Pesquisa com emojis. Como criar para sua pesquisa de satisfação?

A pesquisa com emojis editáveis é um dos tipos de pesquisa preferidos dos usuários do QuestionPro. É um tipo de pergunta fácil e intuitivo para o cliente responder.

As pesquisas on-line são uma ótima ferramenta para coletar informações, conhecendo as preferências do público-alvo. Também permite que você tome melhores decisões comerciais. 

Entretanto, a qualidade e confiabilidade do conhecimento adquirido com os resultados da pesquisa depende da qualidade dos dados coletados, o que, por sua vez, depende das perguntas feitas. 

Além disso, quanto mais fáceis forem estas perguntas, maiores serão as chances de que as respostas sejam mais genuínas e precisas.

Com o aumento do feedback baseado em emoções, as pesquisas online se tornaram mais visuais. Os pesquisadores de mercado em todo o mundo utilizam a pesquisa de satisfação com carinhas universalmente conhecidas, pois são facilmente reconhecíveis e visualmente atraentes.


O que é uma pesquisa com emojis?

Uma pesquisa de satisfação com emojis, ou classificação gráfica, é comumente usada para obter uma clara sensação de satisfação do cliente, medir a experiência relacionada a um produto/serviço específico, ou responder a outras perguntas-chave que podem ser facilmente pontuadas dentro da faixa “feliz a triste”. 

Entretanto, ao contrário de um método mais versátil, a pesquisa de satisfação com carinhas tem uma aplicação bastante específica. 

Um simples erro na implementação da pergunta ou na aplicação de uma escala de classificação levaria à confusão entre os entrevistados e à coleta de dados inúteis que poderiam levar a uma tomada de decisão confusa. 

Saiba mais sobre pesquisa de satisfação.

 


Vantagens de utilizar a pesquisa com emojis

A pesquisa com emojis foi projetada para clientes que possuem orientação mais direcionada para o visual e que estão ocupados sem muito tempo para responder a longos questionários. 

Para este tipo de público, as perguntas com carinhas são rápidas, simples e focadas.

Como as pesquisas de carinhas são curtas para completar, a taxa de resposta e conclusão aumenta, de modo que as empresas podem coletar dados de mais clientes e aprender sobre suas experiências.


Usos da pesquisa de satisfação com emojis

Uma escala intuitiva na pergunta de classificação com emojis permite um feedback rápido, resultando em um maior envolvimento. Entretanto, antes da escala de classificação, todos os benefícios da utilização das perguntas serão significativamente dificultados. 

Por exemplo, uma questão de pontuação com carinhas formulados usando a mensagem introdutória que define o significado da escala seria um desastre.

Pesquisa emojis

 

Nesta pergunta, a mensagem de introdução define a escala de classificação. Os respondentes logo perderão o interesse na pesquisa, pois terão que ver primeiro o conteúdo e depois responder à pergunta. 

Uma impressão negativa no início levará a uma reação em cadeia, os respondentes levarão mais tempo para completar a pesquisa. 

Como a pergunta precisa de mais tempo para ser respondida, haverá menos comprometimento. Menos comprometimento significa uma maior taxa de abandono da pesquisa, o que se traduz em menos respostas. 

A abordagem correta para fazer uma pesquisa de satisfação com carinhas é ir direto ao ponto. É melhor fazer uma pergunta sem um texto introdutório definindo as escalas.

Pesquisa de emojis

 

Independentemente do idioma falado ou da familiaridade com emoticons ou emojis nas pesquisas on-line, os respondentes se conectarão instantaneamente com a pesquisa. 

Quando sua pesquisa causar uma impressão positiva, os entrevistados começarão a mapear suas emoções e sentimentos para as carinhas. 

A razão pela qual a QuestionPro melhorou a pergunta para a pesquisa de satisfação com carinhas foi deixar as carinhas falarem pelos clientes da maneira mais simples.


Como criar uma pergunta com emojis?

Adicione a questão seguindo estes passos simples: 

  • Acesse sua conta em QuestionPro. 
  • Vá para Pesquisas – crie uma nova pesquisa ou selecione uma já existente 
  • Clique no botão “Adicionar pergunta”.
  • Vá para Perguntas Básicas >> Avaliação Gráfica >> Pergunta de avaliação com carinhas

Como adicionar carinhas personalizadas à sua pesquisa?

  • Clique em “mudar caritas”.
  • Selecione uma opção de conjunto de carinhas padrão e pressione Salvar.

Pesquisa de satisfação com emojis

 

Você também pode carregar uma imagem para criar carinhas personalizados para cada uma das opções de resposta.

Pesquisas com emojis

 

Nota: Mesmo se você precisar de apenas 2, 3 ou 4 pontos, carregue as 5 opções de carinhas para completar o grupo. 

Uma vez que você carregue as cinco opções de carinhas. Eles estão prontos para serem usados. Basta clicar em “Definir como padrão” e pressione Salvar. 

Você pode carregar carinhas que combinem com as cores de sua marca e defini-los como padrão. Com esta configuração, você pode usá-las toda vez que criar uma nova pesquisa.

As carinhas podem ser usados em todas as contas criadas para sua organização. 

Como configurar as opções de carinhas?

Para configurar as opções de carinhas, execute os seguintes passos: 

  • Clique nas configurações.
  • Escolha entre uma escala de 2, 3, 4 ou 5 pontos usando os botões ‘-‘ ou ‘+’.
  • Você também pode mudar a escala de “Negativo para Positivo” ou “Positivo para Negativo”.

Importância de utilizar uma pesquisa de satisfação com emojis

A pesquisa de satisfação com carinhas pode ser usada de muitas maneiras. No entanto, a melhor maneira é usá-los em questões focadas em medir a satisfação do cliente

Por favor, não confunda uma pergunta Net Promoter Score com uma pergunta de pesquisa de satisfação do cliente, estas duas servem um propósito completamente diferente. 

Principais características

Entre as principais características da pesquisa de satisfação com carinhas estão as seguintes: 

  • Ajuste da escala de resposta: Diferentes pesquisadores têm diferentes estratégias relacionadas com o uso de escalas de resposta ímpares ou pares. Geralmente, as escalas de resposta ímpares terão uma resposta “neutra” e as escalas pares não terão. Adicionar uma opção neutra oferece uma saída fácil para os respondentes que não estão dispostos a expressar sua opinião. A escala de resposta permite aos utilizadores selecionar a escala de resposta entre “2” e “5”.
  • Revertendo a escala de classificação: Quando uma escala de classificação passa de “negativa para positiva”, chamamos de viés de desejabilidade social. Esta escala motiva as pessoas a dar respostas que as façam parecer favoráveis e positivas.

Quando a escala de classificação vai de “positivo para negativo”, chamamos de viés de primazia. Algumas pessoas preferem ancorar as suas respostas à primeira escolha que vêem a fim de se deslocarem ao longo da escala e encontrarem uma resposta apropriada. Embora possa haver duas ou três respostas adequadas, eles geralmente preferem ir com a primeira opção que vêem. 

Para obter os melhores resultados, a pesquisa com carinhas deve ser utilizada imediatamente após o cliente terminar a interação com sua marca. 

O seu design permite criar pesquisas de satisfação do cliente, uma pesquisa de clima, pesquisas pós venda, pesquisa de mercado, etc. 

A pesquisa de satisfação com carinhas é usada para medir o gosto do seu produto ou serviço. Você também pode usá-los para determinar o que alguém sente sobre seus produtos ou serviços. 

A melhor prática é usar três a cinco carinhas para representar uma gama de sentimentos, do negativo ao positivo, passando pelo neutro. 

Se você tiver alguma dúvida ou preocupação sobre este e outros tipos de perguntas em nossa plataforma, entre em contato com nossa equipe e agende uma demonstração gratuita para que você possa aprender sobre todas as nossas funcionalidades.