Vantagens de usar dados do cliente para criar conteúdo personalizado

A medida que os clientes exigem conteúdo personalizado e autêntico, as empresas precisam reunir informações que os ajudem a ter os dados necessários para enfrentar esse desafio.

A tendência e o maior desafio para as equipes de experiência do cliente é a personalização do conteúdo, que se ajuste no contexto.

Embora os mecanismos de personalização possam ajudar a fornecer esse conteúdo personalizado, podem não alcançar o objetivo final. Os clientes querem que o conteúdo não se sinta apenas pessoal, mas também autêntico, e desejam opinar para alcançar esse nível de personalização.

Atualmente, os consumidores preferem seguir as marcas que os reconhecem e oferecem ofertas e recomendações que parecem pessoais. Eles aprovam que as empresas usam seus dados pessoais para personalizar o conteúdo, desde que os dados estejam seguros.

Desafios da criação de conteúdo personalizado

A personalização chama a atenção dos clientes e aumenta as possibilidades de venda. No entanto, as marcas que lutam para criar e fornecer conteúdo personalizado e autêntico devem considerar o seguinte:

  • A personalização significa coisas diferentes para pessoas distintas.
  • Em geral, os públicos-alvo são demograficamente segmentados por idade, geografia, sexo etc. Mas, o público também pode ser dividido por comportamentos passados, fatores de personalidade ou preconceitos políticos.
  • Há um setor de consumidores que sentem que o conteúdo personalizado é invasivo. Quando a experiência de marca de um cliente é baseada em informações que não foram compartilhadas intencionalmente, a confiança do cliente na marca é afetada.

Informe-se nos dados do cliente

A criação de conteúdo personalizado que os clientes desejam começa com os dados. Os dados demográficos são bem compreendidos, mas as marcas também podem usar dados comportamentais, como padrões transacionais ao longo do tempo, comportamentos on-line, conteúdo acessado, histórico de compras e compras abandonadas. Dados psicográficos sobre os traços de personalidade, crenças e atitudes dos clientes também são valiosos.

As empresas devem obter o máximo de dados possível em todas essas categorias e procurar correlações. Por exemplo, existem traços de personalidade em dados psicográficos que se correlacionam com compras abandonadas? Existe conteúdo de marketing que agrada aos extrovertidos, mas não aos introvertidos? Existem fatores demográficos relacionados às compras em determinados momentos do dia?

As organizações podem enfrentar os desafios de criar conteúdo personalizado, tendo mais controle sobre os dados do cliente. O modo de personalização para um cliente em particular (profissional, casual, etc.) torna-se óbvio quando os dados comportamentais são ajustados ao contexto. Diferentes linhas de segmentação tornam-se possíveis quando os dados demográficos são divididos por dados psicográficos.

Por isso

Use conteúdo personalizado para se aproximar de seus clientes. Aplique pesquisas para conhecer seus gostos e necessidades. Assim como também coletar excelentes insights para gerar campanhas de marketing realmente eficazes.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Recomendamos as seguintes leituras:

Os participantes: o sucesso de uma comunidade online

Vendas nas redes sociais

Blog: confira essas dicas e melhore sua ferramenta de trabalho

Marketing digital: quais habilidades você precisa para ser um especialista?

Quais são os 4 C’s de marketing?

O que é marketing digital e importância para os negócios?

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.