Estágios de uma pesquisa: quais devo seguir?

Todos utilizamos pesquisas em algum momento de nossas vidas. Desde quando éramos pequenos e respondíamos perguntas sobre um colega de escola do ensino fundamental, a uma tarefa de pesquisa para a universidade. No momento em que alguém tinha interesse em saber o que os outros pensavam sobre ele, outra pessoa ou um produto, tinha que analisar: quais são os estágios de uma pesquisa? O que eu realmente quero saber? Como iniciar minha investigação?

Etágios de uma pesquisa que você deve seguir

Primeiro de tudo você deve ser claro sobre o objetivo, o que você quer saber, e qual é o propósito de realizar a pesquisa. Esse é o primeiro passo dos estágios de uma pesquisa: definir as informações que você deseja obter. É importante ser cauteloso, se você não for específico, as respostas também não serão. Para conseguir isso, você deve se informar sobre o assunto e dominá-lo. Dessa forma, você fará as perguntas corretas da pesquisa.

Em uma pesquisa, a qualidade é mais importante que a quantidade. Se você fizer 10 perguntas bem formuladas e específicas, terá um resultado melhor do que fazer 100 perguntas que não vão direto ao ponto.

Já tendo estabelecido o que precisa investigar, outro dos estágios de uma pesquisa é pensar quais respostas são as que mais lhe interessam, já que nem todas serão válidas para o propósito de sua pesquisa.

Se você deseja obter uma apreciação sobre o futebol profissional, não vai pedir a um fã de basquete. Definir a amostra é a parte mais importante de todo o processo. Não importa se você reagiu exageradamente com as perguntas ou se não foi suficientemente específico, se não estiver obtendo respostas das pessoas corretas, seu estudo não lhe dará os resultados de que você precisa. 

Leia também: Retenção de clientes – passos a seguir para sucesso com o cliente

Depois de ter definido o anterior, você deve identificar os meios que tem; desde a equipe que irá realizar as pesquisas on-line. Até o material e as pessoas que irão apoiá-lo no caso de você decidir fazer uma pesquisa de papel e ir de porta a porta para obter as respostas que necessita.

Processo de criação de uma pesquisa

Você já definiu todas as etapas de uma pesquisa? Excelente, agora vem a parte administrativa do processo. Se você tem um prazo para entrega, deve ter certeza de que conduzir pesquisas não é uma tarefa rápida. Organize seus horários e considerar que algumas vezes as coisas acontecem além do nosso controle. Por isso, começar antecipadamente o ajudará a terminar pontualmente.

Agora, a parte dolorosa: o orçamento. Claro, tudo será muito mais fácil se você contar com um valor ilimitado. Mas, se for limitado, encontre uma maneira de trabalhar com o que você tem; isso só se consegue com gerenciamento.

Promover pesquisa de mercado e inovação por meio de um painel on-line

Você está chegando ao final do processo. Você estudou sobre o assunto, sabe como criar pesquisas, tem as respostas que precisava. Além disso, seu tempo e recursos foram bem gerenciados. O que segue agora é a análise, que como tal, já não corresponde à criação de uma pesquisa. Mas, poder avaliar e analisar os dados da pesquisa obtida, é realmente o propósito de todo o trabalho que você fez.

Agora que você acompanhou todas os estágios de uma pesquisa, pode se sentir pronto para começar seu próprio projeto e obter o resultado necessário para o êxito em sua investigação.

Veja também: Uso de novas tecnologias em pesquisa de mercado

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Também recomendamos:

Pesquisa empírica: conheça as etapas para executá-lo

Confira as 5 etapas do processo de gestão estratégica

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.