. Elas foram recrutadas usando o NPS. Há muitas maneiras de fazer isso, mas a melhor maneira de começar é usando a pergunta do NPS.

Onde o NPS se detém, o Conselho Consultivo de Clientes continua e as marcas sempre obtêm respostas às suas principais perguntas em um nível profundo.

Leia também: Rotação de clientes – Evite-a seguindo estas simples recomendações

Confira algumas perguntas importantes para responder:

Estou evoluindo para atender às expectativas dos meus clientes?

O Conselho é o que melhor ajuda a responder à pergunta sobre o que os clientes querem. Isso permite gerenciar uma estratégia viável de lançamento no mercado, além de se manter à frente da concorrência.

Tenho as ideias para tomar as decisões corretas de negócios?

Outro benefício importante do Conselho consultivo de clientes é obter as percepções corretas e acionáveis do público mais relevante. O conhecimento correto pode ajudar a fortalecer o valor da marca na mente dos clientes atuais e potenciais.

3 maneiras de conquistar a lealdade dos clientes com uma estratégia para celular

Como posso satisfazer meus clientes através do Conselho consultivo de clientes?

As empresas existem para satisfazer a necessidade e o desejo de um cliente. A criação de um conjunto de produtos ou serviços que impressionam o cliente é importante para a relevância de um negócio.

O Conselho Consultivo de Clientes pode ajudar a tornar uma marca relevante, lucrativa e à frente da concorrência. As percepções coletadas desse grupo de pessoas leais são mais fáceis de gerenciar e supervisionar por meio de uma comunidade. Em vez de ter um público mais amplo em várias investigações qualitativas e quantitativas.

Agora que você sabe como gerenciar o Conselho Consultivo de Clientes, você já deve saber a importância de transformar a relevância de sua marca.

Veja também: Reclamações de clientes: 6 dicas para transformá-las em elógios

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.