Análise de clientes. Como realizá-la de forma eficaz?

A análise de clientes é vital para o crescimento de qualquer negócio. No entanto, a análise deve ser baseada em algo, o que significa que os dados coletados são cruciais para esse processo.

Várias empresas têm muitos problemas para coletar e organizar as informações de seus clientes, pois geralmente são insuficientes, o que impossibilita uma análise correta. Felizmente, existem ferramentas de pesquisa para conhecer os clientes que podem ser muito úteis.

Se você estiver interessado em realizar uma análise do cliente no futuro, mostraremos os elementos que você deve considerar para posicionar seus projetos e executá-los com sucesso.

Elementos para realizar uma análise de clientes

Cada vez que uma pessoa faz uma compra, deixa para trás itens que podem ser rastreados. Estes são alguns dos mais comuns que são utilizados para realizar uma análise de clientes:

Identificação única para a análise de clientes

A identificação exclusiva do cliente te permite observar como uma única pessoa faz compras por meio de vários canais ou locais.

Endereço do cliente

Obter o endereço de um usuário é uma etapa extremamente valiosa no processo de análise do cliente. Com isso, você pode obter uma imagem mais clara das preferências dos consumidores de cada residência.

Coletar apenas códigos postais é um ponto de partida, mas limita as informações. O endereço completo fornece a maior flexibilidade na análise de clientes.

Existem ferramentas, como formulários on-line, que permitem coletar esse tipo de dados com facilidade.

Nome do cliente

A recopilação do nome também é um fato importante que você deve ter. A desvantagem é que, se você tiver um cliente com um nome comum e houver dez pessoas com o mesmo nome na área comercial de sua localização, será difícil determinar quais dessas pessoas visitaram sua loja.

Endereço de email

Hoje, para realizar uma análise de clientes, muitas marcas se concentram em receber seus e-mails. No entanto, lembre-se de que nem os melhores bancos de dados com esse elemento estão sempre completos.

Histórico de transações

Os dados acima podem ser usados para saber quem são seus clientes e de onde eles vêm, mas o histórico de transações informa quais tipos de clientes são mais valiosos.

Existem vários aspectos do histórico de transações que podem ser úteis na análise de clientes. Estes incluem:

  • Valor de compra: Se utiliza para entender quais clientes são mais valiosos.
  • Tempo da compra: Útil para estudar vendas por dia
  • Categorias de produtos comprados: Eles são úteis se você tiver vários departamentos ou categorias que deseja estudar separadamente.
  • Número ou canal de localização: Serve para entender onde a transação ocorreu, o que é útil para atribuir o valor do cliente a locais específicos e para estudar os clientes que compram em vários canais.
  • Identificação do cliente: Ele é usado para vincular o registro de transação a um registro do cliente.

Como fazer uma análise de clientes sem ter as informações necessárias?

Ao configurar seu banco de dados de uma maneira que permita rastrear informações e transações de clientes, você terá informações mais confiáveis para realizar uma análise de dados. Mas se isso não for possível, existem alternativas diferentes.

Alguns tipos de dados de marcas de dispositivos móveis para capturar o tráfego do cliente. Você pode combinar uma porcentagem desse tráfego com um provável local de origem, permitindo que você adicione recursos de nível familiar, como faria com um registro tradicional.

Você também pode realizar análises sem quaisquer dados do cliente e, em vez disso, pode confiar nas características dos consumidores nas áreas comerciais de localização ou perfis no nível do setor. Essas abordagens podem ser úteis para marcas menores porque são econômicas e fornecem informações direcionais.

Os dados são um componente importante para a realização de uma análise do cliente, e o tempo necessário para definir os processos de coleta de informações sobre os usuários pode gerar grandes retornos em análises futuras.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Também recomendamos as seguintes leituras:

A importância de ouvir o cliente final no desenvolvimento de um produto

Método Konmari nos negócios: como usá-lo para ter clientes satisfeitos

3 estratégias para identificar um cliente ideal

Inovação de produtos e serviços para melhorar a experiência do cliente

Qual é a jornada da jornada do cliente ou customer journey?

Serviço ao cliente: características essenciais para a melhoria

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.