Blog: confira essas dicas e melhore sua ferramenta de trabalho

Você tem um blog? Há quanto tempo você não faz uma análise dele? É sempre uma boa ideia dar um passo atrás, examinar o tem funcionado e redefinir sua estratégia.

Envolva seus clientes com conteúdo. Se você acabou de criar um blog, é importante revisar sua estratégia frequentemente. Assim como verificar o sucesso que está alcançando, para assegurar se realmente está progredindo e atingindo suas metas. Veja também: Plataformas de pesquisa on-line e suas principais diferenças

Dicas para fazer seu blog crescer

Neste artigo, convidaremos você a utilizar uma metodologia que te ajudará a examinar o efeito do seu blog e a determinar seu sucesso.

Para começar, você deve fazer uso de qualquer uma das plataformas de análise que temos à nossa disposição. Por exemplo, o Google Analytics.

Depois disso, colete todos os dados do seu blog e exporte-os para uma planilha. Divida-los para vê-los em diferentes ângulos. O software que você utiliza em seu blog pode fornecer informações gerais (incluindo o nome do autor de cada uma de suas publicações). Se não fornecer, talvez seja necessário combinar dados de sistemas diferentes. Dessa forma, você pode ter médias para cada um de seus autores. Tendo como base  quantas visitas têm suas publicações ou com outros critérios que interessam a você. Saiba mais em: CX FEEDBACK TAB, as ferramentas para coletar dados em seu blog

Se, por exemplo, seu blog exportar os rótulos de cada publicação, você poderá se concentrar nele e ver quais tags geram mais visitas, mais tweets ou conversões. Também recomendamos a leitura de: Pesquisas de publicidade para avaliar o impacto de suas campanhas

Divida o sucesso de suas publicações por autor

Comece analisando o desempenho do seu blog, faça uma análise, por exemplo, de cada autor. Desta forma, será mais fácil para realizar a análise. Além disso, você saberá quem são seus melhores autores no blog.

A intenção é que você tenha os dados necessários para poder comparar as publicações de um certo autor com outros. Pode ser que não tenha em primeira mão os dados de por que certos artigos não estão funcionando. Mas, você poderá ver tendências que o levarão a criar um julgamento e ver o que você pode mudar para melhorar. Veja também: Conheça a tecnologia de medição MaxDiff e aplique em sua pesquisa

Observe outras variáveis no blog

Você pode manter um registro que ajuda a definir o melhor horário para publicar, as categorias que mais se destacam ou outras informações. Por exemplo, você pode realizar uma análise para descobrir qual é o melhor horário (aquele que lhe deu mais visitas) . Use as entradas do seu blog dos últimos dois meses e classifique-as por partes do dia; “Manhã”, “Tarde”, “Noite” e “Fim de semana”. Dessa forma, pode detalhar as postagens com base nas diferentes horas do dia e saber a que horas suas postagens recebem mais visitas. Leia também: O que é o modelo de análise conjunta ou multi-atributo?

Se você não tentou isso antes, recomendamos que passe pelo menos um mês, variando os horários em que envia suas postagens. Deste modo, poderá verificar se há padrões que ajudam mais e tornam seu blog mais bem-sucedido.

Considere os objetivos do seu negócio

Por fim, considere os objetivos de negócios do seu blog. Você está tentando gerar leads? ou Você está tentando se tornar um especialista em algum tema? Pense no que você está tentando fazer ao ter um blog e planeje como você pode obter esses resultados. Lembre-se de que a parte mais importante do blog é aquela que te ajuda a alcançar as metas da empresa. Não publique por publicar, se algo não estiver funcionando em sua estratégia, ou se sua análise de marketing mostrar que seu trabalho não está sendo bem-sucedido, mude as coisas e faça com que cresça e triunfe. Veja também: Resumo executivo? Saiba como escrevê-lo.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido à conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.