Implemente estratégias de fidelização de clientes

Como o uso de dispositivos móveis, desenvolvemos várias estratégias de fidelização de clientes; que assumem o controle neste mundo cada vez mais conectado. E, percebemos como a análise de dados melhora o relacionamento com nossos consumidores simplesmente porque conhecemos suas necessidades e agimos de acordo com suas expectativas.

As empresas encontraram um nicho de novas oportunidades para melhorar e oferecer uma ótima experiência ao client. Elas estão trabalhando em direção a uma fronteira digital de experiências significativas através de todos os canais que possuem.

É importante perceber que o customer journey é uma experiência integrada e duradoura que precisa evoluir ao mesmo tempo que o cliente interage com a marca. Seja ela pessoalmente quando vai à loja, ou fazendo uma compra por telefone ou online. Até mesmo se você solicita suporte por email ou usando um bate-papo no site. Confira como criar algumas estratégias de fidelização de clientes e trace o caminho para o sucesso.

Pontos de contatos do cliente

Para provocar a satisfação do cliente e impactar os resultados de nossos negócios; deve-se considerar que todo ponto de contato do cliente com sua empresa necessita ser pensado com antecedência. Assim como também ser relevante e ser realizado sem nenhum esforço. Em outras palavras, precisamos facilitar a jornada do consumidor. Essa é uma das estratégias primordiais que devemos executar.

Nossas campanhas de marketing não devem se concentrar apenas na geração de mais clientes. Mas, também na disseminação e orientação do cliente no uso das várias ferramentas; que colocamos à sua disposição para entrar em contato com você nos diferentes pontos de contato.

Uso de dispositivos móveis, entre as estratégias de fidelização de clientes mais relevantes

Se os clientes passam grande parte do dia usando um dispositivo móvel, principalmente smartphones, precisamos aproveitar isso para desenvolver estratégias de fidelidade do cliente que nos ajudem a manter mais contato e proporcionem uma boa experiência ao usuário. 

Podemos realizar pesquisas de mercado on-line, fazer uma campanha de email marketing, tudo o que estiver à nossa disposição para conectar-se a eles. Como sabemos, as pesquisas web geralmente desencadeiam algum tipo de ação por parte dos consumidores. Portanto, não há nada melhor do que estar lá para ouvi-los, atender às suas necessidades e prestar a melhor atenção. 

Necessidades do cliente – 3 mitos que impedem de entender

Faça uso, por exemplo, de uma pesquisa on-line por meio de um dispositivo móvel que oferece aos usuários a capacidade de responder sempre que quiserem. Isso também é um sinal de confiança e respeito com o tempo deles, garanto que apreciarão. Além disso, pesquisas para dispositivos móveis têm grandes vantagens, principalmente por serem pesquisas mais curtas, com perguntas simples e diretas. Pense em seu uso como parte das estratégias de fidelização do cliente. Sem dúvida você estará causando grandes experiências usando esses tipos de ferramentas.

Por meio de um telefone celular, os clientes têm mais interação com a sua marca. É mais provável que eles se tornem o meio preferido para se comunicar e visualizar o conteúdo que você oferece. Portanto, você deve considerar que isso é responsivo, caso contrário, você terá grandes problemas. 

Saiba como Melhorar a experiência do cliente com o uso das tecnologias

Procure uma maior interação com o cliente

Não importa se o seu cliente é uma grande empresa ou apenas um consumidor, sempre haverá uma pessoa por trás de uma interação. Enquanto os objetivos de compra podem ser diferentes, as pessoas esperam ter a melhor experiência, querem ser informadas, ter confiança e fornecer a você solução para suas necessidades; mesmo que essa necessidade fosse desconhecida para eles naquele momento.

Não devemos esquecer que é mais barato manter um cliente do que gerar um novo; portanto, devemos trabalhar na satisfação do consumidor, transformar os dados coletados em nossa pesquisa de mercado e transformá-los em idéias úteis que promovam o engajamento e a retenção do cliente. E, isso nos leva a realizar ações focadas no cumprimento dos objetivos de negócios.

Leia também: Experiências memoráveis para fidelização dos consumidores

Utilize corretamente as estratégias de fidelização

As novas tecnologias podem nos ajudar durante todo esse processo. Mas se não houver táticas adequadas que também ajudem os funcionários a alcançar a satisfação do cliente, nenhuma das estratégias de fidelização do cliente servirá. Pois a experiência geral do cliente não será consistente com objetivos da empresa ;nem serão centralizados em todos os que trabalham em benefício dos consumidores.

Tipos de lealdade do cliente: conheça suas características

Portanto, a colaboração é importante como parte das estratégias de fidelidade do cliente. Graças à boa comunicação entre as áreas, podemos, por exemplo, fazer com que a equipe de marketing informe a equipe de atendimento ao cliente sobre um comentário nas redes sociais. Permitindo, assim, que as marcas melhorem a experiência do cliente fornecendo um serviço em tempo real, personalizado e utilizando os canais escolhidos pelos clientes. Inovação, aprendizado e colaboração nunca foram tão importantes antes, você não acha?

Também recomendamos: Dashboard para customer experience

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram.