Saiba o que é uma escala de atitude e melhore suas investigações

Antes de falar sobre o que é e como uma escala de atitude é usada, temos que saber e levar em conta qual é o significado real dos dois componentes dessa equação “Escala” e “Atitude”, dentro do mundo de investigação de mercados.

Embora possamos entrar diretamente no assunto, sabemos que nem todos os leitores do nosso blog são especialistas em pesquisa de mercado. E, sem dúvida, conhecer as bases o ajudarão a compreender o assunto de maneira mais rápida e fácil.

O que é uma escala?

Uma escala é um instrumento responsável por medir propriedades ou componentes em um indivíduo ou em um grupo. Isso nos permite dar valores numéricos para as diferentes propriedades ou componentes a serem medidos.

O que é atitude?

A atitude é o grau de inclinação que temos ou sentimos em relação a algo. Essa inclinação pode ser dada por diferentes aspectos, como pensamentos, sentimentos ou comportamentos em relação ao objeto. Podemos também entendê-lo como a percepção positiva ou negativa que temos em relação a algo

O que é uma escala de atitude?

Uma vez que entendemos os dois componentes da equação, podemos entender o seguinte: Uma escala de atitude é um instrumento que nos ajudará a medir quanta inclinação ou atração temos em relação a algo. Essa inclinação que anteriormente só podia ser medida qualitativamente agora podemos dar um valor a ela quantificável.

Como podemos medir?

As atitudes têm dois aspectos importantes:

  • Endereço (positivo / negativo, a favor ou contra)
  • Intensidade (força do sentimento).

Por exemplo, você pode gostar de cães, portanto, sua atitude em relação aos cães tem uma direção positiva. Se você é louco por cães, sua atitude em relação a eles tem um alto nível de intensidade. Você seria intensamente positivo em relação a eles.

Como as atitudes são uma parte muito importante do comportamento humano, os pesquisadores gastaram muito tempo procurando maneiras de medir atitudes.

Escala Likert

Existem inúmeras escalas de atitudes, uma das mais comuns é a escala Likert. Nela se reflete atitudes positivas, neutras ou negativas, provavelmente a mais utilizada é a de 5 níveis, embora você possa modificá-la de acordo com sua estratégia.

Os respondentes classificam sua nota de acordo com a declaração da pergunta. Sua resposta mostra tanto a direção (a favor ou contra) quanto a intensidade (força) de sua atitude.

A escala Likert é projetada para medir atitudes e, por natureza, são multi-itens. Todas as declarações na escala devem ser positivas ou negativas. Os entrevistados podem se sentir neutros sobre a afirmação, mas a afirmação em si não pode ser neutra. Saiba mais em: O que é a escala Likert e como utilizá-la ?

Esperamos que este artigo tenha sido útil para você. Lembre-se que na QuestionPro temos as ferramentas necessárias para conhecer a atitude de seus consumidores. Pergunte como você pode usar a pergunta do Likert em nosso bate-papo on-line.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Tmabém recomendamos:

MaxDiff: uma das escalas de medição mais importantes

Conheça a tecnologia de medição MaxDiff e aplique em sua pesquisa

Qual é o modelo de escolha discreta?

Como conduzir uma pesquisa para um projeto com o QuestionPro

Vantagens e desvantagens da escala de classificação