Como usar conteúdos interativos para conhecer melhor seus clientes

A informação sobre os clientes vale muito! Conhecê-los permite que você ofereça exatamente o que eles precisam no momento ideal. Dessa forma, a conversão se torna muito mais eficaz e a relação consumidor-empresa começa com o pé direito. Muitas vezes, obter informações sobre o seu público não é uma tarefa fácil. No entanto, esse é outro dos grandes benefícios que os conteúdos interativos oferecem.

Neste artigo, vamos explicar mais sobre esses conteúdos versáteis que permitirão não só obter mais tráfego orgânico para o seu site, mas também favorecer o processo de conversão com os dados que esse recurso fornece.

Portanto, junte-se a nós e aprenda a usar essa fabulosa ferramenta a favor da sua marca.

O que são os conteúdos interativos?

Os conteúdos interativos são materiais digitais que incentivam a interação com o usuário, permitindo sua participação no desenvolvimento do conteúdo. São conteúdos criativos e dinâmicos que otimizam a experiência do usuário, gerando um engajamento maior do que o causado pelo conteúdo estático.

Vale ressaltar que para criar um conteúdo interativo não basta incorporar animações ao material ou otimizar seu design.

Um conteúdo interativo deve dar ao usuário autonomia e protagonismo, de forma que ele possa escolher o conteúdo que deseja ver quando quiser. Isso lhe dá uma sensação muito maior de personalização, estimulando assim a conversão.

Com a quantidade de informação que atualmente é possível encontrar na Internet, o leitor opta por aqueles conteúdos que lhe oferecem uma melhor experiência. Dessa forma, os conteúdos interativos são a solução para o nível de exigência crescente entre os usuários.

Outro fator a favor do conteúdo interativo é que essa forma de comunicação entre o consumidor e a marca pode ser o início de uma relação duradoura, já que o usuário passa de uma ação passiva para outra que dá uma resposta imediata.

Veja como criar pesquisas online de maneira interativa: Pesquisa com emojis. Como criar para sua pesquisa de satisfação?

 

Que tipos de conteúdos interativos existem?

Os conteúdos interativos podem ser os mais variados possíveis, não há limites para as possibilidades, no entanto, tudo depende da criatividade de quem os produz.

A seguir, você verá quais são os principais tipos de conteúdos interativos para que possam servir de inspiração.

Infográficos interativos

Como já é de conhecimento geral, os infográficos estão entre os conteúdos que trazem melhores resultados devido à facilidade que oferecem de assimilar os dados que apresentam visualmente.

Vamos imaginar, então, a proporção de alcance que esse tipo de conteúdo pode ter se adicionarmos interatividade a ele.

O infográfico interativo é o tipo mais comum de conteúdo interativo. Enquanto o usuário consome as informações, encontra estímulos visuais, responde a perguntas e interage a todo momento para acessar as respostas de que precisa.

Calculadoras

As calculadoras são outra das ferramentas interativas de maior sucesso. O motivo? A praticidade que oferecem para obter dados precisos.

Dependendo do seu modelo de negócio e setor comercial, o uso que você pode dar às calculadoras é o mais diversificado, tudo que pode ser calculado tem uma resposta nesse conteúdo interativo.

Para utilizá-lo, o usuário deve inserir os dados solicitados e, com apenas alguns cliques, obterá a resposta que procura. Prático, simples e bastante útil.

Quizzes

O quiz é um tipo de conteúdo interativo muito útil, tanto para o usuário quanto para a marca que o promove. Ambos podem obter as informações que procuram.

O usuário responde a perguntas diretas, enquanto a marca recebe esses dados valiosos que lhe permitirão entender melhor o consumidor e usá-lo em seu benefício.

White papers

Um white paper é um material avançado que contém mais informações técnicas e detalhadas do que um e-book. Apesar da seriedade desse tipo de conteúdo, ele pode ser facilmente consumido no formato interativo.

Para que o usuário avance pelo conteúdo, ele deve clicar em cada um dos capítulos. Dessa forma, o material é consumido de maneira mais instrutiva e não é necessário apresentar todo o conteúdo de uma só vez, tornando o seu consumo mais didático.

Além disso, como geralmente fornece informações sobre cases de sucesso e estratégias utilizadas pela empresa que o produz, o white paper interativo pode causar suspense ao perguntar ao usuário algo como “qual você acha que foi o resultado dessa estratégia?”.

Lookbooks

Um lookbook é uma espécie de portfólio ou catálogo. Sua versão interativa permite ao usuário clicar nas seções que deseja visualizar, sem seguir uma ordem específica, basta ir ao que mais lhe interessa.

Esse tipo de conteúdo estimula o interesse e proporciona uma experiência dinâmica e atrativa para o usuário, independentemente do assunto abordado.

Buscador de soluções

Um buscador de soluções é o conteúdo ideal para o meio e fundo do funil de vendas. Com ele, seus potenciais clientes podem encontrar a solução ideal para suas necessidades entre tudo o que você tem a oferecer.

Para obter a solução mais satisfatória, o usuário responde perguntas simples, de forma prática e dinâmica, até encontrar o que precisa.

Perguntas para pesquisas: 20 exemplos para usar em uma pesquisa com clientes

 

Por que as páginas interativas podem ajudar a conhecer seus clientes?

Todos os materiais interativos geram dados conforme o usuário interage com eles. São dados verdadeiros e espontâneos que o usuário oferece em troca de uma resposta que lhe interessa. Por isso podemos afirmar que a informação gerada é autêntica.

Os dados que você pode obter com o conteúdo interativo dependerão do tipo de interação que o conteúdo requer. Quanto maior a variedade, mais diversidade de dados você pode conseguir.

Por exemplo, em uma calculadora que promete um orçamento, você terá a informação da quantidade que seu cliente busca ou precisa consumir. Com essas informações valiosas você pode fazer uma abordagem personalizada por outros meios.

Outro exemplo que podemos citar é o caso de um infográfico que pede uma resposta verdadeira ou falsa. Com isso, você saberá como seu cliente pensa e se ele sabe ou não a resposta para uma determinada questão.

Além da facilidade que o conteúdo interativo oferece para educar imediatamente, você poderá descobrir o nível de conhecimento de um determinado tema entre os usuários.

Isso permitirá que você desenvolva novos materiais de acordo com suas necessidades de conhecimento, convidando-os a estarem sempre próximos de sua marca.

As preferências que sua buyer persona mostra para você espontaneamente servem em diferentes momentos de sua estratégia de marketing, por esse motivo, você deve aproveitar esse recurso ao máximo.

Como explorar o potencial dos conteúdos interativos?

Os conteúdos interativos oferecem muitas vantagens além dos dados que disponibilizam, entre elas podemos citar:

  • melhoram o engajamento;
  • permitem a análise de cada interação;
  • funcionam como uma vantagem competitiva;
  • têm mais chances de compartilhamento;
  • aumentam as taxas de conversão.

A seguir, descubra como explorar e se beneficiar desse recurso.

Não se limite a um ou dois tipos de conteúdo

Como acontece com todos os tipos de conteúdo, a variação é essencial. Não se limite a um tipo específico de material, diversifique suas opções. Dessa forma, você surpreenderá os usuários a cada nova visita, o que incentivará o seu retorno.

Além disso, os diferentes tipos de conteúdo interativo permitem obter uma maior quantidade de informações, o que facilitará o processo de conversão.

Não crie conteúdo interativo somente pelos dados

Embora os dados sejam um recurso valioso do conteúdo interativo para conhecer os clientes, essa não é a única coisa em que você deve pensar.

A experiência do usuário deve ser prioridade em todos os conteúdos, sejam eles interativos ou não. Somente assim você pode realmente conquistar o leitor e conduzi-lo na jornada do cliente.

Veja mais: Software de Experiência do Cliente

 

Adapte parte do seu conteúdo estático

Uma alternativa bastante válida que você pode usar é modificar parte de seu conteúdo estático de maior sucesso entre o público e transformá-lo em interativo.

Se for um conteúdo que já faz sucesso passivamente, ao torná-lo interativo, as chances de viralização serão muito maiores. Além disso, você pode aumentar sua visibilidade por meio de um material com informações que você sabe que seu público tem interesse.

Use sua criatividade

As possibilidades que esse tipo de conteúdo oferece não têm limites. Você pode criar várias combinações e, quanto mais inovador for o seu conteúdo, maiores serão os resultados com ele.

Portanto, deixe sua mente aberta e surpreenda o usuário com seu conteúdo interativo!

Monitore dados constantemente

Como já vimos, as informações que podem ser obtidas graças aos conteúdos interativos são muito valiosas. No entanto, se não forem usadas corretamente, todo o esforço será em vão.

Fazer uma análise constante das métricas e resultados obtidos por esse meio é essencial para obter insights e definir os próximos passos de sua estratégia. Por esse motivo, monitore os resultados com frequência.

Obtenha insights de seus clientes através de pesquisas online

 

Como você deve ter notado, os conteúdos interativos são ótimos recursos para conhecer seus clientes. Embora não seja a única vantagem que proporcionam, eles ajudam a orientar sua estratégia de marketing, otimizando seus resultados.

Conhecer os diferentes tipos de conteúdo interativo oferece a possibilidade de variar sua escolha. Assim, você valorizará cada um deles, permitindo surpreender o seu público em momentos diferentes, com novidades atrativas.

Aproveite este fabuloso recurso, não só para conhecer clientes, mas para obter todos os seus benefícios.

Gostaria de saber mais sobre o assunto? Convidamos você a conhecer 12 ferramentas para criação de conteúdo interativo!